LINHAS TEMÁTICAS



1 - Ensino e aprendizagem em Física:

Pesquisas relacionadas à didática, ensino e aprendizagem de Física em diferentes níveis e modalidades ensino; ambientes de aprendizagem; metodologias ativas; experimentação; ensino por investigação; aprendizagem colaborativa; práticas interdisciplinares; pesquisas sobre produção e implementação de materiais didáticos e de produtos educacionais.



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2 - Formação e ação docente em Física:

Pesquisas sobre a formação docente inicial e continuada; análise de programas e políticas de formação docente; iniciação à docência; estágio supervisionado; avaliação de modelos e práticas docentes para os diferentes níveis e modalidades de ensino; desenvolvimento profissional.



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3 - Epistemologia, Filosofia, História e Sociologia da Ciência e o Ensino de Física:

Ementa: Pesquisas sobre o papel da Epistemologia, Filosofia, História e Sociologia da Ciência e suas implicações no ensino e na aprendizagem de Física; estudos historiográficos, natureza da Ciência e Sociologia do conhecimento científico no ensino e na aprendizagem de Física.



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

4 - Práticas educativas formais, informais e não formais e o Ensino de Física:

Maquete: é uma representação em escala reduzida de grandes estruturas de arquitetura ou engenharia, ou então o esboço em barro ou cera( como também outros materiais que representem de forma visível) de uma estátua ou escultura. Ou seja, é qualquer representação realista, podendo ser funcional ou não, dependendo do interesse do estudo. Podem também ser representações virtuais, como nos desenhos assistidos por computador (vulgo CAD, Computer Assisted Design), quando, então, recebem a denominação específica de maquete eletrônica.



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

5 - Tecnologias da informação e comunicação e o Ensino de Física:

Pesquisas em metodologias baseada em design no Ensino de Física; pesquisas voltadas ao planejamento, construção e avaliação de recursos e ambientes mediados por tecnologias; Comunidades virtuais de prática; Ensino de Física híbrido ou a distância; Inclusão digital; Integração das tecnologias; jogos digitais e gamificação; tecnologias assistivas; Ensino Remoto Emergencial.



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

6 - Linguagem e Cognição no Ensino de Física:

Pesquisas relacionadas a interações discursivas; argumentação, investigação e modelagem; práticas epistêmicas; leitura e escrita no ensino e na aprendizagem de Física; engajamento; teorias cognitivas no Ensino de Física.



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

7 - CTS/CTSA, Alfabetização Científica, Letramento Científico e Alfabetização Científica e Tecnológica no ensino de Física:

Pesquisas relacionadas à Educação CTS; relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente; relações entre Ciência e Sustentabilidade; questões socio científicas e temas controversos; ações para o desenvolvimento e a avaliação do letramento e da alfabetização científica.



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

8 - Avaliação, Currículos e Políticas em Educação e o Ensino de Física:

Pesquisas relacionadas à história, análise e impactos de políticas públicas para o Ensino de Física; legislações educacionais; financiamento de ações educacionais; fomento à pesquisa em educação científica e tecnológica e políticas de desenvolvimento social; políticas de formação de pesquisadores; desenvolvimento, reformas e políticas curriculares; história do currículo e das disciplinas científicas; abordagens e práticas de avaliação; avaliação e indicadores de desempenho no Ensino de Física; estudos comparativos (nacionais e internacionais) relacionados ao Ensino de Física.



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

9 - Questões teórico- metodológicas e novas demandas na pesquisa em Ensino de Física:

Considerações epistemológicas e ontológicas sobre a natureza da pesquisa em Ensino de Física e seus referenciais teóricos; Ensino de Física como campo científico; identificação de tendências e perspectivas teóricas e metodológicas na pesquisa da área.



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

10 - Equidade, inclusão, diversidade e estudos culturais e o Ensino de Física:

Pesquisas acerca das relações entre Ensino de Física e inclusão das pessoas com deficiência; relações entre o Ensino de Física e as questões de gênero, étnico- raciais, religião e classe; educação do campo, indígena, quilombola e de outros grupos sociais específicos; políticas de ação afirmativa; saberes populares; decolonialidade; educação em direitos humanos; justiça social.



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------