|
|
|
|
3 | UMA REVISÃO DE ESCOPO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A MOTIVAÇÃO ESTUDANTIL E O USO DO ARDUINO NO ENSINO DA FÍSICA
DIOGO CHITOLINA PAULO JOSÉ SENA DOS SANTOS
|
|
4 | ANÁLISE DA VALIDADE E FIDEDIGNIDADE DE UM TESTE DE CONTROLE DE VARIÁVEIS
ALESSANDRO DAMÁSIO TRANI GOMES
|
|
4 | SESSÕES DE CÚPULA PARA PESSOAS NEURODIVERGENTES: O DESAFIO DA INCLUSÃO EM PLANETÁRIOS
ALESSANDRO DAMÁSIO TRANI GOMES
|
|
9 | DESCRIÇÃO DOS MOTIVOS E INTERVENÇÕES PARA MINIMIZAR O FENÔMENO DE EVASÃO EM CURSOS DE LICENCIATURA DE FÍSICA
NELSON DA SILVA NUNES FERNANDO SILVIO CAVALCANTE PIMENTEL
|
|
12 | ENSINO DE FÍSICA PARA OS ANOS INICIAIS DAS ENGENHARIAS: PRÁTICAS TECNOLÓGICAS CONTEMPORÂNEAS
GIZELE IANK LEITE KELLY CRISTIANE IAROZ AWDRY FEISSER MIQUELIN MATHEUS PEREIRA POSTIGO
|
|
13 | FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA: DESENVOLVENDO UM REFERENCIAL PEDAGÓGICO, TECNOLÓGICO E DE CONTEÚDO
MARCELO BOMFIM CORRÊA JÚLIO CESAR DOS SANTOS MOREIRA GLORIA REGINA PESSOA CAMPELLO QUEIROZ
|
|
16 | A FORMAÇÃO DO OFICIAL COMBATENTE: UM ESTUDO DAS TESES E DISSERTAÇÕES
MARCELO AUGUSTO DOS REIS
|
|
23 | PARA ONDE CAMINHA A PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA? PERSPECTIVAS EVIDENCIADAS POR APRENDIZADO DE MÁQUINA
ERICK GHURON DANIEL TRUGILLO MARTINS FONTES ANDRÉ MACHADO RODRIGUES
|
|
26 | DECOLONIALIDADE E ENSINO DE FÍSICA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DAS PUBLICAÇÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS
ALINE COSTALONGA GAMA JUDISMAR TADEU GUAITOLINI JUNIOR
|
|
27 | EXPECTATIVAS E PREOCUPAÇÕES DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM FÍSICA ACERCA DO RETORNO PRESENCIAL PÓS-PANDEMIA DE COVID-19
ENRICO CHIOSINI ERICK GHURON MATHEUS OLIVEIRA CRISTINA LEITE
|
|
29 | CONSTRUINDO UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA ENSINAR O CONCEITO DE PRESSÃO HIDROSTÁTICA
CLÁUDIO FERREIRA TOBIAS LEONARDO PANTOJA SOUZA JOÃO PAULO ROCHA DOS PASSOS
|
|
30 | A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA SOB A ÓTICA DE BRUNO LATOUR
SABRINNA APARECIDA REZENDE MACEDO LUIZ GONZAGA ROVERSI GENOVESE
|
|
33 | UMA ANÁLISE SOBRE A REPRESENTAÇÃO DA MULHER CIENTISTA NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
ARTUR BATISTA VILAR THAÍS MENDONÇA MARQUES MARIA DA CONCEIÇÃO DE ALMEIDA BARBOSA-LIMA
|
|
35 | ESTÃO OS PROFESSORES DE FÍSICA NO BRASIL PREPARADOS PARA A CHEGADA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL À SALA DA AULA?
PAULO VICTOR SANTOS SOUZA JOSÉ ROBSON MAIA WAGNER FERREIRA DA SILVA DANIEL GIRARDI MARCELO CASTANHEIRA DA SILVA FÁBIO FERREIRA MONTEIRO RAFAEL DE SOUSA DUTRA LAYLA VIEIRA DA SILVA
|
|
35 | ASSOCIANDO EXPERIMENTOS QUALITATIVOS E SIMULAÇÕES PARA DISCUTIR A NATUREZA DA CIÊNCIA NO ENSINO BÁSICO
PAULO VICTOR SANTOS SOUZA JOSÉ ROBSON MAIA WAGNER FERREIRA DA SILVA DANIEL GIRARDI MARCELO CASTANHEIRA DA SILVA FÁBIO FERREIRA MONTEIRO RAFAEL DE SOUSA DUTRA LAYLA VIEIRA DA SILVA
|
|
37 | ANALISANDO A ABORDAGEM DA NATUREZA DA CIÊNCIA EM PROPOSTAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: UM OLHAR PARA O SNEF E EPEF
EDUARDA BEATRIZ DE LIMA TEIXEIRA TASSIANA FERNANDA GENZINI DE CARVALHO
|
|
40 | EXPLORANDO O COSMOS NA SALA DE AULA: O IMPACTO DE ATIVIDADES PRÁTICAS EM UMA ELETIVA SOBRE ASTRONOMIA
FLAVIANO DA SILVA FELIX EDUARDA BEATRIZ DE LIMA TEIXEIRA ERICK LUCAS CORDEIRO JOANA GABRIELA GOMES TASSIANA FERNANDA GENZINI DE CARVALHO
|
|
44 | DIÁLOGOS EM MOVIMENTO: DESAFIOS NA INTERAÇÃO ENTRE ESPECIALISTAS E ALUNOS EM UM PROCESSO FREIREANO
NICOLAS SANTOS MACIEL SIMONI TORMöHLEN GEHLEN
|
|
46 | GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DA FÍSICA: O USO DE JOGOS ELETRÔNICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
MARCOS FELIPE MENDONÇA DE NERI SARA CRISTINA PINTO RODRIGUES
|
|
51 | VIVÊNCIAS COM A FÍSICA: POSSÍVEIS SATISFAÇÕES CULTURAIS NA LICENCIATURA EM FÍSICA
JOÃO EDUARDO FERNANDES RAMOS EMERSON FERREIRA GOMES FRANCISCO DE ASSIS NASCIMENTO JÚNIOR SILVANA SOUZA LIMA LUÍS PAULO PIASSI
|
|
52 | IDENTIFICAÇÃO DE PERSPECTIVAS DE EPISTEMOLOGIA EM UM CURRÍCULO DE CIÊNCIAS
LÚCIA HELENA SASSERON DANIELA LOPES SCARPA DANUSA MUNFORD
|
|
58 | CONTEXTUALIZAÇÃO EM ITENS DE FÍSICA
JAILTON FRAGA JUNIOR PAULO LIMA JUNIOR
|
|
62 | MODOS DE PENSAR O CONCEITO DE CALOR EM UM LIVRO DIDÁTICO DE FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO
JULIANA MONTEIRO RODRIGUES JOSÉ EUZEBIO SIMõES NETO GLAUCO DOS SANTOS FERREIRA DA SILVA
|
|
64 | CALOR E TEMPERATURA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO PNLD 2021
JOSÉ RONILDO CAETANO DOS SANTOS MARIA INÊS MARTINS PAOLA GABRIELA DA COSTA ARANTES
|
|
66 | COMUNIDADES DE PRÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O QUE PRATICAM?
DOUGLAS GRANDO DE SOUZA ANA AMÉLIA PETTER IVES SOLANO ARAUJO ELIANE ANGELA VEIT DOUGLAS GRANDO DE SOUZA ANA AMÉLIA PETTER IVES SOLANO ARAUJO ELIANE ANGELA VEIT
|
|
69 | VINHETAS ETNOGRÁFICAS: UMA FERRAMENTA ANALÍTICA ETNOGRÁFICA PARA A PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA
DANIEL FARIAS MEGA DOUGLAS GRANDO DE SOUZA
|
|
73 | UM PANORAMA DAS VARIÁVEIS ENVOLVIDAS NA MUDANÇA INSTRUCIONAL NO ENSINO DE FÍSICA
ANA AMÉLIA PETTER DOUGLAS GRANDO DE SOUZA TOBIAS ESPINOSA IVES SOLANO ARAUJO ANA AMÉLIA PETTER DOUGLAS GRANDO DE SOUZA TOBIAS ESPINOSA IVES SOLANO ARAUJO
|
|
77 | VILÕES EM LINGUAGENS DE RESISTÊNCIA PARA ENSINAR FÍSICA
ROBERTH DE-CARVALHO
|
|
78 | HISTÓRIA CULTURAL DA CIÊNCIA E AS PRÁTICAS DE TEXTUALIZAÇÃO: O JORNAL CORREIO DA SEMANA E O ECLIPSE SOLAR DE 1919
LUCAS ALBUQUERQUE DO NASCIMENTO HENRIQUE CÉSAR DA SILVA ELIZANDRO MAURÍCIO BRICK
|
|
78 | DESAFIOS DAS ESPECIFICIDADES DO ENSINO DE FÍSICA NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: ANÁLISE PRELIMINAR NO CASO DA UFSC
LUCAS ALBUQUERQUE DO NASCIMENTO HENRIQUE CÉSAR DA SILVA ELIZANDRO MAURÍCIO BRICK
|
|
84 | ENSINO DE ELETRICIDADE POR MEIO DE UMA SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
ROSIVALDO CARVALHO GAMA JÚNIOR MARCO ANTONIO MOREIRA IRAMAIA JORGE CABRAL DE PAULO
|
|
85 | A EPISTEMOLOGIA DE LUDWIK FLECK NA ÁREA DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA: UM OLHAR PARA OS EPEFS
LUCAS CARVALHO PACHECO CRISTIANE MUENCHEN BRUNA DA ROSA DE BRITES ARTHUR ROCHA DE ARAÚJO E SANTOS LUCAS CARVALHO PACHECO CRISTIANE MUENCHEN BRUNA DA ROSA DE BRITES ARTHUR ROCHA DE ARAÚJO E SANTOS
|
|
85 | O ROLE-PLAYING GAME NO CONTEXTO DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO
LUCAS CARVALHO PACHECO CRISTIANE MUENCHEN BRUNA DA ROSA DE BRITES ARTHUR ROCHA DE ARAÚJO E SANTOS LUCAS CARVALHO PACHECO CRISTIANE MUENCHEN BRUNA DA ROSA DE BRITES ARTHUR ROCHA DE ARAÚJO E SANTOS
|
|
87 | O DESVELAMENTO DE UM PROBLEMA NATURALIZADO: UM OLHAR PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE FÍSICA
DANIEL FERREIRA GOMES BRUNA DA ROSA DE BRITES CRISTIANE MUENCHEN DANIEL FERREIRA GOMES BRUNA DA ROSA DE BRITES CRISTIANE MUENCHEN
|
|
97 | ATIVIDADES EXPERIMENTAIS APOIADAS EM ELEMENTOS TECNOLÓGICOS: O QUE PENSAM OS ESTUDANTES DE UM CURSO EM LICENCIATURA EM FÍSICA
ADRIANA DE ANDRADE MARCIO VINICIUS CORRALLO MARCELO ZANOTELLO
|
|
99 | POSSÍVEIS REFERENCIAIS TEÓRICOS DA METODOLOGIA ATIVA PEER INSTRUCTION
RICARDO CUNHA DANIEL SASAKI VITOR ACIOLY LUCAS SIGAUD
|
|
100 | SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA QU NTICA EM NÍVEL MÉDIO INICIANDO PELO CONCEITO DE SPIN
DEBORA COIMBRA LAURA MARIA PEDROSO DE LACERDA
|
|
102 | COMO A REALIDADE AUMENTADA TEM SIDO INCORPORADA NO ENSINO DE FÍSICA: UMA AVALIAÇÃO CRONOLÓGICA A PARTIR DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
LUCAS CESENA SANCHES ERICARLA DE JESUS SOUZA AMANDA AMANTES
|
|
108 | O CARÁTER HIPOTÉTICO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DA LEI DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL
LEONARDO ALBUQUERQUE HEIDEMANN RODRIGO WEBER ELIANE ANGELA VEIT LEONARDO ALBUQUERQUE HEIDEMANN RODRIGO WEBER ELIANE ANGELA VEIT
|
|
111 | O FENÔMENO DA EVASÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA: RESULTADOS PRELIMINARES DE UMA REVISÃO DE LITERATURA
CRISTIAN NATHAN DOS SANTOS CARLOS ALEXANDRE DOS SANTOS BATISTA SÉRGIO LUIZ CARMELO BARROSO FERDINAND MARTINS DA SILVA CARLOS TAKYIA
|
|
116 | PERCEPÇÕES DE FUTUROS PROFESSORES SOBRE A REALIDADE NO ENSINO DE FÍSICA
LIS CRISTINE FORTES KARINE RAQUIEL HALMENSCHLAGER
|
|
120 | ANÁLISE DO USO DE TESTES NAS PESQUISAS EM ENSINO DE FÍSICA: UMA ESTUDO A PARTIR DOS PERIÓDICOS A1 DA ÁREA DE ENSINO DE FÍSICA
GUILHERME STECCA MARCOM
|
|
122 | O ENSINO DE FÍSICA E O AUTISMO: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO ENTRE 2010 A 2023
IZABELLY FRANCINI RIBEIRO SAVIOLI JOÃO HENRIQUE CâNDIDO DE MOURA
|
|
125 | A CULTURA GEEK E O ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO
TAINÁ VASCONCELOS DE ANDRADE SUIANE EWERLING DA ROSA
|
|
127 | UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O LABORATÓRIO SÍNCROTRON À LUZ DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO
LAÍS ESTEVÃO MORAES DE OLIVEIRA DEBORA COIMBRA
|
|
128 | UM MODELO TEÓRICO DE COLABORAÇÃO CIENTÍFICA PARA ESTUDOS DA COMUNIDADE DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA
DANIEL TRUGILLO MARTINS FONTES ANDRÉ MACHADO RODRIGUES ÉRICK GHURON
|
|
128 | EM BUSCA DE UMA PERSPECTIVA INTEGRADA DA COMUNIDADE DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA
DANIEL TRUGILLO MARTINS FONTES ANDRÉ MACHADO RODRIGUES ÉRICK GHURON
|
|
131 | FÍSICA DA ATMOSFERA: RELAÇÃO ENTRE UMIDADE E TEMPERATURA À PARTIR DE DADOS COLETADOS EM UM HOTSPOT DE BIODIVERSIDADE DA MATA ATLÂNTICA
THIAGO AUER CAMILO DE JESUS LAERCIO FERRACIOLI
|
|
133 | DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE DE SIMULAÇÕES PARA O ENSINO DE FÍSICA MODERNA
MIQUÉIAS DE MENDONÇA DOS SANTOS ALEX EMANUEL BARROS COSTA FREDERICO SALGUEIRO PASSOS ROSÁLIA LUANA DE OLIVEIRA SILVA MELO
|
|
140 | A ERA DE OURO ISLÂMICA E A ÓPTICA GEOMÉTRICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR E DECOLONIAL
GABRIEL COLLA DE AMORIM DENISE MENDES
|
|
142 | COSMOLOGIA E ARTE: REFLEXÕES ATRAVÉS DA LITERATURA
JOSÉ FRANÇA DE ANDRADE TASSIANA FERNANDA GENZINI DE CARVALHO JOÃO EDUARDO RAMOS CLAUDIO MATEUS DA SILVA
|
|
144 | CIÊNCIA E LITERATURA OU LITERATURA E CIÊNCIA? PRODUÇÃO DE CORDEL NO ENSINO DE FÍSICA
LÍVIA FREITAS ANDRÉ RODRIGUES
|
|
145 | REPENSANDO O ENSINO DE FÍSICA COM UMA LENTE DECOLONIAL: UMA REVISÃO DA LITERATURA
BÁRBARA BEATRIZ PEDROZA SANTOS SUIANE EWERLING DA ROSA
|
|
147 | RELAÇÕES ENTRE FÍSICA E A TEMÁTICA AMBIENTAL PRESENTES NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC
HENRIQUE GONÇALVES DE SOUZA DANIELE CRISTINA DE SOUZA DANIELLE APARECIDA REIS LEITE
|
|
152 | MODELAGEM NO ENSINO DE FÍSICA NO BRASIL: UMA REVISÃO DE PERIÓDICOS A1 DE 2002-2022
RODRIGO PRADO MADEIRA JULIANA MACHADO
|
|
159 | INICIAÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESENVOLVENDO O PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM O PROJETO PROROBÓTICA
TIAGO SILVA DE ÁVILA ADÃO CARON CAMBRAIA UIANES LUIZ ROCKENABACH BIONDO TIAGO SILVA DE ÁVILA ADÃO CARON CAMBRAIA UIANES LUIZ ROCKENABACH BIONDO
|
|
161 | O FILME INTERSTELLAR NO ENSINO DE FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES PARA AS DISCUSSÕES CTS
ARTHUR ROCHA DE ARAUJO E SANTOS LUCAS CARVALHO PACHECO ISABEL KREY GARCIA JOSEMAR ALVES ARTHUR ROCHA DE ARAUJO E SANTOS LUCAS CARVALHO PACHECO ISABEL KREY GARCIA JOSEMAR ALVES
|
|
164 | OS PRESSUPOSTOS DO ENFOQUE CTS NOS PRODUTOS EDUCACIONAIS DE TERMODINÂMICA NO MNPEF (2013 - 2023)
EMANUEL JOSÉ REIS DE OLIVEIRA ADRIANA APARECIDA DA SILVA
|
|
170 | O ESPAÇO APROPRIADO E O DOCENTE LICENCIADO EM FÍSICA: UMA DUALIDADE DISPOSICIONAL NO TERRITÓRIO DE SÃO PAULO
FELIPE MUNERATTO GRACIELLA WATANABE
|
|
176 | O MACHISMO NA CIÊNCIA: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO NOVO ENSINO MÉDIO
ISABELA FERNANDES RIAN ALEXANDRE GABRIEL CIRIACO CLARA BARBOSA PAULO ALBUQUERQUE FLÁVIA POLATI ACÁCIO MELO
|
|
184 | O IMPACTO DA COLONIALIDADE NAS CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE O FAZER CIENTÍFICO.
GABRIEL DO NASCIMENTO CIRIACO ACACIO SILVEIRA DE MELO FLÁVIA POLATI FERREIRA
|
|
193 | A TENDÊNCIA BEHAVIORISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CONSERVAÇÃO DE ENERGIA MECÂNICA EM UM LIVRO DIDÁTICO DE FÍSICA
PATRICK RIBEIRO RODRIGUES TAMIRES CHRISTINE DIAS ROSA ADRIANA APARECIDA DA SILVA
|
|
200 | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA DA UFRJ: A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES
BIANCA MARTINS SANTOS DEISE MIRANDA VIANNA
|
|
208 | ETNOFÍSICA, UM NOVO CONCEITO EM CONSTRUÇÃO: EXPLORANDO POSSÍVEIS CONEXÕES ENTRE A FÍSICA ESCOLAR E AS INTERFERÊNCIAS NA ECONOMIA
EDUARDO SOARES GARCIA FREDERICO AUGUSTO TOTI
|
|
208 | AMBIENTES NÃO FORMAIS PARA O ENSINO DE FÍSICA: COMO AVALIAR A APRENDIZAGEM?
EDUARDO SOARES GARCIA FREDERICO AUGUSTO TOTI
|
|
210 | REPENSANDO O CURRÍCULO DE FÍSICA POR MEIO DA EPISTEMOLOGIA DE MÁRIO BUNGE
LEANDRO GUETTER ÁVILA LUÍS GOMES DE LIMA
|
|
225 | A TEORIA DE PIERRE BOURDIEU E A ANÁLISE DO ESPAÇO SOCIAL NO TWITTER: UM RECORTE DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO BRASIL
ABIMAEL CARLOS MUNIZ LUIZ GONZAGA GENOVESE
|
|
235 | PODCAST PIEF E FÍSICA DE PARTÍCULAS: BREVES CONTRIBUIÇÕES PARA INSERÇÃO DE FÍSICA CONTEMPORÂNEA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
VICTOR ALMEIDA DE ASSIS RUAN TEIXEIRA DA SILVA HENRIQUE BAPTISTA DA SILVA JÚNIOR ANDRESON LUIS CARVALHO RÊGO
|
|
243 | ATIVIDADES DE ENSINO DE FÍSICA ADAPTADAS PARA UMA ALUNA COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS: UMA ABORDAGEM FREIREANA A PARTIR DA PEDAGOGIA DA AUTONOMIA
JOAQUIM AUGUSTO NOGUEIRA NETO BEATRIZ DA CRUZ SANTOS
|
|
245 | O TEATRO COMO UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CONCEITOS FÍSICOS
MATHEUS TÚLIO MAGALHÃES SOUSA IANDRIA FREITAS FERREIRA LUCAS GONÇALVES RHUMAS RAFAELLA VITÓRIA SÁ DÓREA "MADāYā AGUIAR"
|
|
248 | ESTILOS DE PENSAMENTOS E ESTILOS DE RACIOCÍNIOS APLICADOS NO ENSINO DE FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO
WILTON GIMENES BARBOSA NESTOR CORTEZ SAAVEDRA FILHO
|
|
249 | ASPECTOS DA NATUREZA DA CIÊNCIA POR MEIO DA HISTÓRIA DA COSMOLOGIA À LUZ DE BACHELARD
LINCON PHYERRY MACIEL BATISTA ANA CAROLINE THIARA DOS SANTOS MAXWELL SIQUEIRA CARLOS ALEXANDRE DOS SANTOS BATISTA
|
|
250 | INTERSEÇÃO CINEMA E FÍSICA: UM ESTUDO DA ARTE DOS ENCONTROS EPEF E SNEF
ELISANDRA NEVES JOÃO EDUARDO RAMOS
|
|
251 | POSSIBILIDADES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM LIVRO-JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE FÍSICA
GUILHERME ROSSO DA SILVA ANDRÉ ARY LEONEL MÔNICA KNöPKER
|
|
252 | A POLÍTICA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL DO CONSELHO INTERNACIONAL DE PESQUISA PÓS-PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
FABIANO WILLIAN PARMA ROBERTO NARDI
|
|
253 | O ABANDONO NA LICENCIATURA EM FÍSICA NO ESTADO DE PERNAMBUCO: POR QUE OS ESTUDANTES SE VÃO?
NIELDY MIGUEL DA SILVA JOSÉ DILSON BESERRA CAVALCANTI
|
|
254 | HÁ ARTICULAÇÃO ENTRE BNCC E ABORDAGEM TEMÁTICA?: ANÁLISE DE TRABALHOS PUBLICADOS NOS EPEFS
DANIELE JAVAREZ DE OLIVEIRA LAÍZA STURZA LOY ARTHUR ROCHA DE ARAÚJO E SANTOS CRISTIANE MUENCHEN DANIELE JAVAREZ DE OLIVEIRA LAÍZA STURZA LOY ARTHUR ROCHA DE ARAÚJO E SANTOS CRISTIANE MUENCHEN
|
|
255 | DA VISÃO MÉDICO-CLÍNICA PARA A SÓCIO-CULTURAL E POLÍTICA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NO ENSINO DE FÍSICA PARA ESTUDANTES SURDOS
LUCAS TEIXEIRA PICANÇO
|
|
257 | ASTRONOMIA COMO DISCIPLINA ELETIVA DO 'NOVO ENSINO MÉDIO": VIVÊNCIAS INVESTIGATIVAS DE UM PROFESSOR DE FÍSICA DA ESCOLA PÚBLICA DA PARAÍBA
JOÃO PEDRO GOMES ALVES FERREIRA
|
|
258 | PRÁTICAS EPISTÊMICAS E ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: ALGUMAS APROXIMAÇÕES A PARTIR DE UMA REVISÃO DE LITERATURA
ALEXANDER MONTERO CUNHA MARTA MAXIMO-PEREIRA RAFAEL ANDRADE BRUNO DA CUNHA
|
|
267 | CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DE UM GRUPO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL EM UMA AULA SOBRE FÍSICA DE PARTÍCULAS
JULIEN B. MINERBO RENAN MILNITSKY SÉRGIO LEAL MARCELO G. MUNHOZ IVÃ GURGEL
|
|
269 | OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS: UMA ANÁLISE DO EFEITO FOTOELÉTRICO SOB A EPISTEMOLOGIA DE BACHELARD
ANA CAROLINE THIARA DOS SANTOS LINCON PHYERRY MACIEL BATISTA MAXWELL ROGER DA PURIFICAÇÃO SIQUEIRA CARLOS ALEXANDRE DOS SANTOS BATISTA
|
|
272 | DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO INSTAGRAM PARA COMUNICAR A RELAÇÃO DA FÍSICA E A CULTURA AFRO-BRASILEIRA SCIENTIFIC COMMUNICATION ON INSTAGRAM TO COMMUNICATE THE RELATIONSHIP BETWEEN PHYSICS AND AFRO-BRAZILI
RAFAELLE DA SILVA SOUZA ENZO SOUSA NASCIMENTO
|
|
274 | EMPODERAMENTO FEMININO NA FÍSICA QUÂNTICA: A HISTÓRIA DE MULHERES PIONEIRAS
MICAELE SILVA DOS SANTOS RAFAELLE DA SILVA SOUZA
|
|
275 | ESTUDO DAS RAMPAS DE ACESSO PARA USUÁRIOS DE CADEIRAS DE RODAS: UMA PROPOSTA DE ARGUMENTAÇÃO DE QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA NAS AULAS DE FÍSICA
RENATA SILVEIRA MOREIRA RODRIGUES VANDERLÉIA KAFER MARIA FERNANDA BIANCO GUÇÃO RENATA SILVEIRA MOREIRA RODRIGUES VANDERLÉIA KAFER MARIA FERNANDA BIANCO GUÇÃO
|
|
279 | OS EXPLORADORES DA FÍSICA DE PARTÍCULAS: CAMINHANDO ENTRE A PERSPECTIVA CTS E A NATUREZA DA CIÊNCIA NO PNLD 2021
DANIEL OLIVEIRA GEORGE SHINOMIYA MAXWELL SIQUEIRA
|
|
281 | ENSINO INVESTIGATIVO NO COMBATE ÀS FAKE NEWS - UM ESTUDO SOBRE AS RADIAÇÕES ELETROMAGNÉTICAS
LARISSA DE FREITAS FRINHANI DEISE MIRANDA VIANNA
|
|
286 | O SENTIDO DA NOÇÃO DE CONSERVAÇÃO PARA ESTUDANTES DE FÍSICA: UM ESTUDO A PARTIR DA ANÁLISE DE PROCESSOS AUTORREGULATÓRIOS
MATHEUS HENRIQUE THOMAS BECKER LEONARDO ALBUQUERQUE HEIDEMANN NATHAN WILLIG LIMA MATHEUS HENRIQUE THOMAS BECKER LEONARDO ALBUQUERQUE HEIDEMANN NATHAN WILLIG LIMA
|
|
288 | O CAMPO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA E SEUS ENUNCIADOS: O CASO DA FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA.
JOÃO OTAVIO GARCIA JULIANO CAMILLO
|
|
293 | JOGOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA:UMA ANÁLISE DE PUBLICAÇÕES EM PERIÓDICOS
ERICK DA SILVA CAMPOS ALISSON ANTONIO MARTINS
|
|
297 | RELATO DO USO DE UMA METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DA FÍSICA
GUILHERME PAULINO
|
|
298 | O PLASMA E SUA SEMÂNTICA: MUDANÇAS NAS REPRESENTAÇÕES DOS VISITANTES DE UMA MOSTRA CIENTÍFICA UNIVERSITÁRIA.
PEDRO HENRIQUE DE JESUS VICENTE ERNANI VASSOLER RODRIGUES ALFREDO GOLÇALVES CUNHA
|
|
302 | RELEVÂNCIA E PERTINÊNCIA DE UM ESTUDO DE HISTÓRIA DE VIDA SOBRE PROFISSIONAIS DEDICADOS À ASTRONOMIA
MARCOS PAULO DE ARAÚJO SILVA ARNALDO M. VAZ
|
|
304 | A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA DO EDUCANDO À LUZ DA PERSPECTIVA FREIRE-CTS
VICTÓRIA DA ROSA LOPES DEVANTIER CAETANO CASTRO ROSO VICTÓRIA DA ROSA LOPES DEVANTIER CAETANO CASTRO ROSO
|
|
311 | REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE A PRODUÇÃO DE MODELOS TÁTEIS-VISUAIS PARA ENSINO INCLUSIVO DE ASTRONOMIA
VAGNER DIEGO DE ARAUJO FREIRE TASSIANA FERNANDA GENZINI DE CARVALHO
|
|
319 | O ROLE-PLAYING GAME COMO RECURSO PARA A APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PRÁTICA.
BRUNA DA ROSA DE BRITES CRISTIANE MUENCHEN BRUNA DA ROSA DE BRITES CRISTIANE MUENCHEN
|
|
322 | A MECÂNICA ANALÍTICA EM UMA ABORDAGEM HISTÓRICA: UM ESTUDO PILOTO SOBRE IMPLICAÇÕES PARA A APRENDIZAGEM CONCEITUAL
ELIANE ANGELA VEIT LEONARDO ALBUQUERQUE HEIDEMANN RODRIGO WEBER PEREIRA RICARDO AVELAR SOTOMAIOR KARAM ELIANE ANGELA VEIT LEONARDO ALBUQUERQUE HEIDEMANN RODRIGO WEBER PEREIRA RICARDO AVELAR SOTOMAIOR KARAM
|
|
329 | UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DO TPACK DE FUTUROS PROFESSORES DE FÍSICA
FERNANDA BATTÚ E GONÇALO PAULO JOSÉ SENA DOS SANTOS
|
|
332 | O DESENVOLVIMENTO DE SINAIS ESPECÍFICOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA AULAS DE FÍSICA: UM MAPEAMENTO SOBRE O ENSINO DE FÍSICA PARA SURDOS
VANDERLÉIA KAFER RENATA SILVEIRA MOREIRA RODRIGUES MARIA FERNANDA BIANCO GUÇÃO VANDERLÉIA KAFER RENATA SILVEIRA MOREIRA RODRIGUES MARIA FERNANDA BIANCO GUÇÃO
|
|
337 | INTERFACES ENTRE POESIA E FÍSICA
CARLOS MAGNO SAMPAIO MÁRCIA FUSARO
|
|
338 | O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E INTERDISCIPLINARIDADE: A FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS DOS CURSOS DE FÍSICA E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM ANÁLISE
GEIDE ROSA COELHO DAVI RAMOS AZEREDO
|
|
338 | MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E DESENVOLVIMENTO DE NORMAS E PRÁTICAS CIENTÍFICAS EM AULAS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL ORIENTADAS PELO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO
GEIDE ROSA COELHO DAVI RAMOS AZEREDO
|
|
339 | APLICAÇÃO DE ATIVIDADE INVESTIGATIVA SOBRE EFEITOS DA LUZ NOS MATERIAIS COM GRADUANDOS EM PEDAGOGIA
THAIS DA SILVA ANGELO ALANA PRISCILA LIMA DE OLIVEIRA ELTON CASADO FIREMAN
|
|
341 | CONCEITOS DE ASTRONOMIA EM AULAS DE MATEMÁTICA
CHRISTIAN JAMES HENSCHEL ANGELISA BENETTI CLEBSCH BRUNA THOLL GABRIEL NUNES STEPHANY LUIZ VALÉRIO JORGE
|
|
341 | PUBLICAÇÕES SOBRE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA (2017-2023)
CHRISTIAN JAMES HENSCHEL ANGELISA BENETTI CLEBSCH BRUNA THOLL GABRIEL NUNES STEPHANY LUIZ VALÉRIO JORGE
|
|
343 | JOGOS DE TABULEIRO MODERNOS COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DE FÍSICA COM ENFOQUE EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS)
ANA CAROLINE CHAGAS DE ALMEIDA DEISE MIRANDA VIANNA
|
|
346 | PEER INSTRUCTION E APRENDIZAGEM BASEADA EM RECUPERAÇÃO APLICADAS NUMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE DUALIDADE ONDA-PARTÍCULA PARA O ENSINO MÉDIO
MARINA VALENTIM MARCELO ALVES BARROS PEDRO LEONARDO DOS SANTOS NETO
|
|
346 | A FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: UMA REVISÃO DE LITERATURA
MARINA VALENTIM MARCELO ALVES BARROS PEDRO LEONARDO DOS SANTOS NETO
|
|
349 | CATEGORIZAÇÕES DE LICENCIANDOS DO CURSO DE FÍSICA: ENTRE A CRUZADA MORAL, O 'IDEOLOGIA DE GÊNERO" E O CARATER DEMOCRÁTICO E PLURAL DA ESCOLA
MARIA HOSANA BORGES DUARTE MARCELO HENRIQUE GONÇALVES DE MIRANDA
|
|
354 | EXPERIMENTOS DE FÍSICA PARA ENSINAR TEMÁTICAS AMBIENTAIS NO ENSINO MÉDIO
JOSÉ AMAURI DOS SANTOS PINTO MIGUEL LOURENÇO NETO RODRIGO RONELLI DUARTE DE ANDRADE
|
|
355 | 'OLHA ESSE VÍDEO AQUI!": VÍDEOS CURTOS COMO VIA DE MÃO DUPLA NO ENSINO/APRENDIZAGEM DA FÍSICA
THAMIRYS DE FATIMA DE SOUZA ERNANI VASSOLER RODRIGUES.
|
|
361 | ENSINO INCLUSIVO DE FÍSICA SOB PERSPECTIVA DO TEA E TDAH - UMA REVISÃO
RODRIGO CAVALCANTE SABINO DAISY MARTINS DE ALMEIDA
|
|
362 | NO-BELL: REFLEXÕES SOBRE O EFEITO MATILDA NA DESCOBERTA DOS PULSARES POR JOCELYN BELL BURNELL
LARISSA DO NASCIMENTO PIRES LUIZ O. Q. PEDUZZI
|
|
365 | GESTOS E INDICAÇÕES CIRCUNSTÂNCIAIS EM UMA AULA DE TERMODINÂMICA
REGINA SIMPLÍCIO CARVALHO ALEXANDRE TADEU GOMES DE CARVALHO CARLOS EDUARDO LABURU
|
|
366 | OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS PARA FÍSICOS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO E A IMPORTÂNCIA DE UMA POSTURA DIALÓGICA
NATHAN CARVALHO PINHEIRO FREDERIK MOREIRA DOS SANTOS
|
|
373 | O CURRÍCULO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA E O RECUO À RACIONALIDADE TÉCNICA: REPERCUSSÕES DAS ATUAIS DIRETRIZES
KAUÊ HENRIQUE TAMAROZZI VIVIAN RODRIGUES SCALVI BEATRIZ SALEMME CORRÊA CORTELA
|
|
378 | CONTRIBUIÇÕES DE ELEMENTOS DA GASTROFÍSICA DO SORVETE PARA O ENSINO DE FÍSICA
DAVI BERNARDO LIMA KARINE RAQUIEL HALMENSCHLAGER ANDRÉ ARY LEONEL
|
|
379 | ENSINO DO MODELO PADRÃO POR MEIO DE ESTRATÉGIAS DE GAMIFICAÇÃO: O BAILE DOS MASSACARADOS
IVANÊ FERREIRA DOS SANTOS WAGNER JOSÉ DUARTE CARLOS ALEXANDRE DOS SANTOS BATISTA
|
|
383 | A FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO REFERENCIAL CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO POTIGUAR: UMA ANÁLISE DAS TRILHAS DE APROFUNDAMENTO
FRANCISCO EMANOEL DE SOUZA WILSON ELMER NASCIMENTO
|
|
385 | UMA ANÁLISE SOBRE AS QUESTÕES DE FÍSICA PSEUDO-CONTEXTUALIZADAS DA TERCEIRA ETAPA DO PROGRAMA DE AVALIAÇÃO SERIADA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
ISABELLE SANTOS DE CASTRO PAULO LIMA JUNIOR
|
|
388 | REORIENTANDO O ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DE PROJETOS FREIREANOS DE PESQUISA
BRUNO CARRASCO DE MELLO ROGER MAGALHÃES DA SILVA
|
|
389 | A EVOLUÇÃO DAS EXPLICAÇÕES DOS ALUNOS SOBRE A PROPAGAÇÃO DO SOM NO AR
JOÃO PAULO DE CASTRO COSTA MÓNICA BAPTISTA AMANDA AMANTES
|
|
392 | ENSINO DE FÍSICA, HISTÓRIA DA CIÊNCIA E IDENTIDADE: CONTEXTUALIZANDO A PARTIR DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
ALINE MAZZARELLA TAINÁ CARVALHO ANDREIA GUERRA
|
|
392 | ENSINO DE FÍSICA - HISTÓRIA DA CIÊNCIA A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA SOCIOPOLÍTICA: OS DESAFIOS PARA UM TEMPO DE CRISE
ALINE MAZZARELLA TAINÁ CARVALHO ANDREIA GUERRA
|
|
395 | O DOCUMENTÁRIO 'HIROSHIMA: OS DEZ SEGUNDOS FATAIS" E SUAS POSSÍVEIS APROXIMAÇÕES COM AS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS
LUCAS HENRIQUE TAVANO WASHINGTON LUIZ PACHECO DE CARVALHO
|
|
396 | EXPERIMENTAÇÃO ABERTA NO ENSINO DE FÍSICA: POSSÍVEL CAMINHO PARA IMERSÃO DOS ESTUDANTES NA NATUREZA DAS CIÊNCIAS E NO FAZER CIENTÍFICO
JOSÉ LEANDRO COSTA GOMES JOSÉ EUZEBIO SIMõES NETO
|
|
397 | OS PASSOS QUE CONSTITUEM MEMÓRIAS, INTERPRETANDO A ACESSIBILIDADE NO PLANETÁRIO DE VITÓRIA
CAROLINA LUZES MARCOS GEIDE ROSA COELHO
|
|
398 | UM ESTUDO DE CASO DA IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
ADRIANA GOMES DICKMAN JOICE SILVA ARAUJO EMILLY BRESSON MATOS AMORA VITOR DUMONT FARIA GAIA MOREIRA MENDONÇA CRISTINA LEITE
|
|
399 | PROPOSTAS PARA O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO A PARTIR DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR
DANILO ALMEIDA SOUZA ÉRIC HEGEL OLIVEIRA SILVA MARIANA DA SILVA SOUZA
|
|
400 | VERTENTES ARTÍSTICAS NOS ANAIS DO EPEF E SNEF
MARILENE VIEIRA TONINI ANDRÉ ARY LEONEL
|
|
401 | PESQUISA SOBRE A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA
DIONI PAULO PASTORIO HENRIQUE DA SILVA ROSA CAETANO CASTRO ROSO DANIEL DE JESUS MELO DOS SANTOS
|
|
405 | CONTRIBUIÇÕES INICIAIS PARA A CONCEITUALIZAÇÃO DE AUTORIDADE EPISTÊMICA NO ENSINO DE FÍSICA
DANIEL PIGOZZO MATHEUS MONTEIRO NASCIMENTO DANIEL PIGOZZO MATHEUS MONTEIRO NASCIMENTO
|
|
407 | SOBRE A CAUSALIDADE EM RESULTADOS APÓS ATIVIDADES PRÁTICAS BASEADAS EM DIFERENTES RECURSOS DIGITAIS
THIAGO COSTA CAETANO ISABELA DUTRA DE OLIVEIRA YAN LUIZ OPENHEIMER JOÃO RICARDO NEVES DA SILVA
|
|
407 | LABORATÓRIO REMOTO DE CIÊNCIAS: ASPECTOS DO PLANEJAMENTO DE UMA ATIVIDADE SOBRE A DETERMINAÇÃO DA VELOCIDADE DO SOM ORIENTADO PELA DESIGN-BASED RESEARCH
THIAGO COSTA CAETANO ISABELA DUTRA DE OLIVEIRA YAN LUIZ OPENHEIMER JOÃO RICARDO NEVES DA SILVA
|
|
407 | ASPECTOS DA CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PRÁTICA BASEADA NO EXPERIMENTO REMOTO 'ANEL DE THOMSON"
THIAGO COSTA CAETANO ISABELA DUTRA DE OLIVEIRA YAN LUIZ OPENHEIMER JOÃO RICARDO NEVES DA SILVA
|
|
409 | INVESTIGAÇÃO DO ENTENDIMENTO DE ESTUDANTES DO TERCEIRO ANO SOBRE CIRCUITOS E CORRENTE ELÉTRICA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
ERICARLA DE JESUS SOUZA AMANDA AMANTES
|
|
412 | A SEGUNDA CHANCE DE PATUYIO: ELABORAÇÃO DE UM LIVRO DE FICÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A HABITABILIDADE PLANETÁRIA
MARIANA BALSANTE DANIELLE APARECIDA REIS LEITE
|
|
413 | COMPORTAMENTO DO CAMPO ELÉTRICO ATRAVÉS DE UMA SUPERFÍCIE ESFÉRICA CONDUTORA E CARREGADA
GUSTAVO ELIA ASSAD DHIEGO VELOSO PELÁGIO NERÍCIO
|
|
414 | O QUE PENSAM LICENCIANDOS EM FÍSICA SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE O CONHECIMENTO DOS YANOMAMI E A CIÊNCIA OCIDENTAL HEGEMÔNICA
GLORIA REGINA PESSOA CAMPELLO QUEIROZ GISELLE FAUR DE CASTRO CATARINO MARIA DA CONCEIÇÃO ALMEIDA BARBOSA LIMA
|
|
416 | MOBTRACKER COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE FÍSICA
LENON COUTO FERREIRA1 ARTUR JUSTINIANO ROBERTO JÚNIOR2
|
|
418 | PERSPECTIVA DE GÊNERO NO ENSINO DE FÍSICA: REFLEXÕES SOBRE ABORDAGENS EDUCACIONAIS
JAQUELINE MAY BORSATTO ALISSON ANTONIO MARTINS NANCI STANCKI DA LUZ ANDREA KOMINEK
|
|
420 | UMA POSSIBILIDADE DE ANÁLISE AO USO DO TERMO MELANINADO NO LIVRO AFROFUTURISTA 'O CAÇADOR CIBERNÉTICO DA RUA TREZE".
FELIPE BATISTA DA SILVA HENRIQUE CÉSAR DA SILVA
|
|
421 | SIMULAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE OSCILAÇÕES.
MATHEUS SANTOS DE SOUZA FREDERICO SALGUEIRO PASSOS ALEX EMANUEL BARROS COSTA
|
|
422 | TENDÊNCIAS DA PESQUISA ACADÊMICA EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA TEORIA COGNITIVA DE APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA NO BRASIL
IAGO BRAGA DA SILVA SAMUEL ROCHA DE OLIVEIRA
|
|
428 | INCLUSÃO DO ALUNO AUTISTA NO AMBIENTE ESCOLAR: UM ESTUDO REALIZADO NO CONTEXTO DE UM GRUPO DE FORMAÇAO E AÇAO DE PROFESSORES DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
JEFFERSON FELIPE CANDIDO PEREZ LIZETE MARIA ORQUIZA DE CARVALHO
|
|
432 | ENTRE A CIÊNCIA E A PSEUDOCIÊNCIA: ESTRATÉGIAS DE PERSUASÃO EM VÍDEOS DE DIVULGAÇÃO
MARINA PROVIN BRONDANI MATHEUS MONTEIRO NASCIMENTO MARINA PROVIN BRONDANI MATHEUS MONTEIRO NASCIMENTO
|
|
434 | REPRESENTAÇÕES DE LICENCIANDOS EM FÍSICA SOBRE A RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: OS IMPACTOS DO ENSINO REMOTO
AUGUSTO CESAR ARAUJO LIMA FERNANDA CÁTIA BOZELLI
|
|
435 | ELEMENTOS PARA AULAS DE FÍSICA BASEADA NA REALIDADE DOS ESTUDANTES: A MOBILIDADE URBANA E TRANSITO
FABRÍCIO MASAHARU OIWA DA COSTA GISELLE WATANABE
|
|
437 | HÁ ESPAÇO NO CURRÍCULO SOBRE OS LIVROS DIDÁTICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA NO ESTADO DO PARÁ?
SEBASTIÃO RODRIGUES-MOURA
|
|
438 | O ENSINO DA FÍSICA A PARTIR DE ELEMENTOS DO RAP "CHUVA ÁCIDA": APROXIMAÇÕES DA NOSSA REALIDADE
RENATO BATISTA ROMAN FERNANDA CARVALHO. GISELLE WATANABE
|
|
439 | OS LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DE FÍSICA MODERNA E CONTEPORÂNEA NAS REVISTAS RBEF E CBEF (2013-2023)
KAUÊ DALLA VECCHIA SIMÓ ELRISMAR AUXILIADORA GOMES OLIVEIRA MARIA NEUZA ALMEIDA QUEIROZ YASSUKO HOSOUME
|
|
441 | A MONITORIA DE PARES NO PROCESSO EDUCACIONAL DE UM ESTUDANTE CEGO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA
MARCELA RIBEIRO DA SILVA EDER PIRES DE CAMARGO
|
|
442 | ANÁLISE DE QUESTÕES DO ENEM NA PERSPECTIVA CTS/CTSA
THALLIS CUSTÓDIA CORDEIRO MARCELO SHOEY DE OLIVEIRA MASSUNAGA
|
|
444 | NOVO ENSINO MÉDIO NA BAHIA: UMA ANÁLISE PRELIMINAR DAS ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO DE FÍSICA
POLLIANE SANTOS DE SOUSA LUCAS MAIA ÁTILA DAMASCENO DOS SANTOS FELIPE SANTOS
|
|
446 | A FORMAÇÃO CONTINUADA EM PERNAMBUCO E A REFLEXÃO SOBRE A AÇÃO
CAROLLINA VIEIRA DE M. LOPES ANNE L. SCARINCI
|
|
447 | BRINQUEDOS POPULARES COMO CAMINHO PARA UMA APROXIMAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E CULTURA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
THIAGO DA SILVA SANTOS MARCELO GOMES GERMANO
|
|
448 | FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM PRÁTICAS EXPERIMENTAIS: UMA DISCUSSÃO ACERCA DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS
WAGNER MOREIRA DA SILVA JÉSSICA MIRANDA E SOUZA FABIANA GUERRA DA SILVA
|
|
450 | A UTILIZAÇÃO DE UMA PLATAFORMA DIGITAL INTERATIVA COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO MÉDIO
GABRIELLA TEIXEIRA DA SILVA LIMA ARTHUR BICHARA COUTINHO DE BRITO PEDRO ZILLE TEIXEIRA NASSER
|
|
452 | CONCEITOS DE FÍSICA E ALGUNS SABERES POPULARES NA TECNOLOGIA SOCIAL: 'CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA"
BRUNO FREITAS DOS SANTOS BRUNO CARRASCO DE MELLO SIMONI TORMöHLEN GEHLEN
|
|
456 | ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO SOBRE A FORMAÇÃO DAS SOMBRAS: INTEGRANDO PENSAMENTO ESPACIAL E ASTRONOMIA OBSERVACIONAL
SÔNIA ELISA MARCHI GONZATTI MARIANGELA BARBON MÁRCIA JUSSARA HEPP REHFELDT MARLI TERESINHA QUARTIERI IEDA MARIA GIONGO SÔNIA ELISA MARCHI GONZATTI MARIANGELA BARBON MÁRCIA JUSSARA HEPP REHFELDT MARLI TERESINHA QUARTIERI IEDA MARIA GIONGO
|
|
458 | ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DAS LEIS DE NEWTON NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ANNA CAROLINA MOMM KARINE RAQUIEL HALMENSCHLAGER
|
|
458 | RELAÇÃO INTERPESSOAL NA DISCIPLINA DE FÍSICA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS
ANNA CAROLINA MOMM KARINE RAQUIEL HALMENSCHLAGER
|
|
459 | ENERGIA EÓLICA E RISCOS À BIODIVERSIDADE EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINO FUNDAMENTAL
GUILHERME CARNEIRO REBOREDO ERNANI VASSOLER RODRIGUES
|
|
461 | TORNANDO-SE PROFESSOR(A) DE FÍSICA: A MOBILIZAÇÃO DE SABERES DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL
JESSICA DOS REIS BELÍSSIMO ROBERTO NARDI
|
|
465 | FÍSICA E LITERATURA: ESTUDO SOBRE O HÁBITO DE LEITURA DOS ESTUDANTES DO CURSO DE FÍSICA-LICENCIATURA DO CAA
ANTÔNIO SOUZA JOÃO RAMOS
|
|
468 | DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DE ELETIVAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
THIAGO PEREIRA DA SILVA ISAURA ALCINA MARTINS NOBRE MARIZE LYRA SILVA PASSOS
|
|
470 | RELAÇÕES ENTRE ESTRUTURA DE UMA REDE SOCIAL EM UMA SALA DE AULA DE FÍSICA E APROVEITAMENTO ESCOLAR
GUILHERME MARDEGAN VICENTINI GUILHERME CARNEIRO REBOREDO ERNANI VASSOLER RODRIGUES
|
|
471 | O COTIDIANO NA COZINHA COMO ESPAÇO DE ENSINO DE FÍSICA
GABRIEL OZORIO RODRIGUES BARBOSA LAÍS RODRIGUES DA SILVA RICARDO FAGUNDES FREITAS DA CUNHA
|
|
472 | UMA PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO COM ARDUÍNO PARA POE E MHS
RAFAEL MORAES FERREIRA FABIO HENRIQUE DE MELO PENCO THIAGO CORREA LACERDA
|
|
473 | EXPLORANDO SISTEMAS COMPLEXOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ABORDAGEM SISTEMÁTICA UTILIZANDO A TAXONOMIA DE BLOOM
MARIA HELENA CANTUARIO DENISE ANDRADE DO NASCIMENTO ANTONIO MARQUES DOS SANTOS
|
|
479 | A ASTRONOMIA NOS CURRÍCULOS ATUAIS: DA BNCC AO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO POTIGUAR
WANDERLINGE MARCELINO FLAVIA POLATI
|
|
480 | QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS E SUAS ABORDAGENS: UMA REVISÃO DE LITERATURA
MATHEUS MOEBUS FARIAS JOÃO PAULO FERNANDES
|
|
482 | EM QUE MEDIDA A TEMÁTICA DE RAIOS CÓSMICOS VEM SENDO TRABALHADA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES?
HARUMI ADRIANE HIRAICHI GABRIEL DE SOUZA COSTA SILVA VALMIR GALVÃO FRAGOZO MÁRLON CAETANO RAMOS PESSANHA NILVA LÚCIA LOMBARDI SALES
|
|
483 | IMPACTOS DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO ENSINO DE FÍSICA: O QUE ESPERAR NAS REDES ESTADUAIS DE ENSINO?
JORGE LUIZ PEREIRA DE MATOS RODRIGO DIEGO DE SOUZA
|
|
485 | VISUALIZAÇÃO DE PROCESSOS DE FILTRAGEM E ARMAZENAMENTO DA ÁGUA ATRAVÉS DA REALIDADE AUMENTADA
EDSON VASCONCELOS NUNES CLEIDILANE SENA COSTA
|
|
490 | FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DAS FINALIDADES
CAIO DE CARVALHO SIQUEIRA MARCÍLIA BARCELLOS SHEILA CRISTINA RIBEIRO REGO
|
|
491 | ABORDANDO A INDÚSTRIA 4.0 EM AULAS DE CIÊNCIAS A PARTIR DE INTERVENÇÕES EDUCACIONAIS
CLEITON DOMINGOS MACIEL MAURÍCIO PIETROCOLA
|
|
494 | EXPLORANDO A RELAÇÃO ENTRE CAPITAL CULTURAL INSTITUCIONALIZADO E O AQUECIMENTO GLOBAL ANTROPOGÊNICO: O PAPEL DO ENSINO DAS CIÊNCIAS NO COMBATE AO NEGACIONISMO
MARCELO DE MOURA CABRAL MATHEUS MONTEIRO NASCIMENTO MARCELO DE MOURA CABRAL MATHEUS MONTEIRO NASCIMENTO
|
|
497 | RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE FÍSICA: UM LEVANTAMENTO DE 20 ANOS DA LEI 10.639/03 EM TESES E DISSERTAÇÕES
BERNARDO CORRÊA MASSAUD CAROLINE DE BRITO CARDOZO GABRIEL FERNANDES SILVA ISABELA FELIX ELIZIO VIEIRA NICOLAS GONÇALVES ROSA GLÓRIA REGINA CAMPELO QUEIROZ ALAN FREITAS MACHADO RODRIGO TREVISANO DE BARROS
|
|
500 | SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA QUEDA LIVRE DOS CORPOS COM AUXÍLIO DE SIMULAÇÕES EM VPHYTON
PEDRO HENRIQUE FERREIRA DA SILVA FREDERICO SALGUEIRO PASSOS ALEX EMANUEL BARROS COSTA
|
|
502 | CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NA BNCC NO ENSINO DE ENERGIA
FÁBIO HENRIQUE DE MELO PENCO PENCO NATHALIA MOURA MORAES ROBSON COSTA DE CASTRO RICARDO FAGUNDES FREITAS DA CUNHA
|
|
503 | A VIDA DE FEYNMAN ENTRA EM CENA COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
ALINE OLIVEIRA SOARES MARIA CONSUELO ALVES LIMA
|
|
506 | RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA DA ELETRICIDADE NO COTIDIANO: UMA REVISÃO DA LITERATURA DOS TRABALHOS DO EPEF
KETHLYN KAMILY PEREIRA HAUSMANN LISIANE BARCELLOS CALHEIRO
|
|
510 | DOS JOGOS À GAMIFICAÇÃO: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS NOS EVENTOS DA ÁREA DE ENSINO DE FÍSICA
GABRIEL SOCOVOSKI COSTA E SILVA LISIANE BARCELLOS CALHEIRO
|
|
513 | UMA ANÁLISE ACERCA DOS OBJETIVOS DO PROJETO PIBID
CAROLLINE BATOREU HASSIB DE AZEVEDO LAÍS RODRIGUES DA SILVA
|
|
514 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CONTEXTO REMOTO: PERCEPÇÕES DE UMA LICENCIANDA EM FÍSICA
CAROLINE DORADA PEREIRA PORTELA IVANILDA HIGA
|
|
515 | REFLEXÕES SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA EM UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA E TECNOLÓGICA
ROBERTO CRUZ-HASTENREITER FLAVIO RODRIGUES YASMIN GUSMÃO ANDRÉ TATO JULIANA SANTANA VITOR ACIOLY
|
|
515 | LIMITAÇÕES E POTENCIALIDADES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL I NA FORMAÇÃO DOCENTE SOB A PERSPECTIVA DE UMA PRÁXIS REFLEXIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA
ROBERTO CRUZ-HASTENREITER FLAVIO RODRIGUES YASMIN GUSMÃO ANDRÉ TATO JULIANA SANTANA VITOR ACIOLY
|
|
516 | TORNANDO-SE UM REVOLUCIONÁRIO QUÂNTICO: UMA ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS EM POSTAGENS RELACIONADAS AO MISTICISMO QUÂNTICO EM MÍDIAS SOCIAIS
BRUNA KARL ISABEL MARTINS
|
|
517 | FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS EM DOIS PROJETOS PEDAGÓGICOS.
BENTO F. FREITAS ANNE L. SCARINCI
|
|
519 | GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA: ABORDANDO A CINEMÁTICA ATRAVÉS DA LUDICIDADE
RODRIGO LIMA DE OLIVEIRA ELIZANDRA DOS SANTOS SILVA GLAUBER LOHAN DA BARBOSA MIRLEIDE DANTAS LOPES JÚLIO CÉSAR SANTOS NASCIMENTO
|
|
521 | EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL - EXPODROPS
DAISY MARTINS DE ALMEIDA MATHEUS GUTEMBERG RUFINO NARCISO GILDEVAN OLIVEIRA SILVA
|
|
524 | ATIVIDADES AVALIATIVAS EM PRÁTICAS DIDÁTICAS QUE ENVOLVEM HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS NO ENSINO DE FÍSICA
FERNANDO AUGUSTO SILVA KAREL PONTES LEAL
|
|
529 | SER PROFESSOR UNIVERSITÁRIO - A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL NO ÂMBITO DO ENSINO DE FÍSICA
ANIARA RIBEIRO MACHADO CARLOS ALBERTO MARQUES DEMÉTRIO DELIZOICOV ANIARA RIBEIRO MACHADO CARLOS ALBERTO MARQUES DEMÉTRIO DELIZOICOV
|
|
530 | O ENSINO DE FÍSICA TÉRMICA ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS NA PERSPECTIVA DO NOVO ENSINO MÉDIO
IGOR AUGUSTO DE CARVALHO GODOI ANA PAULA DAMATO BEMFEITO
|
|
531 | UM JOGO SOBRE O ENSINO DA HISTÓRIA DOS RAIOS-X: DA NATUREZA DA CIÊNCIA À MOTIVAÇÃO DO ALUNO
DIEGO UTPADEL DANIELE DISSENHA DE JESUS SILDONIR SOARES DE CAMARGO CARLOS RAPHAEL ROCHA
|
|
533 | EXPERIMENTAÇÃO VIRTUAL DA LEI DE BOYLE
SHARON DANTAS DA CUNHA KYTERIA SABINA LOPES DE FIGUEREDO
|
|
538 | EXPERTISE POR INTERAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: RESULTADOS DE UMA FORMAÇÃO INTEGRADA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
THIAGO VASCONCELOS RIBEIRO ISABELLY VICTORIA DA SILVA LARISSA PAULA DA SILVA MOREIRA MARIA EDUARDA MATOS DO CARMO PEDRO HENRIQUE LOPES ALINY TINOCO SANTOS ANTÔNIO ROOSEVELT XAVIER BRAZ BRUNO FRANCISCO XAVIER GUSTAVO ALVES DE ARAUJO HENRIQUE GONÇALVES DE SOUZA VITOR HUGO DE MENEZES SILVA LUIZ GONZAGA ROVERSI GENOVESE
|
|
539 | A VISÃO DOS INTÉRPRETES DE LIBRAS DE SUA PRÁXIS E CONHECIMENTO DE FÍSICA
CAMILA GASPARIN
|
|
542 | A PERCEPÇÃO DE LICENCIANDOS EM FÍSICA SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO METACOGNITIVO
RAFAEL DIAS DO NASCIMENTO FERNANDA CÁTIA BOZELLI
|
|
546 | RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E O ENSINO DE FÍSICA: CULTIVANDO EXPERIÊNCIAS À LUZ DO PENSAMENTO DE WALTER BENJAMIN
ESTEFNY KAORY MURACAMI ADRIANA BORTOLETTO
|
|
548 | COLABORAÇÃO DOCENTE E ENSINO DE FÍSICA
GUILHERME DE PAULA NASCIMENTO MARCOS CORREA DA SILVA GLAUCO DOS SANTOS FERREIRA DA SILVA
|
|
549 | PARTICIPAÇÃO DE PESQUISADORES DA FÍSICA NO PROCESSO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
MATHEUS BARROS SILVIA MARTINS MATHEUS BARROS SILVIA MARTINS
|
|
551 | A OBSERVAÇÃO DO CÉU NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS APROVADOS NO PNLD/2019
RAQUEL GOMES DOS SANTOS CRISTINA LEITE
|
|
552 | MAPEAMENTO DE ARTIGOS SOBRE ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA ENTRE 2013 E 2022
VITÓRIA COELHO FERREIRA TIAGO GONÇALVES SANTOS
|
|
553 | PERFIL SOCIAL DOS LICENCIANDOS EM FÍSICA DA UFABC E A ESCOLHA PELA CARREIRA DOCENTE
MATHEUS IANELLO GRACIELLA WATANABE
|
|
555 | JOGOS DIDÁTICOS E A APRENDIZAGEM DE TEMAS DA FÍSICA: UM OLHAR PARA AS PUBLICAÇÕES EM EVENTOS DA ÁREA
MARCOS FERNANDO SOARES ALVES DIEGO PEREIRA DOS SANTOS CHRISTOPHER GIMENES BARBOZA LUCAS BRAGA DOS SANTOS JULIO CESAR CARDOSO VICENTE LEONARDO CAMPOS DE ALMEIDA
|
|
556 | OBTENÇÃO DE CURVAS CORRENTE - VOLTAGEM USANDO UNIDADES MICROCONTROLADAS (MCUS) E A LINGUAGEM PYTHON
DEREK DORBAÇÃO DE ARAUJO MATHEUS COTTA DA SILVA LUIS FELIPE VIANA BERNARDES TAINA DE AZEVEDO SILVA MIGUEL DE ANDRADE GARCIA MARCELO AZEVEDO NEVES
|
|
588 | CONHECIMENTOS DE FÍSICA NOS JOGOS DOS POVOS INDÍGENAS: AVALIAÇÃO DE UMA ABORDAGEM ALTERNATIVA DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO FUNDAMENTAL
ALISSON ANTONIO MARTINS MARCIO HENRIQUE DAINEZ
|
|
592 | ASSOCIAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE RADIOATIVIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
LEIDSON CHARLES GARCIA LIMA LUIZ CARLOS MOREIRA DANIELA DOS SANTOS SILVA MATEUS LIMA
|
|
595 | UMA ANÁLISE DA PRESENÇA DAS TDIC NO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA NA UFMS
KEISSY CARLA OLIVEIRA MARTINS MARIA INÊS DE AFFONSECA JARDIM
|
|
608 | APROVAÇÃO, REPETÊNCIA E EVASÃO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA: TRILHANDO CAMINHOS FORMATIVOS
JONAS GUIMARÃES PAULO NETO ALISSON ROMEU DE SOUSA
|
|
644 | ENSINO DE ACÚSTICA A PARTIR DE ILHAS INTERDISCIPLINARES DE RACIONALIDADE
THAÍS RICARDO BORGES ERNANI VASSOLER RODRIGUES
|
|
41 | O QUE TU QUER DIZER COM DESENVOLVIMENTO? O ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
DESIRÉE DORNELLES FERNANDA OSTERMANN FLAVIA REZENDE
|
|
66 | COMUNIDADES DE PRÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O QUE PRATICAM?
DOUGLAS GRANDO DE SOUZA ANA AMÉLIA PETTER IVES SOLANO ARAUJO ELIANE ANGELA VEIT DOUGLAS GRANDO DE SOUZA ANA AMÉLIA PETTER IVES SOLANO ARAUJO ELIANE ANGELA VEIT
|
|
73 | UM PANORAMA DAS VARIÁVEIS ENVOLVIDAS NA MUDANÇA INSTRUCIONAL NO ENSINO DE FÍSICA
ANA AMÉLIA PETTER DOUGLAS GRANDO DE SOUZA TOBIAS ESPINOSA IVES SOLANO ARAUJO ANA AMÉLIA PETTER DOUGLAS GRANDO DE SOUZA TOBIAS ESPINOSA IVES SOLANO ARAUJO
|
|
85 | A EPISTEMOLOGIA DE LUDWIK FLECK NA ÁREA DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA: UM OLHAR PARA OS EPEFS
LUCAS CARVALHO PACHECO CRISTIANE MUENCHEN BRUNA DA ROSA DE BRITES ARTHUR ROCHA DE ARAÚJO E SANTOS LUCAS CARVALHO PACHECO CRISTIANE MUENCHEN BRUNA DA ROSA DE BRITES ARTHUR ROCHA DE ARAÚJO E SANTOS
|
|
85 | O ROLE-PLAYING GAME NO CONTEXTO DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO
LUCAS CARVALHO PACHECO CRISTIANE MUENCHEN BRUNA DA ROSA DE BRITES ARTHUR ROCHA DE ARAÚJO E SANTOS LUCAS CARVALHO PACHECO CRISTIANE MUENCHEN BRUNA DA ROSA DE BRITES ARTHUR ROCHA DE ARAÚJO E SANTOS
|
|
87 | O DESVELAMENTO DE UM PROBLEMA NATURALIZADO: UM OLHAR PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE FÍSICA
DANIEL FERREIRA GOMES BRUNA DA ROSA DE BRITES CRISTIANE MUENCHEN DANIEL FERREIRA GOMES BRUNA DA ROSA DE BRITES CRISTIANE MUENCHEN
|
|
108 | O CARÁTER HIPOTÉTICO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DA LEI DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL
LEONARDO ALBUQUERQUE HEIDEMANN RODRIGO WEBER ELIANE ANGELA VEIT LEONARDO ALBUQUERQUE HEIDEMANN RODRIGO WEBER ELIANE ANGELA VEIT
|
|
159 | INICIAÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESENVOLVENDO O PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM O PROJETO PROROBÓTICA
TIAGO SILVA DE ÁVILA ADÃO CARON CAMBRAIA UIANES LUIZ ROCKENABACH BIONDO TIAGO SILVA DE ÁVILA ADÃO CARON CAMBRAIA UIANES LUIZ ROCKENABACH BIONDO
|
|
161 | O FILME INTERSTELLAR NO ENSINO DE FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES PARA AS DISCUSSÕES CTS
ARTHUR ROCHA DE ARAUJO E SANTOS LUCAS CARVALHO PACHECO ISABEL KREY GARCIA JOSEMAR ALVES ARTHUR ROCHA DE ARAUJO E SANTOS LUCAS CARVALHO PACHECO ISABEL KREY GARCIA JOSEMAR ALVES
|
|
254 | HÁ ARTICULAÇÃO ENTRE BNCC E ABORDAGEM TEMÁTICA?: ANÁLISE DE TRABALHOS PUBLICADOS NOS EPEFS
DANIELE JAVAREZ DE OLIVEIRA LAÍZA STURZA LOY ARTHUR ROCHA DE ARAÚJO E SANTOS CRISTIANE MUENCHEN DANIELE JAVAREZ DE OLIVEIRA LAÍZA STURZA LOY ARTHUR ROCHA DE ARAÚJO E SANTOS CRISTIANE MUENCHEN
|
|
275 | ESTUDO DAS RAMPAS DE ACESSO PARA USUÁRIOS DE CADEIRAS DE RODAS: UMA PROPOSTA DE ARGUMENTAÇÃO DE QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA NAS AULAS DE FÍSICA
RENATA SILVEIRA MOREIRA RODRIGUES VANDERLÉIA KAFER MARIA FERNANDA BIANCO GUÇÃO RENATA SILVEIRA MOREIRA RODRIGUES VANDERLÉIA KAFER MARIA FERNANDA BIANCO GUÇÃO
|
|
286 | O SENTIDO DA NOÇÃO DE CONSERVAÇÃO PARA ESTUDANTES DE FÍSICA: UM ESTUDO A PARTIR DA ANÁLISE DE PROCESSOS AUTORREGULATÓRIOS
MATHEUS HENRIQUE THOMAS BECKER LEONARDO ALBUQUERQUE HEIDEMANN NATHAN WILLIG LIMA MATHEUS HENRIQUE THOMAS BECKER LEONARDO ALBUQUERQUE HEIDEMANN NATHAN WILLIG LIMA
|
|
292 | APAGAMENTO TRANSGÊNERO NA PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA: UM MAPEAMENTO DOS ARTIGOS PUBLICADOS EM REVISTAS NACIONAIS DA ÁREA-MÃE ENSINO
AMANDA BUENO FERNANDA OSTERMANN FLAVIA REZENDE
|
|
304 | A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA DO EDUCANDO À LUZ DA PERSPECTIVA FREIRE-CTS
VICTÓRIA DA ROSA LOPES DEVANTIER CAETANO CASTRO ROSO VICTÓRIA DA ROSA LOPES DEVANTIER CAETANO CASTRO ROSO
|
|
305 | QUAL A PERCEPÇÃO DE LICENCIANDOS EM FÍSICA SOBRE ATUAR COMO PROFESSORES APÓS A DIPLOMAÇÃO?
LUCAS SOARES PRATES LUIZ FELIPE DE MOURA DA ROSA
|
|
319 | O ROLE-PLAYING GAME COMO RECURSO PARA A APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PRÁTICA.
BRUNA DA ROSA DE BRITES CRISTIANE MUENCHEN BRUNA DA ROSA DE BRITES CRISTIANE MUENCHEN
|
|
322 | A MECÂNICA ANALÍTICA EM UMA ABORDAGEM HISTÓRICA: UM ESTUDO PILOTO SOBRE IMPLICAÇÕES PARA A APRENDIZAGEM CONCEITUAL
ELIANE ANGELA VEIT LEONARDO ALBUQUERQUE HEIDEMANN RODRIGO WEBER PEREIRA RICARDO AVELAR SOTOMAIOR KARAM ELIANE ANGELA VEIT LEONARDO ALBUQUERQUE HEIDEMANN RODRIGO WEBER PEREIRA RICARDO AVELAR SOTOMAIOR KARAM
|
|
332 | O DESENVOLVIMENTO DE SINAIS ESPECÍFICOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA AULAS DE FÍSICA: UM MAPEAMENTO SOBRE O ENSINO DE FÍSICA PARA SURDOS
VANDERLÉIA KAFER RENATA SILVEIRA MOREIRA RODRIGUES MARIA FERNANDA BIANCO GUÇÃO VANDERLÉIA KAFER RENATA SILVEIRA MOREIRA RODRIGUES MARIA FERNANDA BIANCO GUÇÃO
|
|
368 | BOHR, EINSTEIN E A FILOSOFIA: ELEMENTOS PARA O ENSINO DE FÍSICA QUÂNTICA EM UMA PERSPECTIVA NÃO-TECNICISTA
EDUARDO GOIS GABRIELA ROSA NATHAN WILLIG LIMA
|
|
405 | CONTRIBUIÇÕES INICIAIS PARA A CONCEITUALIZAÇÃO DE AUTORIDADE EPISTÊMICA NO ENSINO DE FÍSICA
DANIEL PIGOZZO MATHEUS MONTEIRO NASCIMENTO DANIEL PIGOZZO MATHEUS MONTEIRO NASCIMENTO
|
|
423 | A INTEGRAÇÃO DO TPACK NO ENSINO DE FÍSICA: UM MAPEAMENTO EM PESQUISAS BRASILEIRAS
ÍNGRIDY LOREIAN DAL ZOTTO LUCIANO DENARDIN ARIEL GONÇALVES MARCELINO
|
|
423 | PERSPECTIVAS AVALIATIVAS NO ENSINO DE FÍSICA: O OLHAR DO TPACK NAS EXPERIÊNCIAS DOCENTES NA PANDEMIA
ÍNGRIDY LOREIAN DAL ZOTTO LUCIANO DENARDIN ARIEL GONÇALVES MARCELINO
|
|
424 | ARGUMENTAR E RESOLVER: ENRIQUECENDO O PROCESSO DE APRENDIZADO COM JÚRI SIMULADOS E PROBLEMAS ABERTOS
EDERSON ESTAUDT GIOVANA ESPÍNDOLA BATISTA KAREN CAVALCANTE TAUCEDA
|
|
432 | ENTRE A CIÊNCIA E A PSEUDOCIÊNCIA: ESTRATÉGIAS DE PERSUASÃO EM VÍDEOS DE DIVULGAÇÃO
MARINA PROVIN BRONDANI MATHEUS MONTEIRO NASCIMENTO MARINA PROVIN BRONDANI MATHEUS MONTEIRO NASCIMENTO
|
|
436 | O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA ATIVIDADE SOBRE A LUA
ARIEL GONÇALVES MARCELINO ÍNGRIDY LOREIAN DAL ZOTTO LUCIANO DENARDIN DE OLIVEIRA
|
|
445 | EXPERIMENTAÇÃO, ESTRATÉGIA DIDÁTICA E FERRAMENTA MEDIACIONAL NA ATIVIDADE DOCENTE
ANDRÉA BORGES UMPIERRE JAQUELINE RITTER
|
|
455 | ENSINO DE FÍSICA E SUSTENTABILIDADE: UMA ANÁLISE BAKHTINIANA DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS IMPLEMENTADOS NO RIO GRANDE DO SUL
PAULA TREIN FERNANDA OSTERMANN CLÁUDIO CALVACANTI
|
|
456 | ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO SOBRE A FORMAÇÃO DAS SOMBRAS: INTEGRANDO PENSAMENTO ESPACIAL E ASTRONOMIA OBSERVACIONAL
SÔNIA ELISA MARCHI GONZATTI MARIANGELA BARBON MÁRCIA JUSSARA HEPP REHFELDT MARLI TERESINHA QUARTIERI IEDA MARIA GIONGO SÔNIA ELISA MARCHI GONZATTI MARIANGELA BARBON MÁRCIA JUSSARA HEPP REHFELDT MARLI TERESINHA QUARTIERI IEDA MARIA GIONGO
|
|
494 | EXPLORANDO A RELAÇÃO ENTRE CAPITAL CULTURAL INSTITUCIONALIZADO E O AQUECIMENTO GLOBAL ANTROPOGÊNICO: O PAPEL DO ENSINO DAS CIÊNCIAS NO COMBATE AO NEGACIONISMO
MARCELO DE MOURA CABRAL MATHEUS MONTEIRO NASCIMENTO MARCELO DE MOURA CABRAL MATHEUS MONTEIRO NASCIMENTO
|
|
495 | DESAFIOS ENFRENTADOS POR DOCENTES DE FÍSICA NO PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO DO ENSINO MÉDIO
PALOMA PAULI LUCIANA BAGOLIN ZAMBON
|
|
529 | SER PROFESSOR UNIVERSITÁRIO - A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL NO ÂMBITO DO ENSINO DE FÍSICA
ANIARA RIBEIRO MACHADO CARLOS ALBERTO MARQUES DEMÉTRIO DELIZOICOV ANIARA RIBEIRO MACHADO CARLOS ALBERTO MARQUES DEMÉTRIO DELIZOICOV
|
|
537 | PESQUISAS PUBLICADAS EM PERIODICOS ACADÊMICO-CIENTÍFICOS SOBRE O MNPEF: O QUE SABEMOS APÓS UMA DÉCADA DE EXISTÊNCIA?
ANDRÉIA AURÉLIO DA SILVA EDUARDO ADOLFO TERRAZZAN
|
|
549 | PARTICIPAÇÃO DE PESQUISADORES DA FÍSICA NO PROCESSO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
MATHEUS BARROS SILVIA MARTINS MATHEUS BARROS SILVIA MARTINS
|