A realização do I Seminário Latino-americano sobre Desaparecimentos Forçados de Pessoas nasce das pesquisas e articulações que a Associação Fórum Grita Baixada (AFGB) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) vêm desenvolvendo nos últimos anos, com o propósito de pautar e dar visibilidade ao tema dos desaparecimentos forçados nas 13 cidades que compõem a Baixada Fluminense, no Estado do Rio de Janeiro.
Desde 2020, essas instituições têm se mobilizado para produzir dados, análises e ampliar o debate público sobre esse fenômeno, que se repete de forma preocupante em diferentes territórios do Rio de Janeiro e da América Latina. Nas periferias brasileiras e latino-americanas, pessoas são vitimizadas por grupos varejistas de drogas, milícias e redes de contravenção, muitas vezes com a conivência do Estado ou pela ação direta de agentes públicos. Em disputas por territórios e negócios legais e ilegais, esses atores recorrem a práticas extremas — sequestro, tortura, execução e ocultação de cadáveres — configurando uma grave violação de direitos humanos.
As práticas que compõem a complexidade dos crimes de desaparecimento forçado — sequestro, detenção ilegal, tortura, morte e ocultação de corpos — têm raízes históricas profundas na América Latina. Elas foram instrumentos de repressão política e social nos processos de formação dos Estados-Nação, e, no caso brasileiro, refletem a sofisticação de técnicas de violência utilizadas durante o regime autoritário, que têm origem nas práticas de extermínio historicamente voltadas contra populações negras e indígenas.
Com o objetivo de promover um espaço de diálogo, reflexão e articulação, a AFGB e a UFRRJ realizam, nos dias 08 e 09 de dezembro de 2025, esta primeira edição do Seminário, reunindo representantes da sociedade civil, da academia e do poder público. O encontro busca dar visibilidade às causas e consequências dos desaparecimentos forçados, fortalecer o debate sobre políticas públicas eficazes de prevenção, investigação e responsabilização, e reafirmar o papel dos movimentos de mães e familiares na luta por verdade, justiça, memória, reparação e não repetição.
O Seminário contará com a presença de pesquisadores, ativistas e autoridades nacionais e internacionais que têm se dedicado à denúncia e ao enfrentamento desse grave problema, ainda carente de reconhecimento e marco legislativo no Brasil, apesar das reiteradas condenações do Estado brasileiro pela Corte Interamericana de Direitos Humanos.
Esperamos você para fazer parte deste importante encontro latino-americano de escuta, partilha e compromisso com a vida, a memória e a justiça.
|
Edna Bravo é pesquisadora mexicana, graduada em psicologia pela Universidade Nacional Autônoma do México, Mestre e Doutora em sociologia pela Universidade Federal do Paraná. Desde 2020 é integrante do Grupo de Acompanhamento de Familiares de Pessoas Desaparecidas do Fórum Latino-Americano de Antropologia do Direito, seção México (GAF-FLAD México) onde colabora prestando apoio psicossocial nos processos de busca de pessoas. Também faz parte do Núcleo de Estudos sobre Criminalidade e Violência da Universidade Federal de Goiás (NECRIVI). Atualmente é professora na Faculdade de Ciências Políticas e Sociais da UNAM e participa na Rede Latino-Americana contra Desaparecimentos Forçados e da Rede Brasileira de Estudos e Pesquisas sobre Desaparecimentos.
É bordadeira pela paz e pela memória, temas dos quais desenvolveu materiais pedagógicos de sensibilização e da exposição Gestos na Memória. Autora e coautora de diferentes publicações relacionadas com o desaparecimento de pessoas no México, processos de busca e etnografia em contextos de violência. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
PALESTRAS
Com o objetivo de enriquecer e orientar as discussões sobre temas de interesse da comunidade de estudantes, profissionais e pesquisadores, a comissão organizadora está convidando importantes nomes da área.
MESAS REDONDAS
Essa edição do evento vai contar com mesas redondas compostas por nomes importantes do cenáro nacional. As mesas são importantes fóruns de dicussão e você não pode deixar de participar.
PAINÉIS
Essa edição do evento vai contar com painéis compostos por nomes importantes do cenáro nacional. Os painéis constituem importantes fóruns de dicussão e você não pode deixar de participar.
EXPOSIÇÃO DE ARTES
Na segunda-feira, dia 08 de dezembro será aberto a visitação de todos os participantes a exposição "Bordados Mexicanos" produzida e organizada pela artista e pesquisadora Edna Bravo da Cidade do México. Anote na sua agenda e não deixe de participar.
A participação no I Seminário Latino-americano sobre Desaparecimentos Forçados de Pessoas é inteiramente gratuita. Porém, você deve se inscrever previamente na plataforma de gestão de informação do evento.
Ao final do evento vamos emitir certificados com carga horária para todos aqueles que estiveram presentes.
Não deixe para a última hora e reserve sua vaga já!
COMISSÃO ORGANIZADORA
Adriano de Araujo (Associação Fórum Grita Baixada)
Nalayne Mendonça Pinto (UFRRJ)
José Cláudio Souza Alves (UFRRJ)
Jaqueline de Sousa Gomes (UFRRJ)
Luciana Costa Fernandes (UFRRJ)
Para envio de dúvidas gerais ou contato com a Secretaria do Evento, utilize o formulário abaixo. Se você tem alguma dúvida técnica sobre a utilização do SISGEENCO acesse a plataforma e abra um chamado para a equipe de suporte técnico.