Ementa: Visa promover um espaço de reflexão e compartilhamento de experiências inovadoras e bem-sucedidas que têm transformado o cenário da educação profissional e tecnológica. Esta área temática reúne pesquisadores, docentes, gestores e demais profissionais da área para discutir estratégias, metodologias e abordagens pedagógicas que visam aprimorar a qualidade do ensino e potencializar o aprendizado dos estudantes.
Ementa: Tem como objetivo criar um espaço para discussões aprofundadas e intercâmbio de práticas voltadas para a promoção da diversidade e inclusão nas instituições de ensino de Educação Profissional e Tecnológica em seus diferentes níveis e modalidades.
Ementa: Promover o debate, a reflexão, análise e avaliação da trajetória da EPT a partir dos processos de formação de trabalhadores e trabalhadoras em seus diferentes níveis e modalidades. A partir de uma concepção que problematize o estágio atual das políticas públicas de EPT visa estimular o debate sobre os desafios que se apresentam no mundo contemporâneo, indagar sobre as dívidas sócio-históricas em aberto e explorar novas possibilidades que promovam a centralidade do trabalho nas formas de sociabilidade.
Ementa: Tem como objetivo proporcionar um espaço para discussões e intercâmbio de experiências sobre a qualificação e as práticas dos educadores no contexto da educação profissional e tecnológica. Os participantes terão a oportunidade de apresentar trabalhos, discutir desafios e soluções, e refletir sobre as perspectivas futuras para a formação docente e as práticas pedagógicas neste campo.
Ementa: Tem como objetivo explorar as intersecções entre memória, identidade e historicidade no contexto da educação profissional e tecnológica. Esta atividade acadêmica receberá trabalhos científicos que serão apresentados durante sessões públicas no evento, proporcionando um espaço para o debate e a reflexão sobre como esses elementos influenciam e moldam a formação profissional e a prática educacional. Busca-se fomentar um diálogo interdisciplinar e colaborativo, visando a compreensão aprofundada das dinâmicas históricas que moldaram a educação profissional e tecnológica e suas implicações para o presente e o futuroátrica.
Ementa: Em um cenário educacional em constante transformação, refletir sobre as políticas curriculares e sua aplicação na prática pedagógica é essencial para fortalecer a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Este GTT propõe-se como um espaço para reunir diferentes perspectivas, promover diálogos críticos e fomentar a construção de práticas pedagógicas alinhadas a uma formação profissional integral, democrática e humanizadora. A discussão abordará temas como a integração curricular, considerando a interdisciplinaridade e a articulação entre diferentes áreas do conhecimento, além de explorar estratégias metodológicas inovadoras para enfrentar os desafios na implementação das políticas curriculares. O GTT visa reunir professores, pesquisadores, estudantes de graduação, estagiários de licenciaturas, estudantes de pós-graduação e gestores da educação básica e da EPT, proporcionando um ambiente colaborativo e enriquecedor para o compartilhamento de saberes e experiências.