Sobre o Evento

8º Seminário Docomomo São Paulo - A Arquitetura e o urbanismo modernos e os acervos

De 23 a 25 de agosto de 2022



O Núcleo Docomomo São Paulo e o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paulista UNIP Araraquara, anunciam a chamada de trabalhos para o 8º Seminário dedicado à temática da arquitetura e urbanismo modernos e os desafios dos seus acervos. O tema proposto busca refletir e debater sobre a relação que se tornou candente no contexto brasileiro com a recente evasão de importantes acervos e documentos da nossa arquitetura e urbanismo modernos.

A partir do expressivo aumento da musealização dos desenhos de arquitetura e urbanismo, a partir dos anos 1970, acelerada com a criação de seções especializadas em museus de artes plásticas e dos centros de documentação de arquitetura, essa documentação vem adquirindo maior valor no mercado da cultura e das artes, como parte de um processo de globalização e mercantilização da cultura. E, nesse sentido, é urgente debater o papel das instituições públicas e privadas, a preservação dos acervos no país, bem como as práticas e políticas existentes para sua salvaguarda e difusão, e o direito ao acesso à informação.

Os acervos são fundamentais para a proteção da memória e da arquitetura moderna, exercem papel de centralidade na produção de novas pesquisas e na preservação e difusão da arquitetura moderna. A importância dos planos, projetos, memoriais, registros iconográficos, correspondências entre outros documentos como fontes primárias às investigações em história da arquitetura, do urbanismo e do design, bem como para o suporte às intervenções de restauro, à prática projetual e apoio ao ensino, são inquestionáveis.


Datas Importantes

Fique atento às datas importantes, em especial a data limite de submissão de trabalhos. A submissão de trabalhos se iniciará a partir de 04 de de abril de 2022.

13 de junho de 2022 (*nova data)

Data limite para a submissão de trabalhos completos.

15 de julho de 2022(** nova data)

Divulgação dos trabalhos selecionados. Os artigos aceitos serão divulgados até o dia 15 de julho as 18h.

25 de julho de 2022

Envio dos trabalhos selecionados revisados.


SESSÕES TEMÁTICAS

São três sessões temáticas que propõem discussões referentes à preservação dos acervos de arquitetura e urbanismo no país, bem como às práticas e políticas implementadas para sua salvaguarda e difusão, e o acesso à informação.

MESAS REDONDAS

Especialistas discutem temas relevantes e atuais dentro do contexto da preservação dos acervos no país, bem como o direito ao acesso à informação.







Inscrição

Tanto a inscrição como a submissão de trabalhos deve ser feita pela plataforma de gestão de informação do evento clicando aqui.
O 8º Seminário Docomomo São Paulo é inteiramente gratuito e vai ser realizado em formato on-line.
.

Sessões Temáticas

Esta edição do evento conta com três sessões temáticas. Estas foram escolhidas para que os autores de trabalhos e de projetos de pesquisa possam fazer parte de fóruns e conteúdos mais adequados às suas áres de interesse.

ST01. Instituições e a preservação dos acervos

Trabalhos neste eixo podem tratar das temáticas da preservação dos acervos da arquitetura moderna nas suas variadas frentes, como a salvaguarda documental; processos e métodos de inventariação, catalogação e documentação; meios e práticas de digitalização; realização de pesquisas; desafios para a gestão e a conservação dos documentos e bens materiais.

ST02. Historiografia da arquitetura moderna e os acervos de arquitetura / e pesquisas de arquitetura moderna

Trabalhos neste eixo podem tratar do lugar dos acervos nas pesquisas sobre arquitetura moderna; o papel das fontes na pesquisa de arquitetura, nas reflexões e debates articulados sobre os arquivos para a revisão da historiografia. A identificação do processo de projeto, de co autores, quase sempre obliterados, a certificação das datas, das primeiras ideias ao projeto executivo.

ST03. Restauro e intervenções arquitetônicas e os acervos de arquitetura

Trabalhos neste eixo podem tratar da relação das fontes documentais na compreensão histórica de um bem arquitetônico e na orientação das possibilidades de intervenção. As fontes primárias organizam e subsidiam os demais levantamentos necessários à elaboração dos projetos de restauro.

Submissão de Trabalhos

A submissão de trabalhos passíveis de avaliação pelo comitê científico é feita integralmente pela Plataforma SISGEENCO clicando aqui.

Os artigos COMPLETOS poderão ser propostos por profissionais, professores (as), pesquisadores (as), estudantes de graduação e pós-graduação e serão analisados por membros da comissão científica, doutores no tema da sessão.

Os trabalhos serão avaliados com base na sua adequação formal, pertinência ao tema, originalidade, relevância e contribuição científica e acadêmica para a ÁREA.

O envio dos trabalhos completos só poderá ser feito pelo sistema de submissão clicando aqui. A avaliação é cega e por isso o autor deve enviar duas versões do trabalho. Uma versão identificada que vai constar nos ANAIS em caso de aprovação e uma versão sem identificação e sem nenhum tipo de menção aos autores que será encaminha para a correção cega. Todos os artigos devem seguir o modelo TEMPLATE divulgado logo abaixo. Na plataforma de submissão, cada trabalho terá de ter informardo um RESUMO de, no máximo, 1.000 caracteres (aproximadamente 150 palavras), que será utilizado – se o trabalho for aprovado. O (a) interessado (a) deverá realizar a sua inscrição – para inclusão no CADERNO DE RESUMOS e nos ANAIS eletrônicos. O envio dos trabalhos deverá ser em formato PDF.

Cada artigo poderá ter, além do autor principal, no máximo, DOIS coautores (as). Serão aceitos para avaliação, trabalhos em português, espanhol e inglês. Os artigos aprovados serão distribuídos em duas categorias: os selecionados para a) apresentação oral e publicação no Caderno de Resumos e nos Anais eletrônicos; e b) para publicação no Caderno de Resumos e nos Anais eletrônicos apenas.

Autoria e Limites

Confira as normas de autoria...

1) Cada artigo poderá ter, além do autor principal, no máximo dois co-autores
2) Ao menos um autor ou co-autor do trabalho precisa se inscrever no evento
3) O número máximo de trabalhos é dois trabalhos como autor principal e como co-autor ilimitado.

Sessões Temáticas

Os trabalhos devem ser enviados para uma das três sessões temáticas do 8º Seminário Docomomo São Paulo.

Para mais detalhes visite a sessão Sessões Temáticas para conhecer um pouco mais dos conteúdos que serão abordados dentro de cada uma das STs do 8º Seminário Docomomo São Paulo.

Arquivo Template

Instruções e regras de formatação

A comissão organizadora do evento disponibilizou um arquivo TEMPLATE com o objetivo de facilitar e padronizar a confecção do trabalho. Clique aqui para baixar este arquivo para o seu computador local.

Modalidades

Confira abaixo as modalidades de aceite

1 – Apresentação oral e publicação nos ANAIS
2 – Somente publicação nos ANAIS

**Todos os trabalhos serão conferidos quanto a estas regras antes de enviá-los para avaliação.






Organização e Apoio









INSTITUIÇÕES PROMOTORAS

Núcleo DOCOMOMO UNIP Universidade Paulista - Campus Araraquara








Informações Importantes

Nessa sessão do website você vai receber informações essenciais para sua perfeita participação e colaboração no 8º Seminário Docomomo São Paulo.

Fale Conosco

Se você tem alguma dúvida sobre o seminário, basta preencher o formulário abaixo. Se você tem alguma dúvida técnica sobre a utilização do SISGEENCO acesse a plataforma e abra um chamado para a equipe de suporte técnico.

Informações de Contato

8º Seminário Docomomo São Paulo
Fale com a secretaria do evento
Dúvidas gerais