Sobre o Evento

8º Seminário Docomomo São Paulo - A Arquitetura e o urbanismo modernos e os acervos

De 23 a 25 de agosto de 2022



O Núcleo Docomomo São Paulo e o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paulista UNIP Araraquara, anunciam a chamada de trabalhos para o 8º Seminário dedicado à temática da arquitetura e urbanismo modernos e os desafios dos seus acervos. O tema proposto busca refletir e debater sobre a relação que se tornou candente no contexto brasileiro com a recente evasão de importantes acervos e documentos da nossa arquitetura e urbanismo modernos.

A partir do expressivo aumento da musealização dos desenhos de arquitetura e urbanismo, a partir dos anos 1970, acelerada com a criação de seções especializadas em museus de artes plásticas e dos centros de documentação de arquitetura, essa documentação vem adquirindo maior valor no mercado da cultura e das artes, como parte de um processo de globalização e mercantilização da cultura. E, nesse sentido, é urgente debater o papel das instituições públicas e privadas, a preservação dos acervos no país, bem como as práticas e políticas existentes para sua salvaguarda e difusão, e o direito ao acesso à informação.

Os acervos são fundamentais para a proteção da memória e da arquitetura moderna, exercem papel de centralidade na produção de novas pesquisas e na preservação e difusão da arquitetura moderna. A importância dos planos, projetos, memoriais, registros iconográficos, correspondências entre outros documentos como fontes primárias às investigações em história da arquitetura, do urbanismo e do design, bem como para o suporte às intervenções de restauro, à prática projetual e apoio ao ensino, são inquestionáveis.


Datas Importantes

Fique atento às datas importantes, em especial a data limite de submissão de trabalhos. A submissão de trabalhos se iniciará a partir de 04 de de abril de 2022.

13 de junho de 2022 (*nova data)

Data limite para a submissão de trabalhos completos.

11 de julho de 2022

Divulgação dos trabalhos selecionados.

25 de julho de 2022

Envio dos trabalhos selecionados revisados.


SESSÕES TEMÁTICAS

São três sessões temáticas que propõem discussões referentes à preservação dos acervos de arquitetura e urbanismo no país, bem como às práticas e políticas implementadas para sua salvaguarda e difusão, e o acesso à informação.

MESAS REDONDAS

Especialistas discutem temas relevantes e atuais dentro do contexto da preservação dos acervos no país, bem como o direito ao acesso à informação.







Inscrição

Tanto a inscrição como a submissão de trabalhos deve ser feita pela plataforma de gestão de informação do evento clicando aqui.
O 8º Seminário Docomomo São Paulo é inteiramente gratuito e vai ser realizado em formato on-line.
.

Sessões Temáticas

Esta edição do evento conta com três sessões temáticas. Estas foram escolhidas para que os autores de trabalhos e de projetos de pesquisa possam fazer parte de fóruns e conteúdos mais adequados às suas áres de interesse.

ST01. Instituições e a preservação dos acervos

Trabalhos neste eixo podem tratar das temáticas da preservação dos acervos da arquitetura moderna nas suas variadas frentes, como a salvaguarda documental; processos e métodos de inventariação, catalogação e documentação; meios e práticas de digitalização; realização de pesquisas; desafios para a gestão e a conservação dos documentos e bens materiais.

ST02. Historiografia da arquitetura moderna e os acervos de arquitetura / e pesquisas de arquitetura moderna

Trabalhos neste eixo podem tratar do lugar dos acervos nas pesquisas sobre arquitetura moderna; o papel das fontes na pesquisa de arquitetura, nas reflexões e debates articulados sobre os arquivos para a revisão da historiografia. A identificação do processo de projeto, de co autores, quase sempre obliterados, a certificação das datas, das primeiras ideias ao projeto executivo.

ST03. Restauro e intervenções arquitetônicas e os acervos de arquitetura

Trabalhos neste eixo podem tratar da relação das fontes documentais na compreensão histórica de um bem arquitetônico e na orientação das possibilidades de intervenção. As fontes primárias organizam e subsidiam os demais levantamentos necessários à elaboração dos projetos de restauro.

Submissão de Trabalhos

A submissão de trabalhos passíveis de avaliação pelo comitê científico é feita integralmente pela Plataforma SISGEENCO clicando aqui.

Os artigos COMPLETOS poderão ser propostos por profissionais, professores (as), pesquisadores (as), estudantes de graduação e pós-graduação e serão analisados por membros da comissão científica, doutores no tema da sessão.

Os trabalhos serão avaliados com base na sua adequação formal, pertinência ao tema, originalidade, relevância e contribuição científica e acadêmica para a ÁREA.

O envio dos trabalhos completos só poderá ser feito pelo sistema de submissão clicando aqui. A avaliação é cega e por isso o autor deve enviar duas versões do trabalho. Uma versão identificada que vai constar nos ANAIS em caso de aprovação e uma versão sem identificação e sem nenhum tipo de menção aos autores que será encaminha para a correção cega. Todos os artigos devem seguir o modelo TEMPLATE divulgado logo abaixo. Na plataforma de submissão, cada trabalho terá de ter informardo um RESUMO de, no máximo, 1.000 caracteres (aproximadamente 150 palavras), que será utilizado – se o trabalho for aprovado. O (a) interessado (a) deverá realizar a sua inscrição – para inclusão no CADERNO DE RESUMOS e nos ANAIS eletrônicos. O envio dos trabalhos deverá ser em formato PDF.

Cada artigo poderá ter, além do autor principal, no máximo, DOIS coautores (as). Serão aceitos para avaliação, trabalhos em português, espanhol e inglês. Os artigos aprovados serão distribuídos em duas categorias: os selecionados para a) apresentação oral e publicação no Caderno de Resumos e nos Anais eletrônicos; e b) para publicação no Caderno de Resumos e nos Anais eletrônicos apenas.

Autoria e Limites

Confira as normas de autoria...

1) Cada artigo poderá ter, além do autor principal, no máximo dois co-autores
2) Ao menos um autor ou co-autor do trabalho precisa se inscrever no evento
3) O número máximo de trabalhos é dois trabalhos como autor principal e como co-autor ilimitado.

Sessões Temáticas

Os trabalhos devem ser enviados para uma das três sessões temáticas do 8º Seminário Docomomo São Paulo.

Para mais detalhes visite a sessão Sessões Temáticas para conhecer um pouco mais dos conteúdos que serão abordados dentro de cada uma das STs do 8º Seminário Docomomo São Paulo.

Arquivo Template

Instruções e regras de formatação

A comissão organizadora do evento disponibilizou um arquivo TEMPLATE com o objetivo de facilitar e padronizar a confecção do trabalho. Clique aqui para baixar este arquivo para o seu computador local.

Modalidades

Confira abaixo as modalidades de aceite

1 – Apresentação oral e publicação nos ANAIS
2 – Somente publicação nos ANAIS

**Todos os trabalhos serão conferidos quanto a estas regras antes de enviá-los para avaliação.






Organização e Apoio









INSTITUIÇÕES PROMOTORAS

Núcleo DOCOMOMO UNIP Universidade Paulista - Campus Araraquara








Informações Importantes

Nessa sessão do website você vai receber informações essenciais para sua perfeita participação e colaboração no 8º Seminário Docomomo São Paulo.

Fale Conosco

Se você tem alguma dúvida sobre o seminário, basta preencher o formulário abaixo. Se você tem alguma dúvida técnica sobre a utilização do SISGEENCO acesse a plataforma e abra um chamado para a equipe de suporte técnico.

Informações de Contato

8º Seminário Docomomo São Paulo
Fale com a secretaria do evento
Dúvidas gerais