Sobre o Evento

INTERPROFISSIONALIDADE, PRÁTICAS DE CUIDADO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE E FORMAÇÃO/ENSINO EM SAÚDE



O II Encontro de Saúde Coletiva é uma realização do Mestrado Profissional em Saúde da Família – ProfSaúde/UNIR, em articulação com a Residência Multiprofissional em Saúde da Família – Remusf/UNIR e grupo Pet Saúde Interprofissionalidade Promoção da Saúde e Segurança do Paciente, com o apoio do Centro de Estudo e Pesquisa em Saúde CEPESCO, Núcleo de Saúde e departamentos acadêmicos de Enfermagem, Educação Física, Medicina e Psicologia da Fundação Universidade Federal deRondônia/UNIR.

O Encontro acontecerá entre os dias 30/09 a 02/10 de 2020, de forma totalmente virtual e gratuita! A temática do evento é “INTERPROFISSIONALIDADE, PRÁTICAS DE CUIDADO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE E FORMAÇÃO/ENSINO EM SAUDE”. O II Encontro de Saúde Coletiva (online), objetiva oportunizar aos estudantes e profissionais de saúde, um momento de aquisição de novos conhecimentos sem sair do conforto e segurança de seu lar neste momento em que o mundo enfrenta uma pandemia. Assim, compreende-se a Educação Interprofissional (EIP) como um dispositivo educacional que aprimora e promove o aprendizado com, para e sobre duas ou mais profissões, para melhorar a qualidade do cuidado ao usuário. Sua importância vem da necessidade de romper com a fragmentação dos processos de formação e da organização do serviço de saúde através do trabalho interprofissional e das práticascolaborativas.

Além disto, o II Encontro será um lócus de diálogo e reflexão para propiciar iniciativas de trabalhos interprofissionais, a fim de promover alianças, redes e projetos que favoreçam as melhores soluções para os problemas que afetam as práticas de saúde e a formação dos profissionais pelas instituições de ensino superior. O evento traz a reflexão sobre a educação permanente e a integração ensino-serviço, o ensino e a aprendizagem, além da atuação profissional nos sistemas e serviços públicos de saúde. O tema, em igual proporção, atualiza o compromisso com o aprimoramento da formação em saúde no Norte do país, compreendido como um caminho potente para defender e fortalecer o SUS, nosso Sistema Único de Saúde, especialmente em uma conjuntura política de ameaça a direitos fundamentais e de desmonte de políticas públicas, a exemplo do próprio SUS.

A programação compreenderá a Conferência de Abertura, mesas-redondas; apresentação de resumos e comunicação coordenada, além da sessão de premiação dos trabalhos. O Encontro é voltado a estudantes, docentes, pesquisadores e profissionais da Rede de Atenção à Saúde e será transmitido simultaneamente pelo Youtube.

Programação do Evento

Confira aqui a programação oficial do evento. Abertura, conferência, mesas e agenda de apresentação de trabalhos

Programação e Agenda

Clique aqui para ter acesso a agenda completa deste evento bem como todas as atividades com seus dias e horários.

Ordem de Apresentação dos Trabalhos Aceitos

Clique aqui para obter a listagem completa dos trabalhos aceitos como Comunicação Oral e também a ordem de apresentação por dia e horário

MESAS DE EXPOSIÇÃO

A comissão organizadora convidou expositores de renome para enriquecer ainda mais os fóruns desta edição do Encontro de Saúde Coletiva. Confima os títulos abaixo.

Inscreva-se Já!


MESA DE ABERTURA - 30/09/20 às 18h00 (horário Local)

EXPOSITORES:
:: Reitor da Fundação Universidade Federal de Rondônia
Prof. Dr Ary Miguel Ott Teixeira
:: Pró-Reitora de Extensão e Cultura e Reitora Eleita da Fundação Universidade Federal de Rondônia
Profa Dra Marcele Regina Nogueira Pereira
:: Diretor do Departamento de Apoio à Pesquisa e de Formação em Recursos Humanos em Ciência e Tecnologia da FAPERO
Andreimar Martins Soares
:: Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Fundação Universidade Federal de Rondônia
Prof. Carlos Luís Ferreira da Silva
:: Diretor do Núcleo de Saúde da Fundação Universidade Federal de Rondônia
Prof. Dr Antonio Coutinho Neto
:: Mediadora:
Profa Dra Kátia Fernanda Alves Moreira (UNIR)

CONFERÊNCIA DE ABERTURA - 30/09/20 às 20h00 (horário Brasília)

A interprofissionalidade no enfrentamento da SARS-CoV 2: o fortalecimento do SUS
Prof. Dr. Naomar de Almeida Filho (UFBA)


:: Moderador:
Prof. Dr Ary Miguel Ott Teixeira (UNIR)

MESA REDONDA - 01/10/20 às 20h00 (horário Brasília)

Ensino, Formação, Práticas Interprofissionais e Colaborativas em Saúde
Prof. Dr Antonio de Padua Pithon Cyrino (UNESP)
Profa Dra Eliana Goldfarb Cyrino (UNESP)


:: Mediador:
Prof. Me Aldrin de Souza Pinheiro (UNIR)

MESA REDONDA - 02/10/2020 às 20h00 (horário Brasília)

Educação Permanente, Educação Interprofissional e Formação em Saúde: desafios e fortalecimento
Prof. Dr Gilberto Tadeu Reis da Silva (UFBA)
Prof. Dr Marcelo Viana da Costa (UFRN)


:: Moderador:
Prof. Me Cleson Oliveira de Moura (UNIR)

Atividades

Esta edição do II Encontro de Saúde Coletiva vai contar com uma série de atividades e fóruns acadêmicos. Faça sua inscrição e não fique de fora.

Conferência de Abertura

A interprofissionalidade no enfrentamento da SARS-CoV 2: o fortalecimento do SUS.
Prof. Dr. Naomar de Almeida Filho (UFBA)

Mesa Redonda

A interface entre a saúde mental e a saúde do trabalhador, nos serviços de saúde do Município de Porto Velho...

Mesa Redonda

Ensino, Formação, Práticas Interprofissionais e Colaborativas em Saúde

Mesa Redonda

Formação e práticas assistenciais em saúde na perspectiva da interprofissionalidade...

Mesa Redonda

Educação Permanente, Educação Interprofissional e Formação em Saúde: desafios e fortalecimento

Premiação de Trabalhos

Sessão especial de premiação aos melhores trabalhos submetidos ao evento.

Eixos Temáticos

Esta edição do evento conta com cinco Eixos Temáticos. Estes foram escolhidos para que os autores de trabalhos e de projetos de pesquisa possam fazer parte de fóruns e conteúdos mais adequados as suas áres de interesse.

EX1. Saúde Coletiva

Nesta linha os trabalhos podem ser relacionados à os determinantes da produção social das doenças; planejamento e organização dos serviços de saúde; Epidemiologia; Promoção da saúde; Saúde da família.

EX2. Educação e Saúde

Serão aborgados tópicos e trabalhos referindo-se a Educação permanente em saúde, Formação profissional e o ensino em saúde e a Gestão do trabalho em saúde.

EX3. Pandemia COVID-19 e APS

Serão abordados tópicos relacionados ao momento que estamos vivendo com a pandemia e como a APS está contribuindo com a prevenção e tratamento de casos no território.

EX4. Promoção da Saúde

Serão abordados tópicos e trabalhos que se referem aos nossos comportamentos quotidianos e às circunstâncias em que nós vivemos. Visão holística, pois ser-se saudável é muito mais do que a inexistência de doença. Promover a saúde é não só melhorar a nossa condição de saúde, mas também melhorar a nossa qualidade de vida e o nosso bem-estar.

EX5. Tecnologias em Saúde na APS

Serão abordados tópicos sobre os seguintes aspectos: segurança, acurácia, eficácia, efetividade, custos, custo-efetividade e aspectos de equidade, impactos éticos, culturais e ambientais. Envolve diversas disciplinas, como a epidemiologia, a estatística, a economia, a engenharia, a medicina, entre outras.

Submissão de Trabalhos

Para entrar na transmissão você deve entrar na plataforma do evento. Mesmo caminho para inscrição e submissão. Veja link abaixo.

Também vamos transmitir pelo canal da CEPESCO NO YOUTUBE. Clique aqui

A submissão de trabalhos e demais insumos passíveis de avaliação pelo comitê científico é feita integralmente pela Plataforma SISGEENCO clicando aqui. Mas antes de inscrever seu trabalho você precisa conhecer as normas e regras de formatação exigidas pelo comitê organizador do evento, veja a seguir.

ATENÇÃO: Trabalhos aceitos como Comunicação Oral devem enviar a apresentação em formato PPT mais um vídeo em formato MP4 até o dia 27/09/2020 as 20h00. Clique aqui para baixar o modelo PPT para apresentação.

Autoria e Limites

Número Máximo de trabalhos permitidos...

Máximo de autores e co-autores: 6
Máximo como autor principal: 2
Máximo como co-autor: 3
**Todos os trabalhos serão conferidos quanto a estas regras antes de envia-los para avaliação.

Categorias

Serão selecionadas as seguintes categorias de trabalhos

1 – Trabalhos originais
2 – Revisão Integrativa
3 – Revisão Sistemática
4 – Relatos de experiência
5 – Estudos de casos
Nâo fique de fora, participe!

Arquivo Template

Para facilitar e padrozinar a confecção do trabalho

A comissão organizadora do evento disponibilizou um arquivo TEMPLATE com o objetivo de facilitar e padronizar a confecção do trabalho. Clique aqui para baixar este arquivo para o seu computador local.

Modalidades

Confira abaixo as duas modalidades de submissão

1 – Comunicação oral
2 – Resumo expandido
**Trabalhos aprovados como comunicação oral deverão enviar uma apresentação em video no formato MP4 mais um arquivo PPT.

Há obrigatoriedade que o autor principal faça sua inscrição no evento para que consiga fazer a submissão do resumo. Todos os resumos aprovados no processo de avaliação serão publicados nos Anais do II Encontro de Saúde Coletiva 2020 e haverá certificação desses trabalhos.

Inscrição

Para se inscrever você deve utilizar a plataforma de gestão de informação SISGEENCO clicando aqui . Após fazer sua inscrição você vai poder acompanhar todas as atividades do evento transmitidas on-line via streaming de vídeo.




Estratégia em Saúde da Família

Educação e Produção de Conhecimento para a Atenção Primária à Saúde no Estado de Rondônia.






Download Gratuito - Baixe aqui

Todos os participantes podem baixar o livro gratuitamente. Clique aqui para baixar.

Apoio e Patrocínio

Confira as instituições que suportam o II Encontro de Saúde Coletiva

Fale Conosco

Para dúvidas gerais ou se você gostaria de falar com a secretaria do evento basta utilizar o formulário de contato logo abaixo. Se você tem alguma dúvida técnica sobre a utilização do SISGEENCO acesse a plataforma e abra um chamado para a equipe de suporte técnico.

Informações de Contato

II ENCONTRO DE SAÚDE COLETIVA
Fale com a secretaria do evento
Dúvidas gerais