GT1: Politização e ambientalização do consumo


A AGENDA 21 LOCAL DO MUNICÍPIO DE ASSÚ/RN E OS REFLEXOS NEGATIVOS CAUSADOS POR AUSÊNCIAS DE PROJETOS E AÇÕES FOCADAS EM PRÁTICAS COTIDIANAS DE CONSUMO.
FRANCISCO ASSIS DA CUNHA NETO (UFRN)
Acesse o artigo completo aqui

A IDEOLOGIZAÇÃO DO CONSUMO CONSCIENTE: SOBERANIA DO CONSUMIDOR E LIBERDADE DE ESCOLHA NO CASO EXEMPLAR DO INSTITUTO AKATU
MONICA YOSHIZATO BIERWAGEN (UNIRB - Faculdade Regional da Bahia)
Acesse o artigo completo aqui

A PRÁTICA DO CONSUMO E OS NÍVEIS DE CONSCIÊNCIA: UM ENSAIO SOBRE CONSUMO CONSCIENTE SOB A PERSPECTIVA FILOSÓFICA DE HEGEL
Minelle Enéas da Silva (UFRGS)
Tomás Farcic Menk (UFRGS)
Acesse o artigo completo aqui

AS BASES SOCIAIS E ATITUDINAIS DA POLITIZAÇÃO DO CONSUMO: O CASO DO BRASIL
Fabián Echegaray (Market Analysis)
Acesse o artigo completo aqui

COMPORTAMENTOS DE CONSUMO: RACIONALIDADE ECONÔMICA VS. RACIONALIDADE ECOLÓGICA
Ceres Grehs Beck (IFPB)
Rita de Cássia de Faria Pereira (UFPB)
Acesse o artigo completo aqui

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E SUA INFLUÊNCIA NA INTENÇÃO DE UTILIZAÇÃO DE SACOLA PLÁSTICA TRADICIONAL ONDE NÃO HÁ RESTRIÇÕES AO SEU USO
Roseli de Oliveira Silva (UNIFEMM)
Bruno Pellizzaro Dias Afonso (Universidade FUMEC)
Tarcisio Afonso
Acesse o artigo completo aqui

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL, ATITUDES E INTENÇÃO DE USO DAS SACOLAS PLÁSTICAS NÃO RECICLÁVEIS
Erika Gonçalves Santos (FATEC – Faculdade de Tecnologia do Comér)
BRUNO PELLIZZARO DIAS AFONSO (FUMEC)
TARCISIO AFONSO (Fundação Pedro Leopoldo)
Acesse o artigo completo aqui

CONSUMO DA QUALIDADE DOS QUEIJOS NO BRASIL: A FRAGILIDADE DOS ARRANJOS INSTITUCIONAIS E ORGANIZACIONAIS EM TORNO DA VARIABILIDADE INDUSTRIAL E DAS TIPICIDADES ARTESANAIS
Marie Anne Najm Chalita (IEA/SAA/SP)
Dirceu da Silva (UNICAMP/SP)
Acesse o artigo completo aqui

CONSUMO ENERGÉTICO E REDES DE INTERCÂMBIO PARA AÇÃO POLÍTICA E EXERCÍCIO DA CIDADANIA
Ângela Maria Cavalcanti Ramalho (UEPB)
Verônica Macário de Oliveira (UFCG/UFPE)
Gesinaldo Ataíde Cândido (UFCG)
Acesse o artigo completo aqui

EMPRESARIADO, RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E CONSUMO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O INSTITUTO AKATU PELO CONSUMO CONSCIENTE
Francisco Jose Mendes Duarte (UFF)
João Bôsco Hora Góis (UFF)
Maria de Fátima Portilho (UFRRJ)
Acesse o artigo completo aqui

ENTRE A DÍVIDA E A DÁDIVA: AS RELAÇÕES DE RECIPROCIDADE ENTRE O COMÉRCIO JUSTO E A AGRICULTURA FAMILIAR
Nathalia Lima Pinto (Universidade Federal de Santa Maria)
José Marcos Froehlich (Universidade Federal de Santa Maria)
Acesse o artigo completo aqui

GRAUS DE INTERVENÇÃO DE UM ÓRGÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR EM CONFLITOS NO MERCADO DE CONSUMO
João Felipe Salomão
Acesse o artigo completo aqui

NA PEGADA DO AMBIENTALISMO: DISCURSOS E PRÁTICAS DE CONSUMO
Tais Penna de Queiroz (PPGA / UFF)
Laura Graziela Figueiredo Fernandes Gomes (PPGA / UFF)
Maria de Fátima (CPDA / UFRRJ)
Acesse o artigo completo aqui

O PROCESSO DE MITOLOGIZAÇÃO DA “MARCA” CHICO MENDES E A PROMOÇÃO DA ESTRATÉGIA DE SUSTENTABILIDADE
Fabiana Mesquita Fonseca (UFRJ)
Frederico Augusto Tavares Junior (UFRJ)
Marta de Azevedo Irving (UFRJ)
Acesse o artigo completo aqui

O QUE É O ANIMAL? TENSÕES ENTRE NATUREZA E CULTURA NA ÉTICA VEGANA
Taiane Linhares (UFRJ)
Acesse o artigo completo aqui

OS VALORES PESSOAIS ASSOCIADOS AO CONSUMO POLÍTICO: UM ESTUDO COM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
Caio Mascarello Teixeira (UFRGS/EA)
Jonas Cardona Venturini (UFRGS/PPGA)
Marcia Dutra de Barcellos (UFRGS/PPGA)
Acesse o artigo completo aqui

POTENCIAL DE VALOR PERCEBIDO POR CONSUMIDORES EM PROGRAMAS DE DESCARTE DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS EM REDES SUPERMERCADISTAS
Daniela (UFRGS)
Daniel Dapper (UFRGS)
Acesse o artigo completo aqui

“CAUSEMERS” – O PERFIL DOS CONSUMIDORES DE PRODUTOS ORGÂNICOS DA REDE ECOLÓGICA (RJ)
Camila Batista (CPDA/UFRRJ) ((CPDA/UFRRJ))
Fátima Portilho ((CPDA/UFRRJ))
Acesse o artigo completo aqui

“SACO É UM SACO?”: RESTRIÇÃO AO USO DE SACOLAS PLÁSTICAS EM SUPERMERCADOS E A PERCEPÇÃO DE CONSUMIDORES DA CLASSE C DE DUAS CAPITAIS BRASILEIRAS
Izabelle Fernanda Silveira Vieira (CPDA/UFRRJ)
Fátima Portilho (UFRRJ)
José Mauro Gonçalves Nunes (UERJ)
Acesse o artigo completo aqui



..::POSTÊRES - GT1: Politização e ambientalização do consumo::..

ALIMENTAÇÃO, CONSUMO POLÍTICO E VEGANISMO ENTRE UM GRUPO DE PUNKS-ANARQUISTAS
Diego Breno Leal Vilela (UFRN)
Acesse o resumo do pôster aqui

ANTICONSUMO NO BRASIL: REFLEXÕES SOBRE OS ESTUDOS EXISTENTES E PROPOSTA DE UMA AGENDA DE PESQUISA
Marie Agnes Chauvel (Universidade Federal São João del Rei)
Renata Céli Moreira da Silva (IAG/PUC-Rio)
Fábio Francisco de Araujo (IAG/PUC-Rio)
Luis Fernando Hor-Meyll (IAG/PUC-Rio)
Acesse o resumo do pôster aqui

CIDADANIA NAS RELAÇÕES DE CONSUMO: UMA CONSTRUÇÃO ASSIMÉTRICA
Francisco Giovanni David Vieira (Universidade Estadual de Maringá)
Olga Maria Coutinho Pépece (Universidade Estadual de Maringá)
Acesse o resumo do pôster aqui

CONSUMO E SUSTENTABILIDADE: UM OLHAR CRÍTICO EM ESTUDOS NO CAMPO DA PESQUISA DE CONSUMIDOR NO CONTEXTO DO ENANPAD E DO EMA
Verônica Macário de Oliveira (UFCG/UFPE)
Shirley Arruda Santana (UFPE)
Carla Regina Pasa Gomez (UFPE)
Salomão Alencar de Farias (UFPE)
Acesse o resumo do pôster aqui

JUVENTUDE E CONSUMO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: ESTUDO EMPÍRICO SOBRE O (RE) POSICIONAMENTO ENTRE JOVENS DA PERIFERIA DE FORTALEZA
Katiane Farias Teixeira (UFC)
Alcides Fernando Gussi (UFC)
Acesse o resumo do pôster aqui

MIOPIA VERDE: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DA AMBIENTALIZAÇÃO E DA SUSTENTABILIDADE NA VISÃO DE CONSUMIDORAS DA MODA CARIOCA
Renata Andreoni Barboza (UGF - Universidade Gama Filho)
Rogerio Ramalho da Silva (UGF - Universidade Gama Filho)
Eduardo Andre Teixeira Ayrosa (EBAPE-FGV)
Acesse o resumo do pôster aqui

POSSO AJUDAR? UMA DISCUSSÃO SOBRE A INSERÇÃO DO TERCEIRO SETOR NA REDE DE INFLUÊNCIAS PARA A EFETIVAÇÃO DO CONSUMO SUSTENTÁVEL
Minelle Enéas da Silva (UFRGS)
Ana Paula Ferreira Alves (UFRGS)
Luis Felipe Machado Nascimento (UFRGS)
Acesse o resumo do pôster aqui

SOCIEDADE DE CONSUMO E MEIO AMBIENTE NAS PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E NA CONSTITUIÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL
Idalice Ribeiro Silva Lima (UFTM)
Thiago Antônio de Oliveira Sá (UFTM)
Acesse o resumo do pôster aqui

TRAJETOS DE SENTIDO SOBRE O CONSUMO NO ESTILO DE VIDA SIMPLES
Gisele Dotto Reginato (Universidade Federal do Rio Grande do Su)
Acesse o resumo do pôster aqui

GT2: Politização e ambientalização do consumo

A CLASSE C ESTÁ “VERDE”? TENDÊNCIAS DE CONSUMO DA CLASSE C, ATRAVÉS DAS MARCAS E DOS PRODUTOS COM APELOS ECOLÓGICOS
Jacqueline Willik Corrêa (UFRJ)
Frederico Augusto Tavares Júnior (UFRJ)
Acesse o artigo completo aqui

"GOSTO DE COMPRAR PARA MIM, E NÃO PARA OS OUTROS": RELAÇÕES ENTRE CONSUMO, CIDADANIA E FELICIDADE
Jéssica Ferrer Eduardo de Amorim (UFPB)
Acesse o artigo completo aqui

A GENEALOGY OF THE ‘BLACK CONSUMER’ IN POST-APARTHEID SOUTH AFRICAN MEDIA: COUNTERPOINTS TO DISCOURSES OF CITIZENSHIP
Mehita Igani
Acesse o artigo completo aqui

ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS EM UM ESTUDO QUALITATIVO E EXPLORATÓRIO SOBRE OS HÁBITOS DE CONSUMO ENERGÉTICO E HÍDRICO DAS FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA DE BALSA NOVA.
Carol Zatorre Fileno (UFPR)
Aguinaldo dos Santos (UFPR)
Dioclésio Moreira Camelo (UFPR)
Carolina Daros (UFPR)
Diego Paulino Silvério (UFPR)
Acesse o artigo completo aqui

ASPIRAÇÕES DE CONSUMO DE JOVENS DE BAIXA RENDA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM UMA COMUNIDADE DA ZONA SUL CARIOCA
Fábio Francisco de Araujo (PUC-Rio)
Maria Francisco Jales de Araujo (Escola Sampaio Corrêa)
Marie Agnes Chauvel (UFSJ)
Marianne Fatio Schulze (PUC-Rio)
Renata Céli Moreira da Silva (PUC-Rio)
Acesse o artigo completo aqui

ATITUDES DOS CONSUMIDORES DE BAIXA RENDA EM RELAÇÃO ÀS RESTRIÇÕES DE LAZER
Ana Raquel Coelho Rocha (PUC-Rio)
Fábio Francisco de Araujo (PUC-Rio)
Paulo Cesar de Mendonça Motta (PUC-Rio)
Acesse o artigo completo aqui

CASA NOVA, VIDA NOVA! CONSUMO, DESPESAS E ENDIVIDAMENTO EM FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA
SHIRLEY ALVES TORQUATO (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE)
Acesse o artigo completo aqui

CIDADANIA ATRAVÉS DO CONSUMO: UM OLHAR ETNOGRÁFICO SOBRE A INCLUSÃO SOCIAL PELO CONSUMO NO CENTRO DE COMÉRCIO POPULAR DE PONTA GROSSA - PR
Gustavo Emanoel Pacheco Portes (UEPG)
Marcelo Engel Bronoski (UEPG)
Acesse o artigo completo aqui

CONSUMINDO EXPERIÊNCIAS: OS SIGNIFICADOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PARA JOVENS ALUNOS TRABALHADORES DE BAIXA RENDA
Marcelo de Rezende Pinto (PUC Minas)
Paula Karina Salume (PUC Minas)
Camila de Oliveira (PUC Minas)
Acesse o artigo completo aqui

CONSUMO E SIGNIFICAÇÃO SOCIAL: UM ESTUDO COM MULHERES FREQUENTADORAS DE SHOPPINGS CENTERS
Ângela Maria Cavalcanti Ramalho (UEPB)
Jaqueline Guimarães Santos (UFPE)
Delma Bulcão Paixão (UEPB)
Acesse o artigo completo aqui

EXCLUSÃO SOCIAL + INCLUSÃO DIGITAL = INCLUSÃO DESIGUAL?
Lucia Mury Scalco (UFRGS)
Acesse o artigo completo aqui

MIGRAÇÕES, CLASSES E CONSUMOS.
Marta Vilar Rosales
Acesse o artigo completo aqui

NÃO DEIXE O SAMBA MORRER: A ASCENSÃO SOCIAL DE UMA CULTURA PERIFÉRICA
Thiago Antônio de Oliveira Sá (UFTM)
Acesse o artigo completo aqui

NOVA CLASSE MÉDIA: UM DELÍRIO COLETIVO?
Eliana Vicente (UFF)
Acesse o artigo completo aqui

O LADO AVESSO DO SISTEMA CONSUMO-CRÉDITO: (SUPER)ENDIVIDAMENTO DO CONSUMIDOR
Inês Hennigen (UFRGS)
Acesse o artigo completo aqui

OS PASSEIOS DE EDNA E OUTRAS ANDANÇAS: INCLUSÃO E EXCLUSÃO NO SUPERMERCADO
Maria Elisabeth Goidanich (UFSC)
Acesse o artigo completo aqui

PRODUTOS FINANCEIROS E INCLUSÃO SOCIAL: UMA DISCUSSÃO SOBRE OS SENTIDOS SOCIAIS DO CRÉDITO ENTRE JOVENS UNIVERSITÁRIOS
Viviane Marinho Fernandes (UERJ)
Acesse o artigo completo aqui

REFLEXÕES ACADÊMICAS E DE MERCADO PARA O MARKETING NA BASE DA PIRÂMIDE
Vitor Koki da Costa Nogami (Universidade Estadual de Maringá (UEM))
Francisco Giovanni David Vieira (Universidade Estadual de Maringá (UEM))
Acesse o artigo completo aqui

REPRESENTAÇÕES DO SERVIÇO DOMÉSTICO EM PRODUÇÕES FICCIONAIS TELEVISIVAS: NOTAS SOBRE CONSUMO E DIFERENÇA SOCIAL
Carla Barros (UFF)
Acesse o artigo completo aqui

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DAS EMPRESAS NO VAREJO E COMÉRCIO JUSTO: UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA CARAS DO BRASIL, DO GRUPO PÃO DE AÇÚCAR
Christian Travassos
Acesse o artigo completo aqui

“CLASSE MÉDIA, EU?”: UMA ANÁLISE SOBRE CIDADANIA, CONSUMO E MOBILIDADE SOCIAL
Sara Esther Dias Zarucki Tabac (PUC-Rio)
Acesse o artigo completo aqui

“CONSUMO ESPELHO” E “CONSUMO PRECÁRIO”: UM EXERCÍCIO SOBRE IDENTIDADE E INCLUSÃO SOCIAL ENTRE OS MORADORES DA NOVA BRASÍLIA, COMPLEXO DO ALEMÃO
Sérgio Ricardo Rodrigues Castilho (UFF)
Acesse o artigo completo aqui

“GATO” DE ENERGIA ELÉTRICA TAMBÉM TEM PEDIGREE:FURTO E FRAUDE PELA PERSPECTIVA DA ELITE LOCAL DE UM BAIRRO POPULAR
Hilaine Yaccoub (PPGA/UFF)
Acesse o artigo completo aqui

“NÃO SOU DA NOVA CLASSE C, MAS EU COMPRO”: PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES DO CONSUMO DE UM GRUPO DE FAMÍLIAS BENEFICIADAS PELOS PROGRAMAS DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA
Michele de Lavra Pinto (Espm/RJ e FGV/RJ)
Acesse o artigo completo aqui

.:Pôsteres - GT2: Politização e ambientalização do consumo:.

A FELICIDADE NO CONSUMO: UM OLHAR PARA AS CLASSES POPULARES
Maria Angeluce Soares Perônico Barbotin (UFPB)
Anderson Moebus Retondar (UFPB)
Acesse o resumo do pôster aqui

AS CONSEQUÊNCIAS DE UMA (FALSA) MOBILIDADE SOCIAL: O CONSUMIDOR SUPERENDIVIDADO
Maria Clara Castellain Mayworm (UFF)
Pedro Paulo Vieira Da Silva Júnior (UFF)
Acesse o resumo do pôster aqui

AS RELAÇÕES ENTRE A CULTURA DA INFÂNCIA E A SOCIEDADE DO CONSUMO: ANÁLISE DAS RELAÇÕES DE CONSUMO ENTRE CRIANÇAS ESTUDANTES DE 1ª A 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO DISTRITO DE SANTA CECÍLIA - SP
Caterina de Castro Rino (FESP SP)
Acesse o resumo do pôster aqui

POLÍTICAS DE INCENTIVO AO CONSUMO DE PRODUTOS DA SOCIOBIODIVERSIDADE DA AMAZÔNIA LEGAL.
Lucélia Neves dos Santos (UFT)
Edmond Aziz Baruque Filho (TOBASA Bioindustrial)
Acesse o resumo do pôster aqui

USABILIDADE, ACEITAÇÃO E ADOÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O COMPORTAMENTO DE CONSUMIDORES DE PRODUTOS SOCIALMENTE INTEGRADOS.
Everaldo Marcelo Souza da Costa (Universidade da Amazônia - UNAMA)
Igor de Jesus Lobato Pompeu Gammarano (Universidade da Amazônia - UNAMA)
Emilio Jose Montero Arruda Filho (Universidade da Amazônia - UNAMA)
Acesse o resumo do pôster aqui

“ROUPA DE MARCA É PRA BALADA”: CONSUMO DE MODA MASCULINA POR CAMADAS POPULARES EMERGENTES – O CASO DA LOJA SPORTMIX
Hilaine Yaccoub (UFF/ ESPM)
Leonardo Mancini (ESPM)
Acesse o resumo do pôster aqui

GT3: Moda, gostos e estética

A ASCENSÃO SOCIAL DA “GATA BORRALHEIRA”: UMA DISCUSSÃO SOBRE A RECEPÇÃO DA TELENOVELA CHEIAS DE CHARME ENTRE UM GRUPO DE EMPREGADAS DOMÉSTICAS
Renata Guedes Mourão Macedo (Universidade de São Paulo)
Acesse o artigo completo aqui

A BUSCA INCESSANTE PELA BELEZA ATRAVÉS DO CONSUMO MIDIÁTICO
Maria do Carmo Carvalho (UNIMONTES)
Maria Da Luz Alves Ferreira (UNIMONTES)
Caroline Marci Fagundes (UNIMONTES)
Acesse o artigo completo aqui

A IMPORTÂNCIA DO CONFORTO E DO DESIGN NO CONSUMO DE CALÇADOS FEMININOS
Bárbara Dresch (Focal Pesquisas)
Gustavo Campos (Focal Pesquisas)
Acesse o artigo completo aqui

ARTE NA PELE, ESTILO DE VIDA NO CORPO: PENSANDO CONSUMO E ESTÉTICA ATRAVÉS DA PRÁTICA DA BODY MODIFICATION.
Julyana Vilar de França Manguinho (UFRN)
Acesse o artigo completo aqui

AS FORMAS DE APROPRIAÇÃO DO SIMBOLISMO DA MODA POR DEFICIENTES VISUAIS: A TEORIA TRICKLE-DOWN REVISITADA
Rodrigo Cassimiro de Freitas (UFLA)
Marcelo de Rezende Pinto (PUC-MINAS)
Solange Riveli de Oliveira (UFLA)
Acesse o artigo completo aqui

BELEZA OCULTA? RECATO E ESTILO NAS VESTIMENTAS DE MULHERES MUÇULMANAS NO BRASIL
Gisele Fonseca (UFF)
Solange Riva Mezabarba (UFF / Senai Cetiqt)
Acesse o artigo completo aqui

COMERCIALIZAÇÃO E CONSUMO DE VESTUÁRIO DE SEGUNDA MÃO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.
Sílvia Borges Corrêa (ESPM-RJ)
Veranise J. C. Dubeux (ESPM-RJ/PUC-Rio)
Acesse o artigo completo aqui

CONSUMO DE MÓVEIS DE MADEIRA DE DEMOLIÇÃO
Cassia de Oliveira Franco (UEM)
Olga Maria Coutinho Pepece (UEM)
Vinícius Marcelo de Jesus Fagundes (UEM)
Patrícia Bernardo (UEM)
Acesse o artigo completo aqui

CONSUMO SIMBÓLICO E O ESTILO COUNTRY NO AMBIENTE DE TRABALHO RURAL
Kaio Feroldi Motta (UEM)
Olga Maria Countinho Pépece (UEM)
Acesse o artigo completo aqui

CONSUMO, IDENTIFICAÇÃO E DISTINÇÃO ENTRE CORREDORES DE RUA.
Camila Augusta de Figueiredo Cartaxo (UFF)
Acesse o artigo completo aqui

CULTURA, ESFERA DO SIMBÓLICO E CONSUMO DE MODA: FORMAS DE REPRESENTAÇÃO
Polyanna Brandao Appel (PUCRS)
Acesse o artigo completo aqui

ESSE CORPO (NÃO) ME PERTENCE: REFLEXÕES SOBRE A POSSIBILIDADE DE AGÊNCIA DO INDIVÍDUO NO MERCADO ESTÉTICO-NORMATIVO
Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia (FGV/Ebape)
Eduardo André Teixeira Ayrosa (FGV/Ebape)
Acesse o artigo completo aqui

FILHA PODE USAR A MESMA ROUPA QUE A MÃE? UM ESTUDO PRELIMINAR SOBRE A ADULTIZAÇÃO DA MODA INFANTIL.
Renata Armelin Ferreira Barros
Tania Maria Almeida de Oliveira Gouveia (EBAPE/FGV)
Denise Franca Barros (Unigranrio)
Acesse o artigo completo aqui

GATSBY, DIOR E A PRODUÇÃO DO LUXO NA MODA NO SÉCULO XX
Fernanda Martineli (UnB)
Acesse o artigo completo aqui

MODA E SUSTENTABILIDADE: COMBINAÇÃO POSSÍVEL?
Maria Alice Vasconcelos Rocha (UFRPE)
Acesse o artigo completo aqui

MODA, CULTO AO CORPO E FETICHISMO. UMA REFLEXÃO SOBRE O CONSUMISMO NO SERIADO WILL&GRACE.
Bruno Thebaldi (UFF)
Acesse o artigo completo aqui

O CONSUMO DE PRODUTOS DE BELEZA POR SEIS BLOGUEIRAS CARIOCAS E SUAS IMPRESSÕES.
Camila Machion (Senai Cetiqt )
Acesse o artigo completo aqui

O DESPERTAR DOS ESTUDOS DO CONSUMO NAS CIÊNCIAS SOCIAIS E O PROTAGONISMO DA MODA
Julia Salgado (UFRJ)
Daniel Portugal (UFRJ)
Acesse o artigo completo aqui

O HEAVY METAL ENQUANTO INSTRUMENTO DE SUBJETIVAÇÃO E CONSUMO EM SUA DIMENSÃO ESTÉTICA.
Jéssica da Silveira Messias (UFRN)
Acesse o artigo completo aqui

O LADO HYPE DO BREGA: A REINTERPRETAÇÃO DE UM GÊNERO MUSICAL NAS NEGOCIAÇÕES ONLINE ENTRE O GLOBAL E O LOCAL
Lorena Mochel Reis (PUC Rio)
Acesse o artigo completo aqui

OS SIGNIFICADOS DA MODA PARA MULHERES NA TERCEIRA IDADE
Daniela Lopes (Faculdade Metropolitana de Maringá)
Fernanda Gabriela de Andrade Coutinho (UEM/Faculdade Metropolitana de Maringá)
Olga Maria Coutinho Pépece (UEM)
Acesse o artigo completo aqui

PRODUÇÃO DE PRESENÇA EM IMAGENS GASTRONÔMICAS NO INSTAGRAM
Alessandra Maia (Uerj)
Débora Gauziski de Figueredo Bueno (Uerj)
Acesse o artigo completo aqui

QUEM NÃO GOSTA DE SAMBA? GOSTO, CONSUMO E INTERCÂMBIO.
Thiago Antônio de Oliveira Sá (UFTM)
Acesse o artigo completo aqui

SOBRE A MODA: UMA ABORDAGEM SOCIOLÓGICA
LEANDRO BOECHAT (IESP/UERJ)
Acesse o artigo completo aqui

VALORES DE CONSUMO DO CORPO FEMININO: OBSERVANDO O CONSUMO DO CORPO DA MULHER
Karla Andrea Dulce Tonini (INJC UFRJ)
João Felipe Rammelt Sauerbronn (PPGA UNigranrio)
Acesse o artigo completo aqui

VISÃO INDIVIDUAL DO CONSUMO: SUSTENTABILIDADE TRAZ ESTILO E DISTINÇÃO SOCIAL
Gisele Dotto Reginato (Universidade Federal do Rio Grande do Su)
Acesse o artigo completo aqui

GT4: Globalização e circulação de bens e pessoas

"CIDADÃO GLOBAL": PRÁTICAS DE CIRCULAÇÃO DE PESSOAS NO CONTEXTO DE PROGRAMAS DE INTERCÂMBIOS CULTURAIS
Patricia Kunrath Silva (UFRGS)
Acesse o artigo completo aqui

DA OBRA DE ARTE À REPRODUTIBIDADE ECONÔMICA: COMO O LUXO CONDICIONA A ALTA-COSTURA À PERFUMARIA
MORGANA DE MELO MACHADO HAMESTER (UFSM)
Acesse o artigo completo aqui

EDUCAÇÃO NO CONTEXTO CAPITALISTA E SEUS DESDOBRAMENTOS NA LÓGICA DO CONSUMO
tiago melgarejo do amaral giordani (UFRGS)
Acesse o artigo completo aqui

GLOBALIZAÇÃO ALIMENTAR: ALGUNS EFEITOS DOS FLUXOS INTERNACIONAIS DE PESSOAS E IDEIAS À MESA
Joana Angélica Pellerano (PUC - SP)
Acesse o artigo completo aqui

NOVAS TECNOLOGIAS E COMPORTAMENTO DE CONSUMO: UM ESTUDO CROSS-CULTURAL ENTRE OS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA
Igor de Jesus Lobato Pompeu Gammarano (Universidade da Amazônia - UNAMA)
Everaldo Marcelo Souza da Costa (Universidade da Amazônia - UNAMA)
Emilio Jose Montero Arruda Filho (Universidade da Amazônia - UNAMA)
Acesse o artigo completo aqui

O ATO DE COLECIONAR COMO CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA: GLOBALIZAÇÃO, CONSUMO E EMOÇÃO NAS COLEÇÕES DE FÃS
Patricia Coralis (UERJ / PUC-Rio)
Acesse o artigo completo aqui

“CIDADÃO GLOBAL”: PRÁTICAS DE CIRCULAÇÃO DE PESSOAS NO CONTEXTO DE PROGRAMAS DE INTERCÂMBIOS CULTURAIS
Patricia Kunrath Silva (Universidade Federal do Rio Grande do Su)
Acesse o artigo completo aqui

.:Pôsteres - GT4: Globalização e circulação de bens e pessoas:.

A LOGÍSTICA REVERSA COMO FERRAMENTA PARA A PROMOÇÃO DE UM CONSUMO CONSCIENTE
Ana Paula Correia Machado (UFPE)
Carla Regina Pasa Gómez (UFPE)
Acesse o resumo do pôster aqui

GT5: Tendências do consumo alimentar

A PROPAGANDA DO CONSUMO DE LUXO: UMA ANÁLISE DA SEMIÓTICA E DA PRÁTICA DISCURSIVA DAS PEÇAS PUBLICITÁRIAS DE CAFÉS ESPECIAIS
Rodrigo Cassimiro de Freitas (UFLA)
Sâmara Borges Macedo (UFLA)
Aline Pereira Sales (UFLA)
Paulo Henrique Montagnana Vicente Leme (UFLA)
Ricardo de Souza Sette (UFLA)
Acesse o artigo completo aqui

A VAQUINHA MIMOSA: IDEALIZAÇÕES E CONTRADIÇÕES DO CONSUMO DO RURAL
Raquel Rau (UFRGS - PGDR)
Renata Menasche (UFPel)
Acesse o artigo completo aqui

CONFIGURAÇÕES DO RISCO NAS COMPRAS DE ALIMENTOS EM SUPERMERCADOS DO RIO DE JANEIRO
Flavia Galindo (UFRRJ)
Alexandre Escobar (UFRRJ)
Anderson Renon (UFRRJ)
Hueider Guerreiro (UFRRJ)
Jony Cipolatti (UFRRJ)
Mario F.Mendes (UFRRJ)
Acesse o artigo completo aqui

COZINHA SUSTENTÁVEL :A RESSIGNIFICAÇÃO DO ESPAÇO CULINÁRIO?
CARLA PIRES VIEIRA DA ROCHA (Universidade Federal do Rio Grande do Su)
Acesse o artigo completo aqui

DEMOCRACIA E DISTINÇÃO NO ATUAL DISCURSO GASTRONÔMICO
Thiago Gomide Nasser (IESP/UERJ)
Acesse o artigo completo aqui

EMBALAGENS DE ALIMENTOS: BOAS PARA PENSAR
Danielle Neugebauer Wille (UFPel)
Renata Menasche (UFPel)
Acesse o artigo completo aqui

MAIS SAÚDE, MAIS SABOR: OS SIGNIFICADOS DO CONSUMO DE PRODUTOS ORGÂNICOS POR MULHERES
Cristiane Fátima Alves (Faculdade Metropolitana de Maringá)
Fernanda Gabriela de Andrade Coutinho (UEM/Faculdade Metropolitana de Maringá)
Acesse o artigo completo aqui

O GLOBAL E O LOCAL NA ALIMENTAÇÃO DOMÉSTICA – E O QUE ISSO TEM A VER COM SUSTENTABILIDADE?
Marcelo Jacques Fonseca (Unisinos)
Acesse o artigo completo aqui

O PÃO NOSSO DE CADA DIA. REGIOSIDADE E CONSUMO NA IMIGRAÇÃO ALEMÃ.
Joana Bahia (uerj)
Acesse o artigo completo aqui

O VEGETARIANISMO COMO ESTILO DE VIDA E POSTURA DE CONSUMO: UMA ANÁLISE DOS FATORES INFLUENTES NA ADOÇÃO DE UMA DIETA VEGETARIANA.
Anderson Ricardo Rodrigues (UFLA)
Daniel de Rezende Carvalho (UFLA)
Solange Riveli de Oliveira (UFLA)
Rodrigo Cassimiro de Freitas (UFLA)
Ricardo de Souza Sette (UFLA)
Acesse o artigo completo aqui

OS SÍTIOS SIMBÓLICOS DE PERTENCIMENTO DOS IMIGRANTES E DOS CABOCLOS DO OESTE DE SANTA CATARINA A PARTIR DO “IDIOMA DA COMIDA”.
Clovis Dorigon (Epagri)
Arlene Renk (Unochapeco)
Acesse o artigo completo aqui

PRODUTOS ORGÂNICOS: COMO COMPETIR COM A CONCORRÊNCIA SEM PERDER A ESSÊNCIA?
Nayara Pasqualotto (UTFPR)
Marisa Biali Corá (UTFPR)
Wilson Itamar Godoy (UTFPR)
Acesse o artigo completo aqui

RELAÇÕES ENTRE AGRICULTORES AGROECOLÓGICOS E DIFERENTES CONSUMIDORES EM PELOTAS E CANGUÇU, RS.
Lisiane Gonçalves Brolese (UFRGS)
Patrícia dos Santos Pinheiro (UFRRJ)
Acesse o artigo completo aqui

SINGULARIDADES DOS HÁBITOS ALIMENTARES ENTRE FAMÍLIAS RURAIS E URBANAS NA REGIÃO DO BICO DO PAPAGAIO
VEGRO, C.L.R (IEA)
PINO, F.A (IEA)
Acesse o artigo completo aqui

TABULEIRO DA BAIANA DE ACARAJÉ: AS PRÁTICAS SOCIAIS E OS ELEMENTOS SIMBÓLICOS.
Debora Simões de Souza (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO)
Acesse o artigo completo aqui

USOS SOCIAIS DO ESPAÇO DO SHOPPING CENTER: DA SUBVERSÃO NA CULTURA DO CONSUMO FAST FOOD
Anna Christina Freire Barbosa (UFRN / UNEB)
Maria Pascoa do Vale (UFRN)
Lore Fortes (UFRN)
Acesse o artigo completo aqui

VIVÊNCIAS, EXPERIÊNCIAS E POLÍTICAS ALIMENTARES INCORPORADAS: AS RELAÇÕES DAS CRIANÇAS COM A COMIDA ESCOLAR
Monica Truninger (Instituto de Ciencias Sociais, U. Lisboa)
Ana Horta (Instituto de Ciencias Socias, U. Lisboa)
Sílvia Alexandre (SOCIUS-ISEG)
José Teixeira (Instituto de Ciencias Sociais U. Lisboa)
Vanda A. Silva (CRIA-ISCTE-IUL)
Acesse o artigo completo aqui

.:Pôsteres - GT5: Tendências do consumo alimentar:.

AGRICULTURA LOCAL: AVALIANDO O PERFIL DOS CONSUMIDORES DE HORTALIÇAS ORIUNDAS DE UMA LOCALIDADE BARRAMANSENSE
Vivian da Silva Cabral (UBM -Centro Universitário de Barra Mansa)
Jucimara Martins dos Santos (UBM- Centro Universitário de Barra Mansa)
Acesse o resumo do pôster aqui

CHEGOU A HORA DE BEIJAR O SAPO? ATITUDES DO CONSUMIDOR BAIXA RENDA DE SÃO PAULO, CAPITAL, EM RELAÇÃO A ALIMENTOS ORGÂNICOS.
Maria de Lourdes Bacha (CCL Universidade Presbiteriana Mackenzie)
Celso Figueiredo (CCL Universidade Presbiteriana Mackenzie)
Acesse o resumo do pôster aqui

GT6: Consumo, marketing, comunicação e sociedade

A COMPRA E O NÃO USO DE MAQUIAGENS: UM ESTUDO EM BLOGS
Caroline Agne Vanzellotti (ESPM e Coppead/UFRJ)
Nathália Guimarães Cardoso (ESPM)
Acesse o artigo completo aqui

A UTILIZAÇÃO DA INTERNET E O INCENTIVO DO CONSUMO DE PRODUTOS “DESMATERIALIZADOS”: NETFLIX E A MUDANÇA DE COMPORTAMENTO NA AQUISIÇÃO DE FILMES NO BRASIL.
Letícia Salem Herrmann Lima (UTP)
Letícia Salem Herrmann Lima (UTP)
Acesse o artigo completo aqui

ASPECTOS PSICOSSOCIAIS DO CONSUMO INFANTIL: IMPLICAÇÕES PARA A INFÂNCIA E RELAÇÕES COM A SOCIEDADE
Gracielle dos Santos Santana (UFMA)
Jean Marlos Pinheiro Borba (UFMA)
Aline Pereira Campêlo (UFMA)
Raíssa Nayara Pereira Mota (UFMA)
Fernanda dos Santos Lopes (UFMA)
Acesse o artigo completo aqui

CONECTADOS VIVEMOS MELHOR: PUBLICIDADE, UBIQUIDADE E DISCURSO.
Izabela Domingues da Silva (UFPE)
Acesse o artigo completo aqui

CONHECENDO A REDE ECOLÓGICA: UMA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE EM UM GRUPO DE CONSUMIDORES DE ALIMENTOS ORGÂNICOS
Paula Porto de Pontes Valentim (COPPEAD - UFRJ)
Luis Fernando Hor-Meyll Alvarez (IAG - Puc-Rio)
Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa (IAG - Puc-Rio)
Acesse o artigo completo aqui

CONSTRUÇÕES SIMBÓLICAS E IMAGENS DO BRASIL NO CONSUMO DA TELENOVELA BRASILEIRA POR ESTUDANTES AFRICANOS.
Chirley Ferreira Mendes (Universidade de Brasília - Unb)
Acesse o artigo completo aqui

CONSUMO E POLÍTICAS PÚBLICAS: VALE-CULTURA COMO ESTRATÉGIA PARA AMPLIAÇÃO DO ACESSO A PRODUTOS E SERVIÇOS CULTURAIS
Pedro José Braz (SEPLAG/RJ)
Maria Rita Resende Martins da Costa Braz (UNIGRANRIO/RJ)
Acesse o artigo completo aqui

COPA DO MUNDO, PUBLICIDADE E CONSUMO EM 2010: O CASO BRAHMA
Camila Augusta Alves Pereira (Universidade Estadual do Rio de Janeiro)
Acesse o artigo completo aqui

DISCURSO PUBLICITÁRIO E O CONSUMO DE (I)MOBILIDADE: A PUBLICIDADE COMO POTÊNCIA NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO
Maria Alice de Faria Nogueira (CPDOC/FGV RJ)
Acesse o artigo completo aqui

NÃO SÓ O MORRO FOI FEITO DE SAMBA: CONSUMO, COMUNICAÇÃO E APROPRIAÇÃO CULTURAL
Thiago Antônio de Oliveira Sá (UFTM)
Acesse o artigo completo aqui

O CONSUMIDOR DE TERCEIRA IDADE NO SÉCULO XXI: UMA ANÁLISE DA MUDANÇA DE COMUNICAÇÃO DOS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS DIRIGIDOS A IDOSOS
Fábio Francisco de Araujo (PUC-Rio)
Letícia Moreira Casotti (UFRJ)
Renata Céli Moreira da Silva (PUC-Rio)
Luis Alexandre Grubits de Paula Pessôa (PUC-Rio)
Acesse o artigo completo aqui

O DINHEIRO ANUNCIADO - PUBLICIDADE BANCÁRIA NO BRASIL
Bianca Leite Dramali (PUC-Rio)
Acesse o artigo completo aqui

O HIPERCONSUMIDOR: IMAGINÁRIOS, SEDUÇÃO E PUBLICIDADE NAS FASTFASHIONS
Carolina Conceicao e Souza (pesquisadora independente)
Acesse o artigo completo aqui

O VALOR DA TENDÊNCIA NO MERCADO DE COMUNICAÇÃO
BRENO DA SILVA CARVALHO (UFBA)
Acesse o artigo completo aqui

OBJECTOS SUSTENTÁVEIS PARA UM HABITAR SUSTENTÁVEL
Mafalda Marques Ribeiro da Silva Casais (TU Delft)
Rita Assoreira Almendra (FAUTL)
Acesse o artigo completo aqui

PROPOSIÇÕES DE SENTIDOS SOBRE A CORPOREIDADE: REGULAÇÕES DO CORPO PARA CONSUMOS
Mário Pereira Borba (UFRGS)
Inês Hennigen (UFRGS)
Acesse o artigo completo aqui

QUANDO O CINEMA É A MAIOR SOFISTICAÇÃO: EXPERIÊNCIAS SENSÍVEIS, DESEJO E PRÁTICAS DE CONSUMO NAS SALAS EXIBIDORAS DE LUXO DO RIO DE JANEIRO
Talitha Gomes Ferraz (UFRJ)
Lucia Santa Cruz (ESPM/RJ)
Acesse o artigo completo aqui

REPENSANDO RSC EM MARKETING NO BRASIL
Viviane Campos de Menezes (EBAPE - FGV)
Alexandre Faria (EBAPE - FGV)
Acesse o artigo completo aqui

RESGATANDO O MERCADO EM ESTUDOS DE CONSUMO
Alexandre Faria (EBAPE-FGV)
Francisco Giovanni David Vieira (UEM)
Luis Araujo (LUMS-University of Lancaster)
Acesse o artigo completo aqui

TRADIÇÃO COMO ATRIBUTO DA IDENTIDADE DA MARCA
Carlos Augusto Septímio de Carvalho (Coppead/UFRJ)
Victor Manoel Cunha de Almeida (Coppead/UFRJ)
Glêdson Araújo Santos Pereira Cunha (Coppead/UFRJ)
Acesse o artigo completo aqui

TRAJETÓRIAS DE CONSUMO E VENDA DE COSMÉTICOS: ALGUMAS DIMENSÕES E POSSIBILIDADES.
Luana Paula Peixoto Aglio dos Passos (Universidade Federal do Espírito Santo)
Sérgio Robert de Sant'Anna (Universidade Federal do Espírito Santo)
Teresa Cristina Janes Carneiro (Universidade Federal do Espírito Santo)
Acesse o artigo completo aqui

UMA INVESTIGAÇÃO A RESPEITO DO SENTIMENTO DE VERGONHA ASSOCIADO AO CONSUMO
João Felipe Rammelt Sauerbronn (PPGA Unigranrio)
Eduardo Andre Teixeira Ayrosa (EBAPE FGV-RJ)
Acesse o artigo completo aqui

USO DE SACOLAS PLÁSTICAS: UM ESTUDO BASEADO EM ATITUDES DOS CONSUMIDORES DA BAIXA RENDA RESIDENTES EM SÃO PAULO, CAPITAL.
Maria de Lourdes Bacha (CCL Universidade Presbiteriana Mackenzie)
Celso Figueiredo (Uso de Sacolas Plásticas: um estudo base)
Acesse o artigo completo aqui

.:Pôsteres - GT6: Consumo, marketing, comunicação e sociedade :.

A BRASILIDADE NA PUBLICIDADE: A GISELE BÜNDCHEN NA CAMPANHA PARA O BANCO DO BRASIL
Vanessa de Moraes Ribeiro (UERJ)
Gustavo Boaventura (UERJ)
Eduardo Bianchi (UERJ)
Acesse o resumo do pôster aqui

A TEORIA DA CULTURA DO CONSUMO NO CONTEXTO DO MARKETING DE SERVIÇOS: REFLEXÕES E PROVOCAÇÕES
Marcelo de Rezende Pinto (PUC Minas)
Rodrigo Cassimiro de Freitas (UFLA)
Acesse o resumo do pôster aqui

AS DINÂMICAS DO CONSUMO DAS ARTES MARCIAIS MISTAS: FORMAÇÃO DO GOSTO E DE NOVOS CONSUMIDORES
Felipe Chaves Guimaraes (Universidade Federal de Alagoas)
Acesse o resumo do pôster aqui

ATO DE PRESENTEAR NA FAMÍLIA: PROPOSTA DE UM MODELO DE CONSTRUÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE SIGNIFICADOS
Fernanda Gabriela de Andrade Coutinho (UEM/Faculdade Metropolitana de Maringá)
Francisco Giovanni David Vieira (UEM)
Olga Maria Coutinho Pépece (UEM)
Acesse o resumo do pôster aqui

CONSUMO DE BENS INTANGÍVEIS – VARIÁVEIS ENVOLVIDAS NO CONSUMO DE OBRAS AUDIOVISUAIS
CARLA SOBROSA (SENAC-SP)
Acesse o resumo do pôster aqui

DETERMINANTES DO CONSUMO DE PRODUTOS DE LUXO: TEORIA E PRÁTICA PARA O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DO SUDESTE GOIANO
Mariana de Araújo Pacheco (Universidade Federal de Goias)
Solon Bevilacqua (Universidade Federal de Goias)
Acesse o resumo do pôster aqui

GT7: Cidadãos e consumidores na rede: dramas, confrontos e participação

A MAC, AS BLOGUEIRAS E AS MORTAS DE JUAREZ: MAPEANDO A CONTROVÉRSIA SOBRE A COLEÇÃO MAC/RODARTE 2010 NOS BLOGS SOBRE COSMÉTICOS
Eliane Tânia Freitas (UFRN)
Acesse o artigo completo aqui

CONSUMINDO MENOS CARBONO E GANHANDO FELICIDADE: INCITAMENTOS PUBLICITÁRIOS E CONSTITUIÇÃO DE REGIMES DE VERDADE SOBRE A CONEXÃO DIGITAL NO CONTEMPORÂNEO
Camila Mozzini (UFRGS)
Inês Hennigen (UFRGS)
Acesse o artigo completo aqui

CROWDFUNDING: PROBLEMATIZANDO PARTICIPAÇÃO SOCIAL, CONSUMO E MECANISMOS DE VISIBILIZAÇÃO
Bruna Gazzi Costa (UFRGS)
Fabiane Langon Lorenzi (UFRGS)
Inês Hennigen (UFRGS)
Acesse o artigo completo aqui

MAGAZINE VOCÊ - UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS NOVAS CONFIGURAÇÕES DO VAREJO NO COMÉRCIO ELETRÔNICO
Janaina de Holanda Costa Calazans (FBV)
Jorge Borges (FBV)
Raquel Lima Ramos Ferraz (Unicap)
Acesse o artigo completo aqui

META-REALISMOS DIGITAIS: CONSUMO E CRÍTICA SOCIAL NO MUNDO VIRTUAL SECOND LIFE
DEBORA KRISCHKE LEITAO (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA)
Acesse o artigo completo aqui

NAVEGANDO EM EMBARCAÇÕES CLANDESTINAS NA MARÉ: O CONSUMO DO ACESSO À INTERNET POR MEIO DE "GATOS"
Patricia P. Pavesi (UFES)
Acesse o artigo completo aqui

O CIBERESPAÇO E A PERSPECTIVA DE UMA NOVA ESFERA PÚBLICA: O MOVIMENTO SOCIAL DA HASHTAG “#FORAMICARLA” EM NATAL-RN
Raquel Souza da Silva (UFRN)
Acesse o artigo completo aqui

O CONSUMIDOR INSATISFEITO NAS MÍDIAS SOCIAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA A EMERGÊNCIA DE UM CONSUMIDOR-CIDADÃO?
Karen Miranda Chequer (PUC Minas e Universidade de Itaúna)
Marcelo de Rezende Pinto (PUC Minas)
Acesse o artigo completo aqui

O ESPAÇO VIRTUAL E SUAS APREENSÕES: UM ESTUDO SOBRE INTERESSE E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA NA VIRTUALIDADE
Joyce Medeiros de Melo (Universidade Federal do Pará)
Acesse o artigo completo aqui

TÍTULO DO TRABALHO
Autor do trabalho (Instituição)
Acesse o artigo completo aqui

“PEIXES” E “OFERTEIROS”: O AVESSO DAS COMPRAS COLETIVAS NAS OFERTAS PARA RESTAURANTES NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Flavia Galindo (UFRRJ)
Rafael Soares Pinto (UFRRJ)
Bernardo Mudjalieb (UFRRJ)
Acesse o artigo completo aqui

.:Pôsteres - GT7: Cidadãos e consumidores na rede: dramas, confrontos e participação

DESIGN E CIDADANIA: UM ESTUDO SOBRE PROJETOS DE SUPORTE A NOVAS PRÁTICAS COLABORATIVAS CIDADÃS
Renata Domingues Barros (PUC-Rio)
Vera Damazio (PUC-Rio)
Acesse o resumo do pôster aqui

REDES SOCIAIS, MILITÂNCIA E OS PROTESTOS DO #OCCUPYWALLSTREET
Paula Falcão de Souza (UFRJ)
Acesse o resumo do pôster aqui

GT8: Mercados informais, ilícitos e “alternativos”

ETNOGRAFIA DA INFORMALIDADE: ASPECTOS DE UMA INVESTIGAÇÃO ETNOGRÁFICA NO CENTRO DE COMÉRCIO POPULAR DE PONTA GROSSA - PR
Gustavo Emanoel Pacheco Portes (Universidade Estadual de Ponta Grossa )
Marcelo Engel Bronoski (Universidade Estadual de Ponta Grossa )
Acesse o artigo completo aqui

IDOLATRIA E PRODUÇÃO MATERIAL NA CONSTRUÇÃO DAS COLEÇÕES DE FÃS
Patricia Coralis (UERJ / PUC-Rio)
Acesse o artigo completo aqui

MERCADO DO PRAZER: CORPO, CONSUMO E BELEZA NOS CLASSIFICADOS DOS JORNAIS
Rute de Alencar Frota (Uece)
Acesse o artigo completo aqui

MERCADOS RESIDUAIS? UMA REFLEXÃO ETNOGRÁFICA SOBRE A (RE)CRIAÇÃO DE BENS E A PRODUÇÃO DE VALOR NA ATIVIDADE DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS
Maria Raquel Passos Lima (PPGSA/UFRJ)
Acesse o artigo completo aqui

O CONSUMO SIMBÓLICO DOS PRODUTOS DE MARCA NA RUA 25 DE MARÇO
Alhen Rubens Silveira Damasceno (ECA-USP)
Acesse o artigo completo aqui

O MAPA DO TESOURO: O CONSUMO DE PIRATARIA NO MERCADO POPULAR URUGUAIANA - RIO DE JANEIRO
Cecília Elisabeth Barbosa Soares (UFRJ)
Acesse o artigo completo aqui

O PAPEL DO CONSUMO NAS REDES AGROALIMENTARES ALTERNATIVAS: CONFIANÇA, INTERAÇÃO SOCIAL E REFLEXIVIDADE
Abel Cassol (UFRGS)
Acesse o artigo completo aqui

OS SENTIDOS SOCIAIS DO VALOR: MERCADO IMOBILIÁRIO DO MORRO DO CAVALÃO
karla pinho da fonseca leite (uff)
Acesse o artigo completo aqui

RESPONSABILIDADE, QUALIDADE DE VIDA E SUSTENTABILIDADE: NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE O CONSUMO DE MACONHA ENTRE JOVENS PAULISTANOS DE CLASSE MÉDIA
Eduardo da Silva Garcia (USP)
Acesse o artigo completo aqui

SUJEITOS RESPONSÁVEIS: NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE O CONSUMO DE DROGAS ENTRE JOVENS PAULISTANOS DE CLASSE MÉDIA
Eduardo da Silva Garcia (USP)
Eduardo da Silva Garcia (USP)
Acesse o artigo completo aqui