GT1: Politização e ambientalização do consumo |
A AGENDA 21 LOCAL DO MUNICÍPIO DE ASSÚ/RN E OS REFLEXOS NEGATIVOS CAUSADOS POR AUSÊNCIAS DE PROJETOS E AÇÕES FOCADAS EM PRÁTICAS COTIDIANAS DE CONSUMO. FRANCISCO ASSIS DA CUNHA NETO (UFRN)
|
A IDEOLOGIZAÇÃO DO CONSUMO CONSCIENTE: SOBERANIA DO CONSUMIDOR E LIBERDADE DE ESCOLHA NO CASO EXEMPLAR DO INSTITUTO AKATU MONICA YOSHIZATO BIERWAGEN (UNIRB - Faculdade Regional da Bahia)
|
A PRÁTICA DO CONSUMO E OS NÍVEIS DE CONSCIÊNCIA: UM ENSAIO SOBRE CONSUMO CONSCIENTE SOB A PERSPECTIVA FILOSÓFICA DE HEGEL Minelle Enéas da Silva (UFRGS) Tomás Farcic Menk (UFRGS)
|
AS BASES SOCIAIS E ATITUDINAIS DA POLITIZAÇÃO DO CONSUMO: O CASO DO BRASIL Fabián Echegaray (Market Analysis)
|
COMPORTAMENTOS DE CONSUMO: RACIONALIDADE ECONÔMICA VS. RACIONALIDADE ECOLÓGICA Ceres Grehs Beck (IFPB) Rita de Cássia de Faria Pereira (UFPB)
|
CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E SUA INFLUÊNCIA NA INTENÇÃO DE UTILIZAÇÃO DE SACOLA PLÁSTICA TRADICIONAL ONDE NÃO HÁ RESTRIÇÕES AO SEU USO Roseli de Oliveira Silva (UNIFEMM) Bruno Pellizzaro Dias Afonso (Universidade FUMEC) Tarcisio Afonso
|
CONSCIÊNCIA AMBIENTAL, ATITUDES E INTENÇÃO DE USO DAS SACOLAS PLÁSTICAS NÃO RECICLÁVEIS Erika Gonçalves Santos (FATEC – Faculdade de Tecnologia do Comér) BRUNO PELLIZZARO DIAS AFONSO (FUMEC) TARCISIO AFONSO (Fundação Pedro Leopoldo)
|
CONSUMO DA QUALIDADE DOS QUEIJOS NO BRASIL: A FRAGILIDADE DOS ARRANJOS INSTITUCIONAIS E ORGANIZACIONAIS EM TORNO DA VARIABILIDADE INDUSTRIAL E DAS TIPICIDADES ARTESANAIS Marie Anne Najm Chalita (IEA/SAA/SP) Dirceu da Silva (UNICAMP/SP)
|
CONSUMO ENERGÉTICO E REDES DE INTERCÂMBIO PARA AÇÃO POLÍTICA E EXERCÍCIO DA CIDADANIA Ângela Maria Cavalcanti Ramalho (UEPB) Verônica Macário de Oliveira (UFCG/UFPE) Gesinaldo Ataíde Cândido (UFCG)
|
EMPRESARIADO, RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E CONSUMO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O INSTITUTO AKATU PELO CONSUMO CONSCIENTE Francisco Jose Mendes Duarte (UFF) João Bôsco Hora Góis (UFF) Maria de Fátima Portilho (UFRRJ)
|
ENTRE A DÍVIDA E A DÁDIVA: AS RELAÇÕES DE RECIPROCIDADE ENTRE O COMÉRCIO JUSTO E A AGRICULTURA FAMILIAR Nathalia Lima Pinto (Universidade Federal de Santa Maria) José Marcos Froehlich (Universidade Federal de Santa Maria)
|
GRAUS DE INTERVENÇÃO DE UM ÓRGÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR EM CONFLITOS NO MERCADO DE CONSUMO João Felipe Salomão
|
NA PEGADA DO AMBIENTALISMO: DISCURSOS E PRÁTICAS DE CONSUMO Tais Penna de Queiroz (PPGA / UFF) Laura Graziela Figueiredo Fernandes Gomes (PPGA / UFF) Maria de Fátima (CPDA / UFRRJ)
|
O PROCESSO DE MITOLOGIZAÇÃO DA “MARCA” CHICO MENDES E A PROMOÇÃO DA ESTRATÉGIA DE SUSTENTABILIDADE Fabiana Mesquita Fonseca (UFRJ) Frederico Augusto Tavares Junior (UFRJ) Marta de Azevedo Irving (UFRJ)
|
O QUE É O ANIMAL? TENSÕES ENTRE NATUREZA E CULTURA NA ÉTICA VEGANA Taiane Linhares (UFRJ)
|
OS VALORES PESSOAIS ASSOCIADOS AO CONSUMO POLÍTICO: UM ESTUDO COM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS Caio Mascarello Teixeira (UFRGS/EA) Jonas Cardona Venturini (UFRGS/PPGA) Marcia Dutra de Barcellos (UFRGS/PPGA)
|
POTENCIAL DE VALOR PERCEBIDO POR CONSUMIDORES EM PROGRAMAS DE DESCARTE DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS EM REDES SUPERMERCADISTAS Daniela (UFRGS) Daniel Dapper (UFRGS)
|
“CAUSEMERS” – O PERFIL DOS CONSUMIDORES DE PRODUTOS ORGÂNICOS DA REDE ECOLÓGICA (RJ) Camila Batista (CPDA/UFRRJ) ((CPDA/UFRRJ)) Fátima Portilho ((CPDA/UFRRJ))
|
“SACO É UM SACO?”: RESTRIÇÃO AO USO DE SACOLAS PLÁSTICAS EM SUPERMERCADOS E A PERCEPÇÃO DE CONSUMIDORES DA CLASSE C DE DUAS CAPITAIS BRASILEIRAS Izabelle Fernanda Silveira Vieira (CPDA/UFRRJ) Fátima Portilho (UFRRJ) José Mauro Gonçalves Nunes (UERJ)
|
..::POSTÊRES - GT1: Politização e ambientalização do consumo::.. ALIMENTAÇÃO, CONSUMO POLÍTICO E VEGANISMO ENTRE UM GRUPO DE PUNKS-ANARQUISTAS Diego Breno Leal Vilela (UFRN)
|
ANTICONSUMO NO BRASIL: REFLEXÕES SOBRE OS ESTUDOS EXISTENTES E PROPOSTA DE UMA AGENDA DE PESQUISA Marie Agnes Chauvel (Universidade Federal São João del Rei) Renata Céli Moreira da Silva (IAG/PUC-Rio) Fábio Francisco de Araujo (IAG/PUC-Rio) Luis Fernando Hor-Meyll (IAG/PUC-Rio)
|
CIDADANIA NAS RELAÇÕES DE CONSUMO: UMA CONSTRUÇÃO ASSIMÉTRICA Francisco Giovanni David Vieira (Universidade Estadual de Maringá) Olga Maria Coutinho Pépece (Universidade Estadual de Maringá)
|
CONSUMO E SUSTENTABILIDADE: UM OLHAR CRÍTICO EM ESTUDOS NO CAMPO DA PESQUISA DE CONSUMIDOR NO CONTEXTO DO ENANPAD E DO EMA Verônica Macário de Oliveira (UFCG/UFPE) Shirley Arruda Santana (UFPE) Carla Regina Pasa Gomez (UFPE) Salomão Alencar de Farias (UFPE)
|
JUVENTUDE E CONSUMO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: ESTUDO EMPÍRICO SOBRE O (RE) POSICIONAMENTO ENTRE JOVENS DA PERIFERIA DE FORTALEZA Katiane Farias Teixeira (UFC) Alcides Fernando Gussi (UFC)
|
MIOPIA VERDE: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DA AMBIENTALIZAÇÃO E DA SUSTENTABILIDADE NA VISÃO DE CONSUMIDORAS DA MODA CARIOCA Renata Andreoni Barboza (UGF - Universidade Gama Filho) Rogerio Ramalho da Silva (UGF - Universidade Gama Filho) Eduardo Andre Teixeira Ayrosa (EBAPE-FGV)
|
POSSO AJUDAR? UMA DISCUSSÃO SOBRE A INSERÇÃO DO TERCEIRO SETOR NA REDE DE INFLUÊNCIAS PARA A EFETIVAÇÃO DO CONSUMO SUSTENTÁVEL Minelle Enéas da Silva (UFRGS) Ana Paula Ferreira Alves (UFRGS) Luis Felipe Machado Nascimento (UFRGS)
|
SOCIEDADE DE CONSUMO E MEIO AMBIENTE NAS PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E NA CONSTITUIÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL Idalice Ribeiro Silva Lima (UFTM) Thiago Antônio de Oliveira Sá (UFTM)
|
TRAJETOS DE SENTIDO SOBRE O CONSUMO NO ESTILO DE VIDA SIMPLES Gisele Dotto Reginato (Universidade Federal do Rio Grande do Su)
|
GT2: Politização e ambientalização do consumo |
A CLASSE C ESTÁ “VERDE”? TENDÊNCIAS DE CONSUMO DA CLASSE C, ATRAVÉS DAS MARCAS E DOS PRODUTOS COM APELOS ECOLÓGICOS Jacqueline Willik Corrêa (UFRJ) Frederico Augusto Tavares Júnior (UFRJ)
|
"GOSTO DE COMPRAR PARA MIM, E NÃO PARA OS OUTROS": RELAÇÕES ENTRE CONSUMO, CIDADANIA E FELICIDADE Jéssica Ferrer Eduardo de Amorim (UFPB)
|
A GENEALOGY OF THE ‘BLACK CONSUMER’ IN POST-APARTHEID SOUTH AFRICAN MEDIA: COUNTERPOINTS TO DISCOURSES OF CITIZENSHIP Mehita Igani
|
ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS EM UM ESTUDO QUALITATIVO E EXPLORATÓRIO SOBRE OS HÁBITOS DE CONSUMO ENERGÉTICO E HÍDRICO DAS FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA DE BALSA NOVA. Carol Zatorre Fileno (UFPR) Aguinaldo dos Santos (UFPR) Dioclésio Moreira Camelo (UFPR) Carolina Daros (UFPR) Diego Paulino Silvério (UFPR)
|
ASPIRAÇÕES DE CONSUMO DE JOVENS DE BAIXA RENDA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM UMA COMUNIDADE DA ZONA SUL CARIOCA Fábio Francisco de Araujo (PUC-Rio) Maria Francisco Jales de Araujo (Escola Sampaio Corrêa) Marie Agnes Chauvel (UFSJ) Marianne Fatio Schulze (PUC-Rio) Renata Céli Moreira da Silva (PUC-Rio)
|
ATITUDES DOS CONSUMIDORES DE BAIXA RENDA EM RELAÇÃO ÀS RESTRIÇÕES DE LAZER Ana Raquel Coelho Rocha (PUC-Rio) Fábio Francisco de Araujo (PUC-Rio) Paulo Cesar de Mendonça Motta (PUC-Rio)
|
CASA NOVA, VIDA NOVA! CONSUMO, DESPESAS E ENDIVIDAMENTO EM FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA SHIRLEY ALVES TORQUATO (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE)
|
CIDADANIA ATRAVÉS DO CONSUMO: UM OLHAR ETNOGRÁFICO SOBRE A INCLUSÃO SOCIAL PELO CONSUMO NO CENTRO DE COMÉRCIO POPULAR DE PONTA GROSSA - PR Gustavo Emanoel Pacheco Portes (UEPG) Marcelo Engel Bronoski (UEPG)
|
CONSUMINDO EXPERIÊNCIAS: OS SIGNIFICADOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PARA JOVENS ALUNOS TRABALHADORES DE BAIXA RENDA Marcelo de Rezende Pinto (PUC Minas) Paula Karina Salume (PUC Minas) Camila de Oliveira (PUC Minas)
|
CONSUMO E SIGNIFICAÇÃO SOCIAL: UM ESTUDO COM MULHERES FREQUENTADORAS DE SHOPPINGS CENTERS Ângela Maria Cavalcanti Ramalho (UEPB) Jaqueline Guimarães Santos (UFPE) Delma Bulcão Paixão (UEPB)
|
EXCLUSÃO SOCIAL + INCLUSÃO DIGITAL = INCLUSÃO DESIGUAL? Lucia Mury Scalco (UFRGS)
|
MIGRAÇÕES, CLASSES E CONSUMOS. Marta Vilar Rosales
|
NÃO DEIXE O SAMBA MORRER: A ASCENSÃO SOCIAL DE UMA CULTURA PERIFÉRICA Thiago Antônio de Oliveira Sá (UFTM)
|
NOVA CLASSE MÉDIA: UM DELÍRIO COLETIVO? Eliana Vicente (UFF)
|
O LADO AVESSO DO SISTEMA CONSUMO-CRÉDITO: (SUPER)ENDIVIDAMENTO DO CONSUMIDOR Inês Hennigen (UFRGS)
|
OS PASSEIOS DE EDNA E OUTRAS ANDANÇAS: INCLUSÃO E EXCLUSÃO NO SUPERMERCADO Maria Elisabeth Goidanich (UFSC)
|
PRODUTOS FINANCEIROS E INCLUSÃO SOCIAL: UMA DISCUSSÃO SOBRE OS SENTIDOS SOCIAIS DO CRÉDITO ENTRE JOVENS UNIVERSITÁRIOS Viviane Marinho Fernandes (UERJ)
|
REFLEXÕES ACADÊMICAS E DE MERCADO PARA O MARKETING NA BASE DA PIRÂMIDE Vitor Koki da Costa Nogami (Universidade Estadual de Maringá (UEM)) Francisco Giovanni David Vieira (Universidade Estadual de Maringá (UEM))
|
REPRESENTAÇÕES DO SERVIÇO DOMÉSTICO EM PRODUÇÕES FICCIONAIS TELEVISIVAS: NOTAS SOBRE CONSUMO E DIFERENÇA SOCIAL Carla Barros (UFF)
|
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DAS EMPRESAS NO VAREJO E COMÉRCIO JUSTO: UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA CARAS DO BRASIL, DO GRUPO PÃO DE AÇÚCAR Christian Travassos
|
“CLASSE MÉDIA, EU?”: UMA ANÁLISE SOBRE CIDADANIA, CONSUMO E MOBILIDADE SOCIAL Sara Esther Dias Zarucki Tabac (PUC-Rio)
|
“CONSUMO ESPELHO” E “CONSUMO PRECÁRIO”: UM EXERCÍCIO SOBRE IDENTIDADE E INCLUSÃO SOCIAL ENTRE OS MORADORES DA NOVA BRASÍLIA, COMPLEXO DO ALEMÃO Sérgio Ricardo Rodrigues Castilho (UFF)
|
“GATO” DE ENERGIA ELÉTRICA TAMBÉM TEM PEDIGREE:FURTO E FRAUDE PELA PERSPECTIVA DA ELITE LOCAL DE UM BAIRRO POPULAR Hilaine Yaccoub (PPGA/UFF)
|
“NÃO SOU DA NOVA CLASSE C, MAS EU COMPRO”: PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES DO CONSUMO DE UM GRUPO DE FAMÍLIAS BENEFICIADAS PELOS PROGRAMAS DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA Michele de Lavra Pinto (Espm/RJ e FGV/RJ)
|
.:Pôsteres - GT2: Politização e ambientalização do consumo:. |
A FELICIDADE NO CONSUMO: UM OLHAR PARA AS CLASSES POPULARES Maria Angeluce Soares Perônico Barbotin (UFPB) Anderson Moebus Retondar (UFPB)
|
AS CONSEQUÊNCIAS DE UMA (FALSA) MOBILIDADE SOCIAL: O CONSUMIDOR SUPERENDIVIDADO Maria Clara Castellain Mayworm (UFF) Pedro Paulo Vieira Da Silva Júnior (UFF)
|
AS RELAÇÕES ENTRE A CULTURA DA INFÂNCIA E A SOCIEDADE DO CONSUMO: ANÁLISE DAS RELAÇÕES DE CONSUMO ENTRE CRIANÇAS ESTUDANTES DE 1ª A 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO DISTRITO DE SANTA CECÍLIA - SP Caterina de Castro Rino (FESP SP)
|
POLÍTICAS DE INCENTIVO AO CONSUMO DE PRODUTOS DA SOCIOBIODIVERSIDADE DA AMAZÔNIA LEGAL. Lucélia Neves dos Santos (UFT) Edmond Aziz Baruque Filho (TOBASA Bioindustrial)
|
USABILIDADE, ACEITAÇÃO E ADOÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O COMPORTAMENTO DE CONSUMIDORES DE PRODUTOS SOCIALMENTE INTEGRADOS. Everaldo Marcelo Souza da Costa (Universidade da Amazônia - UNAMA) Igor de Jesus Lobato Pompeu Gammarano (Universidade da Amazônia - UNAMA) Emilio Jose Montero Arruda Filho (Universidade da Amazônia - UNAMA)
|
“ROUPA DE MARCA É PRA BALADA”: CONSUMO DE MODA MASCULINA POR CAMADAS POPULARES EMERGENTES – O CASO DA LOJA SPORTMIX Hilaine Yaccoub (UFF/ ESPM) Leonardo Mancini (ESPM)
|
GT3: Moda, gostos e estética |
A ASCENSÃO SOCIAL DA “GATA BORRALHEIRA”: UMA DISCUSSÃO SOBRE A RECEPÇÃO DA TELENOVELA CHEIAS DE CHARME ENTRE UM GRUPO DE EMPREGADAS DOMÉSTICAS Renata Guedes Mourão Macedo (Universidade de São Paulo)
|
A BUSCA INCESSANTE PELA BELEZA ATRAVÉS DO CONSUMO MIDIÁTICO Maria do Carmo Carvalho (UNIMONTES) Maria Da Luz Alves Ferreira (UNIMONTES) Caroline Marci Fagundes (UNIMONTES)
|
A IMPORTÂNCIA DO CONFORTO E DO DESIGN NO CONSUMO DE CALÇADOS FEMININOS Bárbara Dresch (Focal Pesquisas) Gustavo Campos (Focal Pesquisas)
|
ARTE NA PELE, ESTILO DE VIDA NO CORPO: PENSANDO CONSUMO E ESTÉTICA ATRAVÉS DA PRÁTICA DA BODY MODIFICATION. Julyana Vilar de França Manguinho (UFRN)
|
AS FORMAS DE APROPRIAÇÃO DO SIMBOLISMO DA MODA POR DEFICIENTES VISUAIS: A TEORIA TRICKLE-DOWN REVISITADA Rodrigo Cassimiro de Freitas (UFLA) Marcelo de Rezende Pinto (PUC-MINAS) Solange Riveli de Oliveira (UFLA)
|
BELEZA OCULTA? RECATO E ESTILO NAS VESTIMENTAS DE MULHERES MUÇULMANAS NO BRASIL Gisele Fonseca (UFF) Solange Riva Mezabarba (UFF / Senai Cetiqt)
|
COMERCIALIZAÇÃO E CONSUMO DE VESTUÁRIO DE SEGUNDA MÃO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Sílvia Borges Corrêa (ESPM-RJ) Veranise J. C. Dubeux (ESPM-RJ/PUC-Rio)
|
CONSUMO DE MÓVEIS DE MADEIRA DE DEMOLIÇÃO Cassia de Oliveira Franco (UEM) Olga Maria Coutinho Pepece (UEM) Vinícius Marcelo de Jesus Fagundes (UEM) Patrícia Bernardo (UEM)
|
CONSUMO SIMBÓLICO E O ESTILO COUNTRY NO AMBIENTE DE TRABALHO RURAL Kaio Feroldi Motta (UEM) Olga Maria Countinho Pépece (UEM)
|
CONSUMO, IDENTIFICAÇÃO E DISTINÇÃO ENTRE CORREDORES DE RUA. Camila Augusta de Figueiredo Cartaxo (UFF)
|
CULTURA, ESFERA DO SIMBÓLICO E CONSUMO DE MODA: FORMAS DE REPRESENTAÇÃO Polyanna Brandao Appel (PUCRS)
|
ESSE CORPO (NÃO) ME PERTENCE: REFLEXÕES SOBRE A POSSIBILIDADE DE AGÊNCIA DO INDIVÍDUO NO MERCADO ESTÉTICO-NORMATIVO Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia (FGV/Ebape) Eduardo André Teixeira Ayrosa (FGV/Ebape)
|
FILHA PODE USAR A MESMA ROUPA QUE A MÃE? UM ESTUDO PRELIMINAR SOBRE A ADULTIZAÇÃO DA MODA INFANTIL. Renata Armelin Ferreira Barros Tania Maria Almeida de Oliveira Gouveia (EBAPE/FGV) Denise Franca Barros (Unigranrio)
|
GATSBY, DIOR E A PRODUÇÃO DO LUXO NA MODA NO SÉCULO XX Fernanda Martineli (UnB)
|
MODA E SUSTENTABILIDADE: COMBINAÇÃO POSSÍVEL? Maria Alice Vasconcelos Rocha (UFRPE)
|
MODA, CULTO AO CORPO E FETICHISMO. UMA REFLEXÃO SOBRE O CONSUMISMO NO SERIADO WILL&GRACE. Bruno Thebaldi (UFF)
|
O CONSUMO DE PRODUTOS DE BELEZA POR SEIS BLOGUEIRAS CARIOCAS E SUAS IMPRESSÕES. Camila Machion (Senai Cetiqt )
|
O DESPERTAR DOS ESTUDOS DO CONSUMO NAS CIÊNCIAS SOCIAIS E O PROTAGONISMO DA MODA Julia Salgado (UFRJ) Daniel Portugal (UFRJ)
|
O HEAVY METAL ENQUANTO INSTRUMENTO DE SUBJETIVAÇÃO E CONSUMO EM SUA DIMENSÃO ESTÉTICA. Jéssica da Silveira Messias (UFRN)
|
O LADO HYPE DO BREGA: A REINTERPRETAÇÃO DE UM GÊNERO MUSICAL NAS NEGOCIAÇÕES ONLINE ENTRE O GLOBAL E O LOCAL Lorena Mochel Reis (PUC Rio)
|
OS SIGNIFICADOS DA MODA PARA MULHERES NA TERCEIRA IDADE Daniela Lopes (Faculdade Metropolitana de Maringá) Fernanda Gabriela de Andrade Coutinho (UEM/Faculdade Metropolitana de Maringá) Olga Maria Coutinho Pépece (UEM)
|
PRODUÇÃO DE PRESENÇA EM IMAGENS GASTRONÔMICAS NO INSTAGRAM Alessandra Maia (Uerj) Débora Gauziski de Figueredo Bueno (Uerj)
|
QUEM NÃO GOSTA DE SAMBA? GOSTO, CONSUMO E INTERCÂMBIO. Thiago Antônio de Oliveira Sá (UFTM)
|
SOBRE A MODA: UMA ABORDAGEM SOCIOLÓGICA LEANDRO BOECHAT (IESP/UERJ)
|
VALORES DE CONSUMO DO CORPO FEMININO: OBSERVANDO O CONSUMO DO CORPO DA MULHER Karla Andrea Dulce Tonini (INJC UFRJ) João Felipe Rammelt Sauerbronn (PPGA UNigranrio)
|
VISÃO INDIVIDUAL DO CONSUMO: SUSTENTABILIDADE TRAZ ESTILO E DISTINÇÃO SOCIAL Gisele Dotto Reginato (Universidade Federal do Rio Grande do Su)
|
GT4: Globalização e circulação de bens e pessoas |
"CIDADÃO GLOBAL": PRÁTICAS DE CIRCULAÇÃO DE PESSOAS NO CONTEXTO DE PROGRAMAS DE INTERCÂMBIOS CULTURAIS Patricia Kunrath Silva (UFRGS)
|
DA OBRA DE ARTE À REPRODUTIBIDADE ECONÔMICA: COMO O LUXO CONDICIONA A ALTA-COSTURA À PERFUMARIA MORGANA DE MELO MACHADO HAMESTER (UFSM)
|
EDUCAÇÃO NO CONTEXTO CAPITALISTA E SEUS DESDOBRAMENTOS NA LÓGICA DO CONSUMO tiago melgarejo do amaral giordani (UFRGS)
|
GLOBALIZAÇÃO ALIMENTAR: ALGUNS EFEITOS DOS FLUXOS INTERNACIONAIS DE PESSOAS E IDEIAS À MESA Joana Angélica Pellerano (PUC - SP)
|
NOVAS TECNOLOGIAS E COMPORTAMENTO DE CONSUMO: UM ESTUDO CROSS-CULTURAL ENTRE OS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA Igor de Jesus Lobato Pompeu Gammarano (Universidade da Amazônia - UNAMA) Everaldo Marcelo Souza da Costa (Universidade da Amazônia - UNAMA) Emilio Jose Montero Arruda Filho (Universidade da Amazônia - UNAMA)
|
O ATO DE COLECIONAR COMO CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA: GLOBALIZAÇÃO, CONSUMO E EMOÇÃO NAS COLEÇÕES DE FÃS Patricia Coralis (UERJ / PUC-Rio)
|
“CIDADÃO GLOBAL”: PRÁTICAS DE CIRCULAÇÃO DE PESSOAS NO CONTEXTO DE PROGRAMAS DE INTERCÂMBIOS CULTURAIS Patricia Kunrath Silva (Universidade Federal do Rio Grande do Su)
|
.:Pôsteres - GT4: Globalização e circulação de bens e pessoas:. |
A LOGÍSTICA REVERSA COMO FERRAMENTA PARA A PROMOÇÃO DE UM CONSUMO CONSCIENTE Ana Paula Correia Machado (UFPE) Carla Regina Pasa Gómez (UFPE)
|
GT5: Tendências do consumo alimentar |
A PROPAGANDA DO CONSUMO DE LUXO: UMA ANÁLISE DA SEMIÓTICA E DA PRÁTICA DISCURSIVA DAS PEÇAS PUBLICITÁRIAS DE CAFÉS ESPECIAIS Rodrigo Cassimiro de Freitas (UFLA) Sâmara Borges Macedo (UFLA) Aline Pereira Sales (UFLA) Paulo Henrique Montagnana Vicente Leme (UFLA) Ricardo de Souza Sette (UFLA)
|
A VAQUINHA MIMOSA: IDEALIZAÇÕES E CONTRADIÇÕES DO CONSUMO DO RURAL Raquel Rau (UFRGS - PGDR) Renata Menasche (UFPel)
|
CONFIGURAÇÕES DO RISCO NAS COMPRAS DE ALIMENTOS EM SUPERMERCADOS DO RIO DE JANEIRO Flavia Galindo (UFRRJ) Alexandre Escobar (UFRRJ) Anderson Renon (UFRRJ) Hueider Guerreiro (UFRRJ) Jony Cipolatti (UFRRJ) Mario F.Mendes (UFRRJ)
|
COZINHA SUSTENTÁVEL :A RESSIGNIFICAÇÃO DO ESPAÇO CULINÁRIO? CARLA PIRES VIEIRA DA ROCHA (Universidade Federal do Rio Grande do Su)
|
DEMOCRACIA E DISTINÇÃO NO ATUAL DISCURSO GASTRONÔMICO Thiago Gomide Nasser (IESP/UERJ)
|
EMBALAGENS DE ALIMENTOS: BOAS PARA PENSAR Danielle Neugebauer Wille (UFPel) Renata Menasche (UFPel)
|
MAIS SAÚDE, MAIS SABOR: OS SIGNIFICADOS DO CONSUMO DE PRODUTOS ORGÂNICOS POR MULHERES Cristiane Fátima Alves (Faculdade Metropolitana de Maringá) Fernanda Gabriela de Andrade Coutinho (UEM/Faculdade Metropolitana de Maringá)
|
O GLOBAL E O LOCAL NA ALIMENTAÇÃO DOMÉSTICA – E O QUE ISSO TEM A VER COM SUSTENTABILIDADE? Marcelo Jacques Fonseca (Unisinos)
|
O PÃO NOSSO DE CADA DIA. REGIOSIDADE E CONSUMO NA IMIGRAÇÃO ALEMÃ. Joana Bahia (uerj)
|
O VEGETARIANISMO COMO ESTILO DE VIDA E POSTURA DE CONSUMO: UMA ANÁLISE DOS FATORES INFLUENTES NA ADOÇÃO DE UMA DIETA VEGETARIANA. Anderson Ricardo Rodrigues (UFLA) Daniel de Rezende Carvalho (UFLA) Solange Riveli de Oliveira (UFLA) Rodrigo Cassimiro de Freitas (UFLA) Ricardo de Souza Sette (UFLA)
|
OS SÍTIOS SIMBÓLICOS DE PERTENCIMENTO DOS IMIGRANTES E DOS CABOCLOS DO OESTE DE SANTA CATARINA A PARTIR DO “IDIOMA DA COMIDA”. Clovis Dorigon (Epagri) Arlene Renk (Unochapeco)
|
PRODUTOS ORGÂNICOS: COMO COMPETIR COM A CONCORRÊNCIA SEM PERDER A ESSÊNCIA? Nayara Pasqualotto (UTFPR) Marisa Biali Corá (UTFPR) Wilson Itamar Godoy (UTFPR)
|
RELAÇÕES ENTRE AGRICULTORES AGROECOLÓGICOS E DIFERENTES CONSUMIDORES EM PELOTAS E CANGUÇU, RS. Lisiane Gonçalves Brolese (UFRGS) Patrícia dos Santos Pinheiro (UFRRJ)
|
SINGULARIDADES DOS HÁBITOS ALIMENTARES ENTRE FAMÍLIAS RURAIS E URBANAS NA REGIÃO DO BICO DO PAPAGAIO VEGRO, C.L.R (IEA) PINO, F.A (IEA)
|
TABULEIRO DA BAIANA DE ACARAJÉ: AS PRÁTICAS SOCIAIS E OS ELEMENTOS SIMBÓLICOS. Debora Simões de Souza (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO)
|
USOS SOCIAIS DO ESPAÇO DO SHOPPING CENTER: DA SUBVERSÃO NA CULTURA DO CONSUMO FAST FOOD Anna Christina Freire Barbosa (UFRN / UNEB) Maria Pascoa do Vale (UFRN) Lore Fortes (UFRN)
|
VIVÊNCIAS, EXPERIÊNCIAS E POLÍTICAS ALIMENTARES INCORPORADAS: AS RELAÇÕES DAS CRIANÇAS COM A COMIDA ESCOLAR Monica Truninger (Instituto de Ciencias Sociais, U. Lisboa) Ana Horta (Instituto de Ciencias Socias, U. Lisboa) Sílvia Alexandre (SOCIUS-ISEG) José Teixeira (Instituto de Ciencias Sociais U. Lisboa) Vanda A. Silva (CRIA-ISCTE-IUL)
|
.:Pôsteres - GT5: Tendências do consumo alimentar:. |
AGRICULTURA LOCAL: AVALIANDO O PERFIL DOS CONSUMIDORES DE HORTALIÇAS ORIUNDAS DE UMA LOCALIDADE BARRAMANSENSE Vivian da Silva Cabral (UBM -Centro Universitário de Barra Mansa) Jucimara Martins dos Santos (UBM- Centro Universitário de Barra Mansa)
|
CHEGOU A HORA DE BEIJAR O SAPO? ATITUDES DO CONSUMIDOR BAIXA RENDA DE SÃO PAULO, CAPITAL, EM RELAÇÃO A ALIMENTOS ORGÂNICOS. Maria de Lourdes Bacha (CCL Universidade Presbiteriana Mackenzie) Celso Figueiredo (CCL Universidade Presbiteriana Mackenzie)
|
GT6: Consumo, marketing, comunicação e sociedade |
A COMPRA E O NÃO USO DE MAQUIAGENS: UM ESTUDO EM BLOGS Caroline Agne Vanzellotti (ESPM e Coppead/UFRJ) Nathália Guimarães Cardoso (ESPM)
|
A UTILIZAÇÃO DA INTERNET E O INCENTIVO DO CONSUMO DE PRODUTOS “DESMATERIALIZADOS”: NETFLIX E A MUDANÇA DE COMPORTAMENTO NA AQUISIÇÃO DE FILMES NO BRASIL. Letícia Salem Herrmann Lima (UTP) Letícia Salem Herrmann Lima (UTP)
|
ASPECTOS PSICOSSOCIAIS DO CONSUMO INFANTIL: IMPLICAÇÕES PARA A INFÂNCIA E RELAÇÕES COM A SOCIEDADE Gracielle dos Santos Santana (UFMA) Jean Marlos Pinheiro Borba (UFMA) Aline Pereira Campêlo (UFMA) Raíssa Nayara Pereira Mota (UFMA) Fernanda dos Santos Lopes (UFMA)
|
CONECTADOS VIVEMOS MELHOR: PUBLICIDADE, UBIQUIDADE E DISCURSO. Izabela Domingues da Silva (UFPE)
|
CONHECENDO A REDE ECOLÓGICA: UMA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE EM UM GRUPO DE CONSUMIDORES DE ALIMENTOS ORGÂNICOS Paula Porto de Pontes Valentim (COPPEAD - UFRJ) Luis Fernando Hor-Meyll Alvarez (IAG - Puc-Rio) Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa (IAG - Puc-Rio)
|
CONSTRUÇÕES SIMBÓLICAS E IMAGENS DO BRASIL NO CONSUMO DA TELENOVELA BRASILEIRA POR ESTUDANTES AFRICANOS. Chirley Ferreira Mendes (Universidade de Brasília - Unb)
|
CONSUMO E POLÍTICAS PÚBLICAS: VALE-CULTURA COMO ESTRATÉGIA PARA AMPLIAÇÃO DO ACESSO A PRODUTOS E SERVIÇOS CULTURAIS Pedro José Braz (SEPLAG/RJ) Maria Rita Resende Martins da Costa Braz (UNIGRANRIO/RJ)
|
COPA DO MUNDO, PUBLICIDADE E CONSUMO EM 2010: O CASO BRAHMA Camila Augusta Alves Pereira (Universidade Estadual do Rio de Janeiro)
|
DISCURSO PUBLICITÁRIO E O CONSUMO DE (I)MOBILIDADE: A PUBLICIDADE COMO POTÊNCIA NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO Maria Alice de Faria Nogueira (CPDOC/FGV RJ)
|
NÃO SÓ O MORRO FOI FEITO DE SAMBA: CONSUMO, COMUNICAÇÃO E APROPRIAÇÃO CULTURAL Thiago Antônio de Oliveira Sá (UFTM)
|
O CONSUMIDOR DE TERCEIRA IDADE NO SÉCULO XXI: UMA ANÁLISE DA MUDANÇA DE COMUNICAÇÃO DOS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS DIRIGIDOS A IDOSOS Fábio Francisco de Araujo (PUC-Rio) Letícia Moreira Casotti (UFRJ) Renata Céli Moreira da Silva (PUC-Rio) Luis Alexandre Grubits de Paula Pessôa (PUC-Rio)
|
O DINHEIRO ANUNCIADO - PUBLICIDADE BANCÁRIA NO BRASIL Bianca Leite Dramali (PUC-Rio)
|
O HIPERCONSUMIDOR: IMAGINÁRIOS, SEDUÇÃO E PUBLICIDADE NAS FASTFASHIONS Carolina Conceicao e Souza (pesquisadora independente)
|
O VALOR DA TENDÊNCIA NO MERCADO DE COMUNICAÇÃO BRENO DA SILVA CARVALHO (UFBA)
|
OBJECTOS SUSTENTÁVEIS PARA UM HABITAR SUSTENTÁVEL Mafalda Marques Ribeiro da Silva Casais (TU Delft) Rita Assoreira Almendra (FAUTL)
|
PROPOSIÇÕES DE SENTIDOS SOBRE A CORPOREIDADE: REGULAÇÕES DO CORPO PARA CONSUMOS Mário Pereira Borba (UFRGS) Inês Hennigen (UFRGS)
|
QUANDO O CINEMA É A MAIOR SOFISTICAÇÃO: EXPERIÊNCIAS SENSÍVEIS, DESEJO E PRÁTICAS DE CONSUMO NAS SALAS EXIBIDORAS DE LUXO DO RIO DE JANEIRO Talitha Gomes Ferraz (UFRJ) Lucia Santa Cruz (ESPM/RJ)
|
REPENSANDO RSC EM MARKETING NO BRASIL Viviane Campos de Menezes (EBAPE - FGV) Alexandre Faria (EBAPE - FGV)
|
RESGATANDO O MERCADO EM ESTUDOS DE CONSUMO Alexandre Faria (EBAPE-FGV) Francisco Giovanni David Vieira (UEM) Luis Araujo (LUMS-University of Lancaster)
|
TRADIÇÃO COMO ATRIBUTO DA IDENTIDADE DA MARCA Carlos Augusto Septímio de Carvalho (Coppead/UFRJ) Victor Manoel Cunha de Almeida (Coppead/UFRJ) Glêdson Araújo Santos Pereira Cunha (Coppead/UFRJ)
|
TRAJETÓRIAS DE CONSUMO E VENDA DE COSMÉTICOS: ALGUMAS DIMENSÕES E POSSIBILIDADES. Luana Paula Peixoto Aglio dos Passos (Universidade Federal do Espírito Santo) Sérgio Robert de Sant'Anna (Universidade Federal do Espírito Santo) Teresa Cristina Janes Carneiro (Universidade Federal do Espírito Santo)
|
UMA INVESTIGAÇÃO A RESPEITO DO SENTIMENTO DE VERGONHA ASSOCIADO AO CONSUMO João Felipe Rammelt Sauerbronn (PPGA Unigranrio) Eduardo Andre Teixeira Ayrosa (EBAPE FGV-RJ)
|
USO DE SACOLAS PLÁSTICAS: UM ESTUDO BASEADO EM ATITUDES DOS CONSUMIDORES DA BAIXA RENDA RESIDENTES EM SÃO PAULO, CAPITAL. Maria de Lourdes Bacha (CCL Universidade Presbiteriana Mackenzie) Celso Figueiredo (Uso de Sacolas Plásticas: um estudo base)
|
.:Pôsteres - GT6: Consumo, marketing, comunicação e sociedade :. |
A BRASILIDADE NA PUBLICIDADE: A GISELE BÜNDCHEN NA CAMPANHA PARA O BANCO DO BRASIL Vanessa de Moraes Ribeiro (UERJ) Gustavo Boaventura (UERJ) Eduardo Bianchi (UERJ)
|
A TEORIA DA CULTURA DO CONSUMO NO CONTEXTO DO MARKETING DE SERVIÇOS: REFLEXÕES E PROVOCAÇÕES Marcelo de Rezende Pinto (PUC Minas) Rodrigo Cassimiro de Freitas (UFLA)
|
AS DINÂMICAS DO CONSUMO DAS ARTES MARCIAIS MISTAS: FORMAÇÃO DO GOSTO E DE NOVOS CONSUMIDORES Felipe Chaves Guimaraes (Universidade Federal de Alagoas)
|
ATO DE PRESENTEAR NA FAMÍLIA: PROPOSTA DE UM MODELO DE CONSTRUÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE SIGNIFICADOS Fernanda Gabriela de Andrade Coutinho (UEM/Faculdade Metropolitana de Maringá) Francisco Giovanni David Vieira (UEM) Olga Maria Coutinho Pépece (UEM)
|
CONSUMO DE BENS INTANGÍVEIS – VARIÁVEIS ENVOLVIDAS NO CONSUMO DE OBRAS AUDIOVISUAIS CARLA SOBROSA (SENAC-SP)
|
DETERMINANTES DO CONSUMO DE PRODUTOS DE LUXO: TEORIA E PRÁTICA PARA O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DO SUDESTE GOIANO Mariana de Araújo Pacheco (Universidade Federal de Goias) Solon Bevilacqua (Universidade Federal de Goias)
|
GT7: Cidadãos e consumidores na rede: dramas, confrontos e participação |
A MAC, AS BLOGUEIRAS E AS MORTAS DE JUAREZ: MAPEANDO A CONTROVÉRSIA SOBRE A COLEÇÃO MAC/RODARTE 2010 NOS BLOGS SOBRE COSMÉTICOS Eliane Tânia Freitas (UFRN)
|
CONSUMINDO MENOS CARBONO E GANHANDO FELICIDADE: INCITAMENTOS PUBLICITÁRIOS E CONSTITUIÇÃO DE REGIMES DE VERDADE SOBRE A CONEXÃO DIGITAL NO CONTEMPORÂNEO Camila Mozzini (UFRGS) Inês Hennigen (UFRGS)
|
CROWDFUNDING: PROBLEMATIZANDO PARTICIPAÇÃO SOCIAL, CONSUMO E MECANISMOS DE VISIBILIZAÇÃO Bruna Gazzi Costa (UFRGS) Fabiane Langon Lorenzi (UFRGS) Inês Hennigen (UFRGS)
|
MAGAZINE VOCÊ - UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS NOVAS CONFIGURAÇÕES DO VAREJO NO COMÉRCIO ELETRÔNICO Janaina de Holanda Costa Calazans (FBV) Jorge Borges (FBV) Raquel Lima Ramos Ferraz (Unicap)
|
META-REALISMOS DIGITAIS: CONSUMO E CRÍTICA SOCIAL NO MUNDO VIRTUAL SECOND LIFE DEBORA KRISCHKE LEITAO (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA)
|
NAVEGANDO EM EMBARCAÇÕES CLANDESTINAS NA MARÉ: O CONSUMO DO ACESSO À INTERNET POR MEIO DE "GATOS" Patricia P. Pavesi (UFES)
|
O CIBERESPAÇO E A PERSPECTIVA DE UMA NOVA ESFERA PÚBLICA: O MOVIMENTO SOCIAL DA HASHTAG “#FORAMICARLA” EM NATAL-RN Raquel Souza da Silva (UFRN)
|
O CONSUMIDOR INSATISFEITO NAS MÍDIAS SOCIAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA A EMERGÊNCIA DE UM CONSUMIDOR-CIDADÃO? Karen Miranda Chequer (PUC Minas e Universidade de Itaúna) Marcelo de Rezende Pinto (PUC Minas)
|
O ESPAÇO VIRTUAL E SUAS APREENSÕES: UM ESTUDO SOBRE INTERESSE E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA NA VIRTUALIDADE Joyce Medeiros de Melo (Universidade Federal do Pará)
|
TÍTULO DO TRABALHO Autor do trabalho (Instituição)
|
“PEIXES” E “OFERTEIROS”: O AVESSO DAS COMPRAS COLETIVAS NAS OFERTAS PARA RESTAURANTES NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Flavia Galindo (UFRRJ) Rafael Soares Pinto (UFRRJ) Bernardo Mudjalieb (UFRRJ)
|
.:Pôsteres - GT7: Cidadãos e consumidores na rede: dramas, confrontos e participação |
DESIGN E CIDADANIA: UM ESTUDO SOBRE PROJETOS DE SUPORTE A NOVAS PRÁTICAS COLABORATIVAS CIDADÃS Renata Domingues Barros (PUC-Rio) Vera Damazio (PUC-Rio)
|
REDES SOCIAIS, MILITÂNCIA E OS PROTESTOS DO #OCCUPYWALLSTREET Paula Falcão de Souza (UFRJ)
|
GT8: Mercados informais, ilícitos e “alternativos” |
ETNOGRAFIA DA INFORMALIDADE: ASPECTOS DE UMA INVESTIGAÇÃO ETNOGRÁFICA NO CENTRO DE COMÉRCIO POPULAR DE PONTA GROSSA - PR Gustavo Emanoel Pacheco Portes (Universidade Estadual de Ponta Grossa ) Marcelo Engel Bronoski (Universidade Estadual de Ponta Grossa )
|
IDOLATRIA E PRODUÇÃO MATERIAL NA CONSTRUÇÃO DAS COLEÇÕES DE FÃS Patricia Coralis (UERJ / PUC-Rio)
|
MERCADO DO PRAZER: CORPO, CONSUMO E BELEZA NOS CLASSIFICADOS DOS JORNAIS Rute de Alencar Frota (Uece)
|
MERCADOS RESIDUAIS? UMA REFLEXÃO ETNOGRÁFICA SOBRE A (RE)CRIAÇÃO DE BENS E A PRODUÇÃO DE VALOR NA ATIVIDADE DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS Maria Raquel Passos Lima (PPGSA/UFRJ)
|
O CONSUMO SIMBÓLICO DOS PRODUTOS DE MARCA NA RUA 25 DE MARÇO Alhen Rubens Silveira Damasceno (ECA-USP)
|
O MAPA DO TESOURO: O CONSUMO DE PIRATARIA NO MERCADO POPULAR URUGUAIANA - RIO DE JANEIRO Cecília Elisabeth Barbosa Soares (UFRJ)
|
O PAPEL DO CONSUMO NAS REDES AGROALIMENTARES ALTERNATIVAS: CONFIANÇA, INTERAÇÃO SOCIAL E REFLEXIVIDADE Abel Cassol (UFRGS)
|
OS SENTIDOS SOCIAIS DO VALOR: MERCADO IMOBILIÁRIO DO MORRO DO CAVALÃO karla pinho da fonseca leite (uff)
|
RESPONSABILIDADE, QUALIDADE DE VIDA E SUSTENTABILIDADE: NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE O CONSUMO DE MACONHA ENTRE JOVENS PAULISTANOS DE CLASSE MÉDIA Eduardo da Silva Garcia (USP)
|
SUJEITOS RESPONSÁVEIS: NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE O CONSUMO DE DROGAS ENTRE JOVENS PAULISTANOS DE CLASSE MÉDIA Eduardo da Silva Garcia (USP) Eduardo da Silva Garcia (USP)
|