Sobre o Evento

Seminário OBESUS 2021



O OBESUS-I Seminário de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento da Obesidade na Região Norte é uma realização do Núcleo de Atividades Integradas do Instituto de Ciências Biológicas e da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas.

O Seminário ocorrerá entre os dias 10 de abril e 17 de abril de 2021 de forma totalmente virtual e gratuita! A temática do evento é “PREVENÇÃO, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA OBESIDADE NA REGIÃO NORTE DO BRASIL”. Este primeiro Seminário do OBESUS (online), objetiva fortalecer o debate das ações de manejo da obesidade nas Redes de Atenção à Saúde na Região Norte do Brasil.

A proposta do seminário é promover uma discussão ampla da Obesidade como Problema de Saúde Pública, pautada na análise dos indicadores da Atenção Básica, no fluxo de atendimento e nas iniciativas da Região Norte no que tange ações de prevenção e controle da obesidade. O seminário busca ainda fortalecer o processo de regionalização compartilhada no SUS , estimulando o diálogo entre população, serviços de saúde e universidade, no sentido de constituir espaços regionais de interação e compreensão para cogestão das estratégias de controle da obesidade.

A programação compreenderá a Conferência de Abertura, sessões temáticas; apresentação de pôsteres e uma sessão de premiação dos 5 melhores relatos de experiência . O Encontro é voltado a estudantes, docentes, pesquisadores, profissionais da Rede de Atenção à Saúde e grupos populares e será transmitido simultaneamente pelo Canal da Faculdade de Medicina da UFAM no Youtube.


Datas Importantes

Fique atento as datas importantes, em especial a data limite de submissão de trabalhos.

*28 de março de 2021 (Nova Data)

Data limite para o envio de trabalhos.

30 de março de 2021

Divulgação dos resumos aceitos


EIXOS TEMÁTICOS

São cinco eixos temáticos para a proposição de discussões a cerca de temas diversos.

PALESTRAS E CONFERÊNCIAS

Acesse aqui a programação completa





E-book

Baixe agora o Guia de Práticas Saudáveis no Ambiente Familiar clicando aqui .




Atividades

Esta edição do I Seminário de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento da Obesidade na Região Norte.. Faça sua inscrição e não fique de fora.

Eixos Temáticos

Você autor de trabalho pode escolher entre os cinco eixos temáticos para enviar o seu trabalho.

Palestras

Ensino, Formação, Práticas Profissionais.

Eixos Temáticos

Esta edição do evento conta com cinco eixos temáticos. Estes foram escolhidos para que os autores de trabalhos e de projetos de pesquisa possam fazer parte de fóruns e conteúdos mais adequados as suas áres de interesse.

ET1:Saúde Coletiva

Relatos de experiência e estudos relacionados aos determinantes sociais da obesidade, ao planejamento e organização dos serviços de saúde para prevenção e controle da obesidade e questões epidemiológicas da obesidade e de doenças crônicas relacionadas a obesidade, dentro da perspectiva da Atenção Primária à Saúde(Estratégia Saúde da Família, Núcleo Ampliado de Saúde da família etc.)

ET2:Educação e Saúde

Relatos de experiência e estudos sobre estratégias de educação permanente em saúde, formação profissional, relações de ensino e serviço, gestão do trabalho em saúde e abordagem multiprofissional voltadas para prevenção e controle da obesidade nas redes de atenção à saúde.

ET3:Promoção da Saúde

Relatos de experiência e estudos relacionados a estratégias de promoção da saúde pelas equipes multiprofissionais de saúde, pela comunidade e pela universidade, ações e estratégias de educação alimentar e nutricional, ações de extensão universitária para prevenção e controle da obesidade e ações de promoção de vida saudável.

ET4:Tecnologias em Saúde e Obesidade

Relatos de experiência e estudos que abordem estratégias que melhorem a segurança, o custo-efetividade e promovam equidade na Rede de atenção à obesidade. Tecnologias em saúde que considerem questões culturais, sociais e ambientais para melhoria da efetividade da linha de cuidado da obesidade.

ET5:Pandemia da COVID-19 e Obesidade

Relatos de experiência e estudos relacionados aos desafios da prevenção e controle da obesidade diante da Pandemia de COVID-19, dentro da perspectiva das equipes multiprofissionais da atenção primária, dos profissionais de saúde, da comunidade e da universidade.

Submissão de Trabalhos

A submissão de trabalhos e demais insumos passíveis de avaliação pelo comitê científico é feita integralmente pela Plataforma SISGEENCO clicando aqui. Mas antes de inscrever seu trabalho você precisa conhecer as normas e regras de formatação exigidas pelo comitê organizador do evento, veja a seguir.

Autoria e Limites

Número Máximo de trabalhos permitidos...

Máximo de autores e co-autores: 6
Máximo como autor principal: 2
Máximo como co-autor: 2
**Todos os trabalhos serão conferidos quanto a estas regras antes de enviá-los para avaliação.

Eixos Temáticos

Os trabalhos devem ser enviados para as seguintes áreas temáticas:

ET1: Saúde Coletiva
ET2: Educação e Saúde
ET3: Promoção da Saúde
ET4: Tecnologias em Saúde e Obesidade
ET5: Pandemia da COVID-19 e Obesidade
Nâo fique de fora, participe!

Arquivo Template

Para facilitar e padrozinar a confecção do trabalho

A comissão organizadora do evento disponibilizou um arquivo TEMPLATE com o objetivo de facilitar e padronizar a confecção do trabalho. Clique aqui para baixar este arquivo para o seu computador local.

Modalidades

Confira abaixo as duas modalidades de submissão

1 – Comunicação oral
2 – Pôster
**Trabalhos aprovados como apresentação oral devem preparar uma apresentação de 10 minutis seguindo a formatação e a identidade visual do arquivo template. Clique aqui para acessar.
**Trabalhos aprovados como pôster devem preparar um banner seguindo as orientações. Clique aqui para acessar.

Há obrigatoriedade que o autor principal faça sua inscrição no evento para que consiga fazer a submissão do resumo.

Inscrição

Para se inscrever você deve utilizar a plataforma SISGEENCO de gestão de informação do evento clicando aqui . Após fazer sua inscrição você vai poder receber todos os informes enviados pela comissão organizadora.




Palestrantes

Confira abaixo a lista de palestrantes do seminário OBESUS.

     

Celsa da Silva Moura Souza
Graduação em nutrição, especialista em Nutrição humana em saúde, especialista em nutrição clínica, mestra do em ensino em ciências da saúde (UNIFESP/ Doutorado em Saúde Baseada em Evidências (Medicina Interna e Terapêutica)Terapêutica)/UNIFESP/Escola de Medicina Professora Adjunto II, Dep Saúde Coletiva, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Amazonas(UFAM) Tutora da Residência Multiprofissional em Saúde/UFAM Atua na área de saúde coletiva e educação em saúde voltado para saúde da mulher e o Programa Saúde na Escola As ações docentes pedagógicas de ensino, pesquisa e extensão tecnológica prioriza o uso e analise da efetividade das metodologias ativas para realizar promoção e acompanhamento de doenças crônicas não transmissíveis no período gestacional dentro das propostas da Rede de Atenção à Saúde.

CV:

http://lattes.cnpq.br/6057816333800619
Clique aqui para baixar o resumo do curriculo

       
     

Amanda Forster Lopes Hanada
Possui graduação em Nutrição pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp (2010), Título de Especialista pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente - Área de Concentração Oncologia Pediátrica da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp (2013), mestre (2015) e doutora (2018) em Ciências, área de concentração: Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo - USP. Atualmente é professora e coordenadora do curso de Nutrição da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

CV:
http://lattes.cnpq.br/57926688
Clique aqui para baixar o resumo do curriculo

       
     

Regismeire Viana Lima
Nutricionista formada pela Universidade Estadual do  Ceará e moro no Amazonas desde 1991. Sou servidora pública  da Universidade Federal do Amazonas trabalhando como nutri-  cionista no Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de  Medicina. Durante 15 anos trabalhei acompanhando os alunos  de medicina do Módulo de Medicina Preventiva e Social/Interna-  to Rural nos municípios de Coari, Humaitá, Itacoatiara, Rio Preto  da Eva entre outros, onde pude conhecer e contribuir com a  Atenção Básica destas cidades. Sou mestre em Saúde Pública  pela Escola Nacional de Saúde Pública ENSP/FIOCRUZ e Doutora em Nutrição em Saúde Pública pela Universidade de São  Paulo. Atualmente. Atualmente desenvolvo atividades no Núcleo  de Atividades Integradas – NAI, uma parceria entre a Faculdade  de Medicina e o Instituto de Ciências Biológicas da UFAM, sendo  vice coordenadora do Centro Colaborador de Alimentação e  Nutrição do Escolar – CECANE/UFAM e participando de pesquisas na área de avaliação do estado nutricional e obesidade.

CV:
http://lattes.cnpq.br/5477201557306352
Clique aqui para baixar o resumo do curriculo

       
     

Eduardo Mendes Garcia
Possui graduação em Nutrição pela Universidade Nilton Lins  (2004). Mestrado Profissional em Cirurgia (PPGRACI/UFAM-  2018). Atualmente é Nutricionista Clinico do Hospital  Universitário Getúlio Vargas da UNIVERSIDADE FEDERAL DO  AMAZONAS. Tem experiência na área de Nutrição Clinica e  ambulatorial, com ênfase em Nutrição em Intensivismo,  trauma-ortopedia e Cirurgia Geral e de Abdômen, membro da  Comissão Multiprofissional de Terapia Nutricional Enteral e Parenteral (CMTNEP e  Membro da comissão multiprofissional de Cirurgia Bariátrica do  HUGV/Ufam/EB SERH/AM. Nutricionista Ambulatorial dos pacientes Pós-operatório de cirurgia bariátrica, cirurgia geral,  e do abdômen e cirurgia oncológica. Chefe da Unidade de  Nutrição Clinica do HUGV/Ufam/EBSERH.

CV:
http://lattes.cnpq.br/4730184211235504
Clique aqui para baixar o resumo do curriculo

       
     
Naiza Nayla Bandeira de Sá
Professora da Faculdade de Nutrição da UFPA, docente do Programa de Pós Graduação em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia/UFPA e do Programa de Pós Graduação em Neurociências e Comportamento - PPGNC - UFPA. Atua com os temas: Epidemiologia da Nutrição, Nutrição em Saúde Coletiva, Aleitamento materno, segurança alimentar e nutricional, comportamento alimentar, transtorno alimentar e obesidade.

CV:
http://lattes.cnpq.br/1712074978664736
Clique aqui para baixar o resumo do curriculo

       
      Katia Fernanda Alves Moreira

Doutorado em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo (2003). Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1994) e graduada em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco (1981). Desde 1989 é docente da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). É professora associado - 40 horas DE, do Departamento de Enfermagem e Coordena o mestrado profissional em Saúde da Família - ProfSaúde na UNIR desde 2017, o qual se caracteriza como mestrado em rede nacional. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde da Mulher, Planejamento e Avaliação em Saúde, Saúde da Família/Atenção Básica e Educação Permanente em Saúde, além de Saúde Mental. Foi a primeira Coordenadora do Curso de Enfermagem da UNIR. Já assumiu vários cargos de Direção na UNIR incluindo Chefia do Departamento de Enfermagem. Fez assessoria à Secretaria de Saúde do Estado de Rondônia do monitoramento e avaliação da atenção básica e assessora o Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho na implantação do monitoramento e avaliação da atenção básica. Coordena o Centro de Estudo e Pesquisa em Saúde Coletiva - CEPESCO, desde 2002.

CV:
http://lattes.cnpq.br/3724748838946483
Clique aqui para baixar o resumo do curriculo

       
     
Lia Ferreira da Silva
Nutricionista, Especialista em Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos pela Universidade Cândido Mendes – UCAM, Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Nilton Lins, especialista em Saúde Pública com Ênfase em Estratégia Saúde da Família pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA e Escola de Saúde Pública de Manaus - ESAP/SEMSA com imersão da prática no serviço na Atenção Primária à Saúde - APS no município de Manaus, e especializanda em Informática na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Desde dezembro de 2020, atua como Coordenadora das Ações de Saúde Nutricional na Secretaria Municipal de Saúde de Manaus –AM.

CV:
http://lattes.cnpq.br/7956867988398623
Clique aqui para baixar o resumo do curriculo

       
     
Erika Rodrigues de Almeida
Nutricionista (UFPB, 2007), Especialista em Saúde da Família e Comunidade, na modalidade Residência Multiprofissional (UFPB, 2011), Mestre em Ciências da Nutrição (UFPB, 2009) e Doutora em Saúde Pública (ISC/UFBA, 2016) . Possui experiência na área de saúde coletiva, atenção básica, avaliação de programas e políticas públicas na área de saúde. É servidora pública federal do Ministério da Saúde, lotada na Coordenação-geral de Garantia dos Atributos da Atenção Primária do Departamento de Saúde da Família.

CV:
http://lattes.cnpq.br/3923118246437283
Clique aqui para baixar o resumo do curriculo

       
     

Joselina Alves de Castro

Graduação em  Nutrição pela Universidade Nilton Lins. Pós Graduação em Nutrição para a Família pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente faz parte da Gerência de Atenção Básica  da Secretaria de Estado em Saúde do Amazonas- SUSAM. Tem experiência na área de Nutrição, gestão com ênfase em Saúde Pública. 

CV:
http://lattes.cnpq.br/1585492406412403
Clique aqui para baixar o resumo do curriculo


       
     
Jovana Benoliel de Farias Araujo
Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Pará (2004), mestrado em Ciências de Alimentos pela Universidade Federal do Amazonas (2006) e Especialização em Obesidade e Emagrecimento (UVA). Servidora Pública da Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas SUSAM, e da Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Manaus/ AM, compõe o Núcleo de Apoio a Saúde da Família, atua na área de Nutrição Clínica, Ambulatorial e Saúde Pública. Com experiência na docência no ensino superior.

CV:
http://lattes.cnpq.br/1960981943154275
Clique aqui para baixar o resumo do curriculo

       
      Alberto Sumiya

Professor Adjunto A Nível II da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desenvolve trabalhos envolvendo o campo da saúde coletiva, com interesse maior na atenção primária à saúde (APS), formação profissional em saúde, além de desenvolver estudos relacionados as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Membro da Associação Brasileira de Ensino de Fisioterapia (ABENFISIO), sendo parte da Coordenação Estadual no Paraná até março de 2021. Foi integrante do GT Racionalidades Médicas e PICS (2019-2020). É Líder do Grupo de Pesquisa chamado Núcleo Ampliado de Pesquisas Interdisciplinares em Saúde (NAPIS/UFSC) e Vice-Líder do Grupo de Pesquisa denominado Laboratório de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Saúde Coletiva (LEPISC/UFAM). 

CV: 
http://lattes.cnpq.br/1960981943154275
Clique aqui para baixar o resumo do curriculo

     

Susana Pedras

É licenciada em Psicologia Clínica, tem o Mestrado em Psicologia da Saúde e o Doutoramento em Psicologia Aplicada, pela Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal. Participante em vários projetos de investigação na área da promoção da saúde (e da promoção da saúde na doença) e, enquanto psicoterapeuta, tem desenhado programas de intervenção para a promoção da saúde e do bem-estar (para indivíduos com doença crónica, idosos, cuidadores informais, crianças /adolescentes e pais). Tem vários capítulos de livros e artigos científicos publicados a nível nacional e internacional. Atualmente é Investigadora no Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular, no Centro Hospitalar Universitário do Porto, Porto, Portugal, onde está responsável pela implementação de um projeto de Mudança Comportamental para Promover o Exercício Físico em Doentes com Doença Arterial Periférica e Claudicação Intermitente.


CV:

https://orcid.org/0000 0001 5771 562X
Clique aqui para baixar o resumo do curriculo

         
     

Terezinha de Jesus Pinheiro Franco de Sena
Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Piauí (1993). Atualmente é nutricionista - Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição na Saúde Pública; Especialização, pós graduação Lato Sensu em Saúde Pública, com enfase em Saúde Coletiva e da Família (2008) pela Faculdade Albert Einstein.


CV:

https://attes.cnpq.br/879605347343252
Clique aqui para baixar o resumo do curriculo

         
     

Walkiria de Moraes Silva

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Pará (2002). Atualmente é nutricionista - Secretaria de Estado de Saúde Pública, nutricionista da Universidade do Estado do Pará e nutricionista clínica do Hospital Ofir Loyola. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição Oncológica, atuando principalmente nos seguintes temas: nutrição, terapia nutricional, nutrição enteral, idoso e saúde do idoso.

CV:
https://lattes.cnpq.br/7683100542278588
Clique aqui para baixar o resumo do curriculo

         
     

Rosimari de Souza Garcia

Possui graduação em NUTRIÇÃO pela Faculdade São Lucas (2005)., especialista em Saúde da Família (2007), pela Universidade Federal de Rondônia, e Especialista em Gestão da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (2014, pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ\MS). Atualmente está Gestora do Núcleo Saúde da Criança, Adolescente e Bolsa Família, bem como, aos programas de saúde pública direcionados à alimentação e nutrição - Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Educação, Saúde pública e gestão do SUS.

 

CV : http://lattes.cnpq.br/8080511836489072
Clique aqui para baixar o resumo do curriculo

         
     

Ariene Silva do Carmo

Doutora em Ciências da Saúde-Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Nutricionista e Mestre em Saúde e Enfermagem (UFMG). Possui experiência na área de Saúde Pública, atuando nos temas: saúde materno-infantil, promoção da saúde e de prevenção e controle de doenças e agravos não transmissíveis, epidemiologia nutricional e ambiente alimentar. Integrante dos seguintes grupos reconhecidos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): Grupo de Intervenções em Nutrição (GIN) de agosto de 2012 até a presente data; Grupo de Estudo, Pesquisas e Práticas em Educação, Alimentação e Nutrição (GEAN) de junho de 2016 até a presente data; e Núcleo de Estudos em Alimentação e Nutrição nos Ciclos da Vida (NEANC) de abril de 2019 até a presente data. Também é integrante do Grupo de Estudos em Epidemiologia Nutricional (GREEN) de outubro de 2010 até a presente data e do Grupo de Estudo, Pesquisa e Práticas em Ambiente Alimentar e Saúde (GEPPAAS) desde novembro de 2017 até a presente data.

CV: http://lattes.cnpq.br/8634950985711897
Clique aqui para baixar o resumo do curriculo

         
     

Alanderson Alves Ramalho

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Paulista (2009), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Acre (2012) e doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente pela Fundação Oswaldo Cruz (2018). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Acre, onde coordena o Laboratório de Avaliação Nutricional do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e é líder do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva na Amazônia. É membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de bacharelado em Nutrição e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Apresenta experiência na área de Nutrição e Saúde Coletiva, desenvolvendo atividades de pesquisa, ensino e extensão, principalmente nas áreas Segurança Alimentar e Nutricional, Análise nutricional de população, Saúde Materno-Infantil, Epidemiologia e Saúde Pública.

CV: http://lattes.cnpq.br/1173989709557324
Clique aqui para baixar o resumo do curriculo

         
         

Comissão Científica

Confira os membros do comitê científico do evento.

 

Celsa da Silva Moura Souza
Graduação em nutrição, especialista em Nutrição humana em saúde, especialista em nutrição clínica, mestra do em ensino em ciências da saúde (UNIFESP/ Doutorado em Saúde Baseada em Evidências (Medicina Interna e Terapêutica)Terapêutica)/UNIFESP/Escola de Medicina Professora Adjunto II, Dep Saúde Coletiva, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Amazonas(UFAM) Tutora da Residência Multiprofissional em Saúde/UFAM Atua na área de saúde coletiva e educação em saúde voltado para saúde da mulher e o Programa Saúde na Escola As ações docentes pedagógicas de ensino, pesquisa e extensão tecnológica prioriza o uso e analise da efetividade das metodologias ativas para realizar promoção e acompanhamento de doenças crônicas não transmissíveis no período gestacional dentro das propostas da Rede de Atenção à Saúde.

CV:

http://lattes.cnpq.br/6057816333800619
Clique aqui para baixar o resumo do curriculo

   
 

Bruno Mendes Tavares
Graduado e Mestre em Nutrição, e Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro ( Atualmente, é Professor Adjunto no Departamentode Ciências Fisiológicas do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas ( Também é professor colaborador/orientador do Programa de Pós Graduação em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia (PPGSSEA/ e do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar ( da UFAM, atuando principalmente nas áreas de Bioquímica, Epidemiologia, Saúde Coletiva eNutrição em Saúde Coletiva.

CV:
http://lattes.cnpq.br/2861973823910252

Clique aqui para baixar o resumo do curriculo

   
 

Regismeire Viana Lima
Nutricionista formada pela Universidade Estadual do  Ceará e moro no Amazonas desde 1991. Sou servidora pública  da Universidade Federal do Amazonas trabalhando como nutri-  cionista no Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de  Medicina. Durante 15 anos trabalhei acompanhando os alunos  de medicina do Módulo de Medicina Preventiva e Social/Interna-  to Rural nos municípios de Coari, Humaitá, Itacoatiara, Rio Preto  da Eva entre outros, onde pude conhecer e contribuir com a  Atenção Básica destas cidades. Sou mestre em Saúde Pública  pela Escola Nacional de Saúde Pública ENSP/FIOCRUZ e Doutora em Nutrição em Saúde Pública pela Universidade de São  Paulo. Atualmente. Atualmente desenvolvo atividades no Núcleo  de Atividades Integradas – NAI, uma parceria entre a Faculdade  de Medicina e o Instituto de Ciências Biológicas da UFAM, sendo  vice coordenadora do Centro Colaborador de Alimentação e  Nutrição do Escolar – CECANE/UFAM e participando de pesquisas na área de avaliação do estado nutricional e obesidade.

CV:
http://lattes.cnpq.br/5477201557306352
Clique aqui para baixar o resumo do curriculo

   
 

Rosana Pimentel Correia Moysés
Possui graduação em Odontologia pela Universidade  Federal Fluminense e Mestrado em Saúde, Sociedade e  Endemias da Amazônia, pela UFAM/FIOCRUZ/UFPA na área  de Avaliação de Programas e Serviços de Saúde. Participou  do planejamento, implantação e coordenação do Centro de  Especialidades Odontológicas do município de Maués-AM.  Trabalhou na área de gestão pública como Assessora  Técnica da Superintendência de Atenção Primária do  Município do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora de  Saúde Coletiva do Departamento de Saúde Coletiva da  Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazo-  nas e Doutora em Psicologia Aplicada, pelo Grupo de Pesquisa em Saúde  Familiar e Doença, na Escola de Psicologia da Universidade  do Minho, Braga, Portugal.

CV:
http://lattes.cnpq.br/9396938
Clique aqui para baixar o resumo do curriculo

   
 

Thaís Tibery Espir
Biomédica, Mestre em Ciências (Saúde Pública/VigilânciaSanitária) pela Fundação Oswaldo Cruz (INCQS RJ), Doutora em Biotecnologia na área da saúde pela Universidade Federal do Amazonas ( Possui experiência na área de Saúde Pública, Epidemiologia, Imunologia, Parasitologia, É professora do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas e colaboradora do curso de Pós Graduação em Imunologia ( e do Programa de Pós Graduação em Cirurgia( da UFAM Desenvolve projetos de pesquisa e extensão em Saúde Coletiva com populações vulneráveis, tendo como foco as condições de vida e saúde, a promoção da saúde e o acesso aos serviços públicos de saúde Atua como chefe do Departamento de Saude Coletiva da Faculdade de Medicina da UFAM desde Outubro de 2020 ..(Texto informado pelo autor).

CV:

http :://lattes cnpq br/ 9164368096647029
Clique aqui para baixar o resumo do curriculo

   
 

Bahiyyeh Ahmadpour
Doutoranda em Ciências pelo Programa de Pós graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto ( Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Manaus da Universidade Federal do Amazonas (EEM/ na linha de pesquisa Saúde Pública e Epidemiologia de Doenças na Amazônia Especialista em Enfermagem em Urgência e Emergência 2013 Possui graduação em Enfermagem 2012 Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase na saúde indígena pelo Instituto Leônidas e Maria Deane ILMD/FIOCRUZ e pela Universidade Federal do Amazonas ( Docente na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (FM/ no departamento de Saúde Coletiva Coordenadora de grupo do PET Saúde/ Interprofissionalidade do Ministério da Saúde Apoiadora Institucional do Ministério da Educação no Projeto Mais Médicos para o Brasil.

CV
http://lattes.cnpq.br/179272400966170
3
Clique aqui para baixar o resumo do curriculo

   
 

Roseanne Gomes Autran
Professorada Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas 2007 Mestrado 2010 em Atividade Física, Saúde e Lazer pela Universidade do Porto (Revalidado pela Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós Graduação em Educação Física) e Doutorado 2016 em Atividade Física e Saúde pela Faculdade de Desporto Universidade do Porto Portugal Experiência em diversos projetos de investigação científica pelo Centro de Investigaçãoem Atividade Física, Saúde e Lazer ( da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto Tenho interesse em desenvolver trabalhos epidemiológicos direcionados para a área da promoção da saúde e saúde pública em todos os tipos de populações.

CV:

http://lattes.cnpq.br/0084631052785496
Clique aqui para baixar o resumo do curriculo

   
 

Tiotrefis Gomes Fernandes
Graduadoem Fisioterapia pela UFRN e Doutor em Ciências pelo programa de Ciências Médicas da USP, Docente da Universidade Federal do Amazonas ( atual coordenador acadêmico da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia ( e atuante como professor e orientador nos cursos de Graduação em Fisioterapia (FEFF UFAM) Mestrado em Ciências do Movimento Humano ( PPGCiMH)(FEFF UFAM), e Doutorado em saúde pública na Amazônia (parceira Fiocruz, UFAM e UEA) Principais áreas de estudo e atuação epidemiologia em saúde de populações amazônicas, epidemiologia de doenças crônicas e fisioterapia na saúde coletiva.

CV:

htt:p://lattes.cnpq.br/7102266503243399
Clique aqui para baixar o resumo do curriculo

   
 

Susana Pedras
É licenciada em Psicologia Clínica, tem o Mestrado em Psicologia da Saúde e o Doutoramento em Psicologia Aplicada, pela Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal. Participante em vários projetos de investigação na área da promoção da saúde (e da promoção da saúde na doença) e, enquanto psicoterapeuta, tem desenhado programas de intervenção para a promoção da saúde e do bem-estar (para indivíduos com doença crónica, idosos, cuidadores informais, crianças /adolescentes e pais). Tem vários capítulos de livros e artigos científicos publicados a nível nacional e internacional. Atualmente é Investigadora Pós Doc no Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento Positivo (CIPD), da Universidade Lusíada-Norte, Porto, Portugal e colabora com várias equipes de investigação internacionais.

CV:

https://orcid.org/0000 0001 5771 562X
Clique aqui para baixar o resumo do curriculo

   
 

Neuza Maria Nogueira Moysés
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense 1974 Especialização em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca ENSP/FIOCRUZ 1983 Especialização em Desenvolvimento de Recursos Humanos pela ENSP/FIOCRUZ 1985 Especialização em Desenvolvimento Gerencial de Unidades Básicas de Saúde pela ENSP/FIOCRUZ 1999 Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense UFF 1986 Doutorado em Ciências na área de Saúde Pública 2015 Atua nas áreas Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Formação de Recursos Humanos em Saúde e Regiões de Fronteira É Pesquisadora em Saúde Pública da ENSP/FIOCRUZ desde 1987 É Coordenadora Geral dos Cursos de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde ProgeSUS da SGTES/MS.

CV:
http :://lattes cnpq br/ 1773722857493922
Clique aqui para baixar o resumo do curriculo

   
 

Márcia Teixeira
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1990) Mestrado em Ciências da Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (1999) e Doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). É analista de Gestão em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente atua como professora e pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz) desde 2004.Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Gestão do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas e trabalho, recursos humanos em saúde e gestão do trabalho em saúde.

CV:
http://lattes.cnpq.br/533720428926
Clique aqui para baixar o resumo do curriculo

   
 
Elisabete Martins de Franca
Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Amazonas (2020), especialista em Saúde Pública com ênfase em Nutrição pelo Centro Universitário do Norte (2016) e graduação em Nutrição pelo Centro Universitário do Norte (2014). Atualmente  Agente PNAE responsável técnico do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar- UFAM. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Saúde pública e Alimentação escolar.

CV:
http://lattes.cnpq.br/4128271200937639
Clique aqui para baixar o resumo do curriculo

   
 
Lorena do Nascimento Costa
Mestranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Amazonas, especialista em Saúde Pública com ênfase em Nutrição pelo Centro Universitário do Norte (2016), Graduação em Nutrição pelo Centro Universitário do Norte (2014). Tem experiência na área de Saúde Pública, Atenção Básica e Alimentação Escolar. Atualmente Assessora Técnica do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar- UFAM.

CV:
http://lattes.cnpq.br/0291226741415822
Clique aqui para baixar o resumo do curriculo

   
 

Paloma Sodre Cardoso
Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2005) e com especialização modalidade residência multiprofissional em saúde da família pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2007). Em 2008 atuou no Projeto de Educação Alimentar e Nutricional nas Comunidades Quilombolas do Estado do Tocantins do Ministério do Desenvolvimento Social - MDS junto a comunidades Quilombolas no Tocantins. Foi professora na Faculdade de Nutrição da SCELI Sul e na Universidade Nilton Lins. Atuou por 10 anos como nutricionista na Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba onde atuou na Vigilância Sanitária e no Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica – NASF-AB desenvolvendo atividades relacionadas a alimentação e nutrição, atenção primária à saúde, promoção e cuidado em saúde como o Programa Saúde na Escola, Programa de Atenção Nutricional a pessoas com necessidades especiais de alimentação e linha de cuidado à obesidade, e como tutora da estratégia Amamenta e Alimenta Brasil. Atua como tutora no curso para enfrentamento e controle da obesidade no âmbito do SUS no Amazonas -OBESUS. Tem experiência nas áreas de nutrição e saúde coletiva.

CV:
http://lattes.cnpq.br/3184708398371079
Clique aqui para baixar o resumo do curriculo

   
 

Igor Sena Alves
Graduação em Nutrição pela Universidade Paulista (2020). Participou de projetos de extensão e pesquisa na área de alimentação e nutrição. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Saúde pública e Obesidade. Atualmente é pesquisador no Projeto OBESUS-Enfrentamento e controle da obesidade no âmbito do SUS no Amazonas do Núcleo de Atividades Integradas da UFAM.
CV:
http://lattes.cnpq.br/5617594820000481
Clique aqui para baixar o resumo do curriculo

   
 
Pâmela Vieira do Nascimento
Licenciada em Ciências Naturais, formada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atuou como bolsista no Programa Residência Pedagógica pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), realizou estágio na Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP/AM) dentro do Laboratório de Genética Forense. Atualmente participa como bolsista no Projeto de Enfrentamento e Controle da Obesidade no âmbito do SUS no Amazonas, pelo Núcleo de Atividades Integradas (NAI-UFAM).

CV:
http://lattes.cnpq.br/7098158429270215
Clique aqui para baixar o resumo do curriculo

     
  Raylson Nóbrega

Graduação em Odontologia pelo Centro Universitário do Norte (2012), atualização em Gerência de Unidades Básicas de Saúde, Gestão da Clínica de do Cuidado pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2018) e especialização em Docência do Ensino Superior pela FAEME (2019), atualmente cursando Mestrado Profissional em Saúde Pública - Fiocruz IAM/ Fiocruz ILMD e Pesquisador do NAI/Ufam. No âmbito profissional, tenho experiência como coordenador do Programa de Saúde Bucal e atualmente atuando como dentista em uma Estratégia de Saúde da Família Ribeirinha no município de Iranduba-AM.

CV:
http://lattes.cnpq.br/1299968236744176

   
 

Clara Guimarães Mota
Acadêmicade Medicina da Universidade Federal do Amazonas, com experiência nas áreas de Saúde Coletiva,Atenção Primária à Saúde e Medicina de Família e Comunidade Atuou por um ano como monitora de Anatomia Humana I e um ano como monitora de Saúde Coletiva Participou ativamente da Liga Acadêmica de Psiquiatria do Amazonas, da Liga Amazonense de Medicina de Família e Comunidade e da Liga Acadêmicade Atenção Integral a Saúde Atualmente Pesquisadora de Iniciação Científica no Projeto OBESUS Enfrentamento e controle da obesidade no âmbito do SUS no Amazonas do Núcleo de Atividades Integradas da UFAM.

CV:
http://lattes.cnpq.br/1314224231609192
Clique aqui para baixar o resumo do curriculo

   
 

Gerfeson Furtado Franca
Acadêmico de Design pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Tem experiência com projetos de saúde pública, alimentação e nutrição e na construção de eventos tecno científicos e de promoção da saúde através da arte.Atualmente é monitor bolsista pelo Projeto SUPER, uma parceria entre Samsung e UFAM, que visa estimular e capacitar os alunos através de treinamento tecnológico, desenvolvimento de soluções e empreendedorismo.

CV:
http://lattes.cnpq.br/5615992453504420
Clique aqui para baixar o resumo do curriculo

   

 

   

Fale Conosco

Para dúvidas gerais ou se você gostaria de falar com a secretaria do evento basta utilizar o formulário de contato logo abaixo. Se você tem alguma dúvida técnica sobre a utilização do SISGEENCO acesse a plataforma e abra um chamado para a equipe de suporte técnico.

Informações de Contato

OBESUS 2021
Fale com a secretaria do evento
Dúvidas gerais